Em Breve Com Novidades.

Pessoal, Deem uma olhada ai no meu canal no Youtube, ele é sobre Games, um gameplay Hilarios para vocês.

Juntando games e Humor num só.

Se gostou se inscreva no canal e divulgue para seus amigos.

http://www.youtube.com/channel/UCdFYkuKYhpI36gdzty2yANA

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

detonado de Final fantasy X-2

Capítulo 1

Introdução do guia:

Para avançar na história do jogo apenas é preciso ir nas missões “Hotspots”, as outras missões (side missions) são opcionais, mas contribuem para a porcentagem, entendimento da história e ganho de itens e outras coisas. Você terá um contador de porcentagem (%) que mostrará o quanto do jogo foi concluído o que tem grande influência no final, dependendo da porcentagem conseguida o final muda. Seguindo este guia é possível obter 100%, conquistando o final perfeito. Se apenas um único evento não for feito não é possível alcançar os 100%. Somente jogando mais de uma vez é possível conseguir mais de 100% (até 110%), fazendo os eventos que não puderam ser realizados na primeira vez. Lembre-se de não cortar nenhuma cena de ação ou conversa do jogo, pois elas contribuem na porcentagem, então não pule cenas. Seguindo este guia todos as partes do dicionário Al Bhed serão conseguidos. Todas as Blue Bullets serão aprendidas pela Dressphere Gun Mage, apenas um inimigo será citado para cada Blue Bullet, no caso o inimigo que a técnica pode ser aprendida mais facilmente, não significando que aquela Blue Bullet só pode ser aprendida com aquele determinado inimigo. Para saber todos os inimigos que se pode aprender tais técnicas e outras informações vá até a página de Blue Bullet. Inimigos Oversoul tem maior HP e são mais difíceis de serem derrotados eles aparecem quando muitos inimigos da mesma espécie são derrotados. Nos Save Points, além de salvarem o seu progresso no jogo, também recarregam HP e MP das personagens e teletransportam direto para dentro da Celsius - essa opção não ficará acessível durante missões e eventos importantes. Salve seu jogo sempre que achar necessário. Sempre que pegar uma Garmet Grid, confira seus atributos e se oferecer melhor desempenho que a Garmet Grid equipada, então equipe-a. A Dressphere usada fica a critério de cada jogador, e o level de suas personagens também então lute o suficiente para fazer com que prossiga no jogo sem dificuldades já que o jogo é relativamente fácil, mas trabalhoso. Ataques feitos na mesmo hora criam Chains que fazem com que o poder deles aumente e continue aumentando o quanto mais durar a combinação deles. O guia é feito para a versão americana do jogo, caso esteja jogando a versão Final Fantasy X-2 International + Last Missions, olhe a página específica para ver quais as mudanças.



Missão

Depois da fantástica abertura, Paine e Rikku atacarão Yuna, roube os inimigos com as habilidades de Rikku e destrua-os sem dificuldade. Vencendo a batalha, Yuna fugirá, dando início a uma perseguição, algumas batalhas acontecerão, elas podem ser evitadas, mas é recomendável escolher enfrentar, nada difícil. Aproveite e roube itens dos inimigos. No segundo porto siga para o lado esquerdo rumo ao porto. Ache um Moogle gigante, fale com ele para recarregar seu HP e MP, depois continue a perseguição.
Depois de algumas batalhas você encontrará Logos e Ormi e então a verdadeira Yuna aparecerá. Na batalha contra Logos e Ormi, deixe seu HP alto e ataques concentrados sobre os inimigos. Vencendo-os, outra batalha acontecerá contra Leblanc. Com Yuna, será obrigado a usar a Dressphere Songstress durante a luta. Fique de olho ao seu HP e use itens se precisar, roube Leblanc e mantenha o ritmo de ataques. Após vencer a batalha a primeira missão será concluída.
Celsius
Dentro da nave Celsius, Yuna terá algumas explicações sobre Garmet Grid. Após a conversa, fale com todos na nave Yuna ganhará algumas partes do dicionário Al Bhed.
Após falar com todos, fale novamente com Shinra e escolha a opção Treasure Sphere e assista a Journey´s Start para ver o motivo que fez Yuna se juntar aos Gullwings (o nome oficial do grupo). Atualize o equipamento. Siga para o elevador e vá para a Cabin, fale com o barkeep e depois escolha a segunda opção - Rest. Volte para a Bridge da nave para uma nova missão.
Missão
Yuna estará no topo de Mt. Gagazet, siga o caminho e desça, vá até o elevador e aperte o botão na parede explore bem o lugar encontrar baús contendo itens e acessórios. Procure evoluir um pouco seus personagens um pouco antes de avançar. Dica: Usar Haste em uma personagem com a Dressphere Gunner, faz com que a habilidade Trigger Happy dure mais tempo.
Siga para a grande área aberta pelo canto direito da tela, chegando lá, lute com o grupo e Leblanc.



Chefe: Le Blanc, Logos & Ormi - Level 3
Le Blanc HP: 120 / MP: 320
Ormi HP: 130 / MP: 10
Logos HP: 100 / MP: 25

Usando a Dressphere Songstress use Blind neles para evitar os ataques físicos. Mantenha o HP elevado, concentre seus ataques em Leblanc, vencendo-a, Ormi e Logos não ofereceram mais perigo.
Após a batalha, você tem seis minutos para chegar ao alto da montanha, o que dá tempo para explorar o caminho. Vença a batalha contra Logos e os soldados e siga sempre em frente. Numa junção, ative os dois lados para abaixar a plataforma. No outro lado, capangas te esperam para atrasá-lo. Depois de vencer, continue subindo, pulando de bloco em bloco. Chegue ao topo antes do tempo se esgotar, você verá Leblanc e seu grupo numa situação difícil, abra o baú. Suba o resto. Depois da cena uma criatura atacará:



Chefe: Boris - Level 4
HP: 804 / MP: 0 (Oversoul) HP 480 (normal)

Se o monstro não estiver em Oversoul é bastante simples, altere em recarregar HP e atacá-lo. Se estiver em Oversoul ele pode usar um atque que causa Stop no grupo, depois de um tempo o efeito passará. Use as habildades de Paine para baixar a defesa dele.

Vencendo, Yuna encontrará mais uma Sphere. Após a cena, saia e você será recolhido pela Celsius.



Celsius

Fale com Brother e escolha a segunda opçãp para confortá-lo, depois da cena fale com Shinra para assistir à Sphere e ganhar a Dressphere Black Mage. O alarme tocará indicando a presença de novas Spheres. Fale com Boddy e logo depois terá uma breve explicação dos Hotspots (as missões principais).
Você está livre para explorar, então vamos aos Side Missions (missões opcionais). Algumas delas servem para chegar em localidades do mundo de Spira, então você pode cruzar as regiões a pé, o que é bom para ganhar level e dinheiro (use a habilidade Pilfer Gil de Rikku para ganhar mais dinheiro), ou ir através da Celsius. Veja o tutorial sobre Garment Grids com Shinra para ganhar um Garment Grid.

Side Missions



Esta missão faz você entender o que aconteceu na primeira missão. Depois na cena já vestida de moogle, desça a escada e um homem falará com Yuna, procure por ele de novo, ele está perto de uma banca onde uma mulher está de pé, está agachado, fale com ele. Balões devem ser distribuídos para dez pessoas, aproxime-se da pessoa e aperte o botão de ação para entregar o balão.
Entregue para a mulher perto da barraca à direita, para a criança em frente ao monumento, para a mulher e o homem sentados no banco da direita, para a senhora no banco da esquerda, para os dois homens do lado esquerdo do telão. Embaixo do telão azul, verifique a tela na parede para abrir um compartimento onde se encontraram duas pessoas, entregue o último balão para a pessoa no final do corredor à direita. Você ganhará um Garmet Grid. Depois de concluir esta missão, vá a novamente no Stadium, entre nos vestiários (os corredores de ambos os lados da escada principal) e fale com Rin, o criador do jogo Sphere Break. Um dos portos esconde uma Garmet Grid em um baú atrás das caixas.

Mi’ihen Highroad

Use a Celsius para chegar ao próximo lugar ou então cruze Mi’ihen Highroad a pé (melhor opção pois ganha-se porcentagem, level, itens e acessórios) ou alugue um Hover e chegue rapidamente do outro lado da região.

Mushroom Rock Road

Chegando aqui, verá Ormi e Logos. Depois Yuna será abordada por um soldado da Youth League, escolha a segunda opção e Yuna se lembrará de Yaibal. Após a conversa, escolha a primeira opção para ter acesso ao território começando a missão. Fale também com Clasko que está atrás do grupo de soldados. Quando você ver Logos e Ormi, siga-os. O caminho é único, e no final depois de tudo ganha-se a Crimsom Sphere 9. Volte ao caminho normal (antes de descer para seguir Ormi e Logos) e quando solicitado escolha a segunda opção para se lembrar de Maroda. Continue até o elevador e suba para chegar ao QG da Youth League.
Após subir o elevador você encontre Elma, outro rosto de Final Fantasy X. Após a conversa, missão concluída. Explore a área do QG, vá para a porta de entrada e fale duas vezes com Lucil e logo depois Maechen se aproximará - o homem sentado à sua direita. Escolha a primeira opção para ele começar a contar uma história, não interrompa a conversa apertando nenhum botão e no final ele pedirá para tocar nas mãos de Yuna, então escolha a segunda opção.
Procure por um baú perto de onde Maechen estava para pegar uma Garmet Grid.
Volte a entrada de Mushroom Rock Road e fale com Clasko. Escolha a primeira opção para levá-lo para Celsius. Volte para a sua nave e fale com Shinra para assistir a Crimsom Report 1. Logo depois, vá para a Cabin e fale com Clasko - ele está no segundo andar.

Djose Temple

Gippal aparecerá, o líder da facção Machina. Deve-se falar com ele, mas para isso deve-se entrar na fila para pegar um cartão de acesso ao Djose Temple. Espere um pouco e ao entrar, fale com o balconista. Dentro do templo fale com Gippal para fazer uma entrevista de negócios.
Após falar com ele, saia do Djose Temple e siga para o sul, ele estará na ponte, após a conversa, escolha a primeira opção e ganhe uma carta de acesso para trabalhar no Bikanel Desert, caçando peças na areia, abrindo outra missão em Bikanel Desert.
Continue para o sul e você encontrará um homem com duas máquinas. Ignore-o e siga para a passagem à esquerda, rumo a Moonflow.

Moonflow

Chegando em Moonflow vá para a direita do Save Point e você verá um sujeito baixinho vestido de vermelho, Tobli, andando por lá. Fale com ele e ele pedirá ajuda para Yuna escoltar um carregamento que está chegando. Volte para o sul de Moonflow, no caminho encontrará o viajante na carroça, fale com ele e escolha a primeira opção. A missão começa, a carroça será atacada por ladrões ao longo da estrada, sua tarefa é deter os bandidos antes que eles peguem a carga e fujam. Não deixe eles pegarem nenhuma mala, para futuramente conseguir um Episódio Completo. Assim que os bandidos aparecerem, vá de encontro a eles e entre em uma batalha.
Chegando ao final da estrada, você encontrará Tobli que lhe dará a Dressphere Gun Mage, um acessório e uma Garmet Grid.
Obs.: Faça este evento no Capítulo 1, e você não pegará um acessório no Capítulo 2. Pode-se pegar essa Dressphere depois, mas não conseguirá um Episódio Completo e conseqüentemente não conseguirá o job Mascot, por isso é recomendado que faça esta missão agora.

Agora que a Dressphere Gun Mage foi obtida é possível aprender novas técnicas lutando contra inimigos específicos. Estas técnicas são chamadas Blue Bullets e sempre que lutar com um determinado inimigo e este usar a magia na personagem que está com a Dressphere Gun Mage, ela aprenderá a magia e poderá usar sempre que quiser caso sobreviva o ataque.

Guadosalam

Chegando nesta região, vá para a passagem mais alta onde um guarda impedirá sua entrada em Farplane. Em seguida, vá até o Save Point e siga o caminho ao lado para chegar em Thunder Plains.

Thunder Plains

Nesta região os raios estão caindo sobre as torres e não é preciso mais se esquivar. Atravesse a região e chegue até Macalania Woods.

Macalania Woods

Mais adiante você avistará Bayra. Depois que ele for embora, vá pela da estrada de luz e chegando na outra extremidade, entre na trilha à direita para encontrar Tromell, no mesmo lugar que estava a primeira Jecht Sphere no FF X. Fale com ele até ele lhe dar a primeira das três Special Dresspheres, a Full Throttle de Paine.
Junto ganha-se uma Garmet Grid especial para ajudá-lo a usar essa Dressphere. Para usar as Special Dresspheres é preciso passar por todo “caminho” do Garment Grid durante a luta, ou seja, usar todos as Dresspheres colocadas na Garment Grid usada, por isso essa Garment Grid é a melhor para acessar as Special Dresspheres pois só tem um caminho com espaço para duas Dresspheres. Aperte o L1 e abra a janela do Garment Grid, e então aperte R1 para acessar as Special Dresspheres depois de já ter percorrido todo o caminho no Garment Grid. As Special Dresspheres equivalem as três personagens na batalha já que são três partes com habilidades e atributos diferentes assim quando ativar uma Special Dressphere as demais personagens sairão de cena até que a personagem usando a Special Dressphere seja derrotada.
Depois, volte até a estrada de luz e siga para a saída, na parte de neve. Você verá um grupo de Al Bhed procurando O’aka, que aparecerá e fugirá, iniciando uma missão. Você deve encontrá-lo e para isso siga a estrada por onde ele correu (embaixo do caminho de luz). Pelo caminho você encontrará Pokutak, uma criatura mística e músical, fale com ele. Continue seguindo O’aka até chegar no começo da estrada de luz, então siga para a direita e ignore os guardas no caminho. Na área seguinte, siga o caminho à sua direita para encontrar Donga, onde aconteceu a cena romântica entre Tidus e Yuna no FFX, fale com ele. Depois saia e vá pelo norte, o oposto de onde você entrou, ele estará escondido em cima de um árvore no canto esquerdo da tela, mova Yuna para lá. Escolha a primeira opção e ele estará abordo da Celsius.

Volte para a Celsius e fale com O’aka na Cabin.
Ele vende itens e observe um valor de 100.000 Gil referente à dívida dele. Todo dinheiro que você conseguir compre com O’aka para que ele consiga pagar sua dívida. Zere este valor antes do Capítulo 3. Caso consiga zerar a dívida ainda no Capítulo 2, pode-se comprar ótimos itens com O’aka, como Hi-Potions a 50 Gil. Sendo assim é possível comprar 99 Hi-Potions, e vendê-los com preços normais, ganhando até três vezes o dinheiro de volta, quantas vezes quiser.

Bikanel Desert

Depois de concluir o evento em Djose Temple, uma missão será aberta em Bikanel Desert.
Siga Rikku até o acampamento Al Bhed. Depois de um tempo, Yuna e suas amigas serão encontradas e levadas para o acampamento. Se aproxime de onde Paine e Rikku estão. Em seguida, fale com o piloto em frente ao Hover, depois fale com os outros dois que estão conversando. Nhadala chegará, escolha a primeira opção para mostrar a carta de recomendações de Gippal.
Fale com o piloto novamente e escolha a primeira opção, você será levado para um ponto do deserto. Olhe no mapa para saber onde cavar. O X de cor branca indica itens comuns ou moedas que serão usadas mais tarde, o X em amarelo indica a peça que você precisa para encerrar a missão, enquanto o quadrado indica a posição do Hover. Batalhas aleatórias acontecem aqui, ache o item amarelo e se ainda tiver tempo pegue mais outros itens, o importante é voltar ao Hover dentro do tempo ou não cumprirá a missão. Caso isso aconteça, tente novamente. Volte e você ganhará um Garment Grid, missão concluída.
Obs.: O baú trancado no meio da tela só poderá ser aberto no Capítulo 5 e durante as escavações pode-se entrar numa luta contra um monstro muito poderoso, evite esta luta pois ele só será derrotado no quinto capítulo.

Bevelle

Chegando na cidade natal de Yuna, siga até a entrada do templo adiante a pé ou pague por uma viagem rápida na plataforma sobre a água. Chegando na entrada, Yuna encontrará Baralai, o líder da facção New Yevon. Após a conversa, entre no templo e use a plataforma para chegar ao segundo andar e encontrar Baralai, fale com ele para ganhar um acessório. Volte para a Celsius.
Obs.: Você poderá se aliar ao New Yevon, visitando Bevelle antes dos eventos de Mushroom Rock Road. Ao jogar uma segunda vez, faça isso para obter mais informações a respeito do enredo, agora não ou não será possível conseguir 100%.

Calm Lands

Chegando aqui, pode-se participar de um minigame e concorrer a prêmios, lembrando que contribue para a porcentagem.
Participando dos minigames em Calm Lands, junte pontos que poderão ser trocados por itens. Junte um total de 200.000 créditos durante o jogo e troque pelo item identificado como "?????" no Capítulo 5, para ganhar uma Garmet Grid, ou junte 2.000.000 e troque por créditos caso não queira jogar.
Tem dois grupos rivais brigando nos negócios e na publicidade das atrações. Escolha uma das duas pessoas juntos aos Hovers espalhados por Calm Lands. Fale com ele (a) você terá sete opções. Escolha a sexta opção, Publicity Menu, para ter acesso a mais três opções. Escolha a primeira “Sign me up!” para iniciar um evento que deverá ser concluído antes do Capítulo 5 e para isso você terá que conseguir 400 pontos de propaganda, este evento é muito demorado.
O objetivo desta missão é andar por Spira e perguntar a opinião das pessoas, aperte o botão quadrado quando conversar com alguém, uma janela será aberta, escolha a primeira opção, abrirá então outra janela com cinco opções, você deve adivinhar qual delas é mais adequada para persuadir aquela pessoa, a resposta correta lhe dará PR points. Nem com todas as pessoas será possível fazer a propaganda.
Depois de iniciar a missão PR, vá ao centro de Calm Lands na Travel Agency. Fale com o homem perto do Save Point, no balcão a direita, escolha a primeira opção para ajudar o tímido rapaz atrás dele a arrumar uma noiva, fazendo a “propaganda” dele. Esta missão é quase igual a outra, você deve andar por Spira e perguntar as mulheres já que para os homens esta opção não funciona, se estão interessadas no rapaz. Use o botão quadrado, a primeira opção, Publicity, é para conseguir os PR points, a segunda, Matchmaking, é para arranjar a noiva para o rapaz. Para concluir esta missão deve-se conseguir pelo menos 80 pontos. Use as frases certas com cada pessoa no mundo de Spira que conseguirá a pontuação para cumprir estes dois eventos.
Aqui está a listagem com a relação de pessoas com quem deve-se falar. As frases a serem usadas estão identificadas para você obter a maior pontuação por pessoa. Pode-se falar com a pessoa mais de uma vez e conseguir pontos sempre, mas depois só fale com a pessoa depois de um tempo, faça neste capítulo e nos próximos quando estiver realizando missões vá nas mesma pessoa de novo e escolha as mesmas opções. A missão de fazer a propaganda da empresa de Calm Lands está especificada como PR quando você falar com as pessoas. O número é a opção que deve-se escolher.

Besaid Island:
1) Homem dentro da primeira casa do lado direito ao entrar no vilarejo (PR #1).
2) Mulher em frente a casa citada acima (PR #2) (Matchmaking #3).
3) Mulher que vende itens na loja do vilarejo (PR #5) (Matchmaking #3).
4) Mulher que é seguida por um cachorro (PR #4) (Matchmaking #4).
5) Keepa, o homem dentro da última casa do lado esquerdo do vilarejo (PR #1).
6) Criança dentro do Temple (PR #3).

Kilika Island (parte sul):
1) Homem parado do lado da escada (PR #5).
2) Homem próximo ao baú (PR #4).

Kilika Island (parte norte):
1) Homem andando no canto esquerdo no alto da tela (quando você chega) (PR #5).
2) Homem parado do lado esquerdo no alto da tela (PR #4).
3) Homem em frente a uma casa próxima da casa de Dona (PR #5).
4) Mulher do lado esquerdo, próxima ao navio (PR #2) (Matchmaking #3).

(na área próxima ao Save Point, na entrada para Mi’ihen Highroad):
1) Mulher sentada no banco à esquerda (PR #3) (Matchmaking #2).
2) Mulher sentada no banco à direita (PR #5) (Matchmaking #3).

(Central Square):
1) O velho sentado no banco à esquerda (PR #5).
2) Criança parada próxima a barraca de balões (PR #4).

(Stadium):
1) Mulher sentada sozinha no banco entre as escadas (PR #2) (Matchmaking #2).
2) Homem andando nessa área (PR #3).

(no terceiro porto):
1) Mulher andando nessa área (PR #4) (Matchmaking #2).
2) Homem andando nessa área (PR #1).

Mi’ihen Highroad (próxima a escadaria ):
1) As duas mulheres do lado esquerdo da estrada: mulher da esquerda (PR #1) (Matchmaking #1), mulher da direita (PR #2) (Matchmaking #5).
2) Homem do lado direito da estrada (PR #3).

Mi’ihen Highroad (área antes da Travel Agency):
1) Mulher Al Bhed do lado esquerdo da estrada com algumas máquinas (PR #4) (Matchmaking #2).
2) Homem do lado direito, próximo a Hover (PR #2).

Mi’ihen Highroad (Travel Agency):
1) Homem sentado na colina, em frente a Travel Agency (PR #1).
2) Homem sentado à mesa, dentro da Travel Agency (PR #3).
3) Mulher sentada à mesa, dentro da Travel Agency (PR #2) (Matchmaking #4).

Mi’ihen Highroad (depois da Travel Agency):
1) Mulher parada na segunda ponte (PR #4) (Matchmaking #1).

Mi’ihen Highroad (The Old Road):
1) Homem parado na trilha (PR #2).
2) Mulher próximo ao Save Point (PR #4) (Matchmaking #1).
3) Dois homens sentados no final da estrada: homem sentado mais acima (PR #1), homem sentado mais abaixo (PR #3).

Djose Temple (do lado de fora do templo):
1) Mulher próxima ao Save Point (PR #3) (Matchmaking #4).
2) Mulher Al Bhed próxima da casa (PR #1) (Matchmaking #5).
3) O homem do lado esquerdo (PR #2).

Djose Temple (nas duas pontes de pedra):
1) Mulher Al Bhed andando (PR #3) (Matchmaking #5).
2) Homem do lado esquerdo da ponte (PR #5).
3) Os dois homens do lado direito da ponte seguinte: o que está mais acima (PR #1), o que está mais baixo (PR #4).
4) A mulher na parte baixa na ponte de pedra (lado esquerdo) (PR #3) (Matchmaking #5).

Moonflow
1) A mulher na estrada onde você escoltou a carroça (PR #3) (Matchmaking #1).
2) Criança parecida com Shinra, próximo ao Save Point (PR #5) (Matchmaking #2).
3) Criança ao lado da escada perto da travessia de Moonflow, parte sul (PR #5).
4) Mulher na parte alta da travessia de Moonflow , parte norte (PR #5) (Matchmaking #4).
5) Mulher na entrada para Guadosalam (PR #1) (Matchmaking #5).

Guadosalam
1) Homem em frente ao Inn (o homem do meio) (PR #1).
2) O atendente dentro do Inn (PR #2).
3) O vendedor de Item (PR #2).
4) Homem dentro da loja de Item (PR #4).
5) A criatura azul do lado de fora do escritório de Tobli (PR #3).

Macalania Woods
1) O Guado no começo da floresta, próximo ao Save Point (PR #1).

Estas pessoas são suficientes para você concluir as duas missões. Lembre-se que quando falar com mulheres, só poderá escolher Publicity ou Matchmaking para fazer a propaganda, ou seja, não pode fazer as duas propagandas de uma vez.
Para saber se já conseguiu o número necessário de pontos vá até seu empregador em Calm Lands, escolha a opção Publicity Menu e depois “How am I doing?”. O mesmo vale para o homem para quem você está fazendo propaganda. Nos outros capítulos algumas pessoas podem mudar a localização, mas as opções continuam as mesmas.

Mt. Gagazet

Aqui encontra-se Kimahri, fale com ele. O informarão que as crianças Lian e Ayde deixaram a montanha. Quando Garik for embora, escolha entre as três respostas livremente assim como quando Kimahri acabar de falar. Lembre-se de ir a Gagazet também no Capítulo 2 ou não ganhará um job futuramente.

Kilika Island

Vá até a segunda parte da nova Kilika e logo à esquerda da tela em uma casa com um pano vermelho na porta, essa é a casa de Dona, entre e fale com ela. Depois disso vá até o barco e fale com o homem com a câmera, fale com ele de novo nos Capítulos 2 e 3 para ganhar um acessório futuramente, ele está no barco no lado direito na segunda seção de Kilika.



Missão

Vá para Besaid Island. Chegando ao vilarejo, encontre Wakka. Entre na segunda cabana do lado direito para falar com Lulu. Após a conversa, entre na casa de Lulu, fale com ela e escolha a primeira opção. No dia seguinte saia e fale com Lulu mais uma vez, depois escolha a primeira opção e a missão começará.
Enquanto faz esta missão caso enfrente o inimigo Coeurl, tente aprender a Blue Bullet Blaster com a Dressphere Gun Mage agora ou em outros capítulos. Ou ainda com este mesmo inimigo use confusion nele para que ele usa a habilidade White Wind no grupo e assim aprender a Blue Bullet White Wind.
Ache Wakka, para isso terá que achar quatro números espalhados pela ilha para abrir a porta da caverna onde ele está. Estes números estão em vermelho no seu mapa. Os lugares são:

* Na figura de pedra na colina onde Yuna conversou com Lulu
* Suba a coluna no início da trilha no caminho ao lado da colina onde você conversou com Lulu
* Na entrada da praia, suba na colina à esquerda onde se encontram duas crianças e examine o topo da ruína.
* Suba na formação de pedras cercada de plantas no final da praia, perto do porto.

Agora, volte à área antes da entrada da praia e examine uma porta do lado esquerdo. Um código aparecerá no alto da tela, use-o para achar a caverna secreta. Fale com Wakka. Vá ao fundo da caverna e após o Save Point, você encontrará a Sphere mas antes terá que derrotar um Fiend.

Chefe: Flame Dragon - Level 12
HP: 980 / MP: 84

Ele é imune a ataques de fogo e obviamente fraco contra Ice. Use blind nele para desviar de seus ataques.
Volte até Wakka e fale com ele. Ao concluir a missão, obterá uma Garmet Grid, a Dressphere White Mage e a Besaid Sphere.
Obs.: dentro do Besaid Templo existem um homem que vende itens raros, não fale com ele e no Capítulo 3 tenha 900.000 Gil para comprar um item.



Missão

Siga para Zanarkand Ruins. Lá, vá para o alto da colina e fale com um homem e escolha a segunda opção para se lembrar de Isaaru. Siga para dentro do templo e encontre um grupo de crianças, siga-as. Quando encontrar as crianças no meio do caminho, escolha a primeira opção e você se lembrará de Pacce. Pelo caminho encontrará os capangas do grupo de Leblanc, ocasionando um confronto fácil. Vencendo-o, mais adiante haverá um novo confronto.
Na câmara do elevador, ocorrerá uma cena. Observe o macaco no canto superior, depois desça de elevador. Fale com Cid e escolha a segunda opção. Depois fale com o amigo de Cid e os macacos abrirão caminho. Vá até a área onde lutou com Yunalesca no FF X, após Rikku responder a password, outra pergunta será feita. Escolha a opção “Is that you, Isaaru?” e você ganhará uma Garmet Grid. Desça a escada adiante e no final do caminho encontre a Sphere, porém um Fiend também o encontrará.

Chefe: Sanctuary Keeper - Level 14
HP: 2886 / MP: 1000

Power Break e Armor Break são muito úteis, mantenha o HP de seu grupo elevado. Magias não funcionam nele, use blind nele.
Vencendo ganha-se metade de uma Sphere.



Missão

Após os eventos automáticos dentro da Celsius siga para Kilika Island. Fale com uma mulher que tem um macaco e feito isso siga para os portões na área com o caminho que dá acesso ao templo.
Ao entrar na floresta, encontre alguns macacos, preste atenção aos sons, pois eles indicarão onde se encontram os macacos em um dos pontos listados a seguir. Identificando o local, aperte o botão X para confirmar. Procure por treze macacos, confira a lista:

1º macaco: a sudeste do Save Point.
2º macaco: do lado norte no cruzamento, ao fundo do caminho.
3º macaco: volte ao início e procure na trilha à direita.
4º macaco: volte ao Save Point e vá para a esquerda, indo até o próximo cruzamento.
5º macaco: após encontrar o 4º macaco, siga para a esquerda antes do caminho virar para o norte.
6º macaco: vá para o norte e procure no ponto antes de virar para o leste.
7º e 8º macacos: siga para o norte no primeiro cruzamento (procure antes do cruzamento seguinte).
9º macaco: vá para o norte no primeiro cruzamento e siga para o leste.
10º macaco: a noroeste do próximo cruzamento.
11º macaco: após achar o 10º macaco, siga para o norte e após a cena você procure o macaco próximo de onde você está.
12º macaco: siga para o sul no cruzamento onde encontrou o 11º macaco e siga para o leste, procure do lado direito antes do próximo cruzamento.
13º macaco: siga para o sul de onde pegou o 12º macaco para encontrar o seguinte.

Depois disso, no outro capítulo quando for a Kilika Island, lembre-se de falar com a mulher dos macacos e então ganhe um Garment Grid. Por enquanto continue a missão.
Verifique os três caminhos e em um deles, o que está embaixo de uma ponte de tronco o levará até um ponto vigiado onde você poderá escutar uma conversa, para isso escolha a primeira opção. Agora siga pela direita, em um ponto pode-se subir na copa de uma árvore para pegar um item. Chegando no Save Point, suba as escadas, alguns guardas virão, se responder corretamente, você passará e ganhará um item e no final um Garment Grid, escolhendo errado entrará em uma batalha. As respostas são: 1º, 4º, 1º, 4º e 4º, se passar sem enfrentar nenhuma luta, ganha-se um Garment Grid no final. No final, lute contra o chefe:

Chefe: Zero Type Machina - Level 15
HP: 1935 / MP: 0

Se o level de seu grupo estiver baixo, ele pode matar uma de suas personagens de uma vez. Use blind nele e protect em seu grupo. As habilidades de warrior são úteis para baixar a resistência e força do inimigo. Mantenha o HP elevado e ataque com tudo.
Vencendo a batalha, você terminará o primeiro capítulo do jogo.



Capítulo 2


Celsius

Na Celsius, uma longa conversa ocorrerá, depois fale com Shinra e escolha a primeira opção para assistir à Sphere obtida. Depois do CG fale com Brother. Vá para a Cabin e durma, depois fale com o músico gordo no corredor e escolha a primeira opção. Depois que o Barkeep aparecer, empurre os três músicos para dentro do elevador em ordem de tamanho do menor para o maior e entre junto depois.
Se optou por não fazer a missão em Moonflow no Capítulo 1, fale com o músico gordo fora da Cabin e então escolha a primeira opção, empurre primeiro Tobli e depois os músicos, você então ganhará um acessório e não conseguirá um Episódio Completo depois.
Depois de toda cena, no dia seguinte, compre o máximo de itens com O’aka, lembre-se de zerar a dívida. Então vá para a Bridge da Celsius e fale com Brother e escolha a primeira opção, depois escolha a opção Youth League HQ.
Obs.: se escolher a opção New Yevon HQ, não conseguirá obter 100% jogando pela primeira vez. Entretanto, numa segunda vez, escolha essa opção para ver um outro ponto de vista em alguns lugares do jogo.
Após a conversa com Nooj, a nave Celsius foi atacada por Leblanc. Uma missão logo começará, esse evento será resolvido ao longo do tempo, durante as Side Missions. Vá para a Bridge da Celsius e fale com Buddy para escolher sua próxima parada.



Side Missions

Besaid Island

Se aproxime dos jogadores de Blitzball e logo depois Berclem aparecerá, forçando Yuna a entrar em um desafio. Escolha a primeira opção para iniciar a missão. Ao aceitar o desafio, você terá mais três opções, sendo a primeira para começar o evento e as outras duas para ter explicações e conceitos básicos. O objetivo é conseguir uma pontuação maior do que o proposto antes dos sete minutos mantendo logicamente o HP. E para ganhar mais pontos, tenha certeza de sempre manter a barra Chain que multiplica os pontos obtidos cheia, quanto mais inimigos mais ela aumentará, mas se for acertado voltará ao começo. Por isso faça bom uso dos seis tiros consecutivos que se pode dar, administre o tempo de intervalo para não ser atingido. Cada inimigo morto deixará um baú com munição. Supere pelo menos o recorde de 500 pontos de Beclem para, no mínimo, continuar os eventos do jogo. Conseguindo a pontuação, pode-se ganhar bons itens, acessórios e Garmet Grids.
Obs.: ao final da competição você terá uma amostra dos LV., de acordo com as pontuações obtidas. Se você conseguir um LV.5, ganhará uma Garmet Grid e se obter um LV.10, ou seja, conseguir 2800 pontos, ganhará o acessório Adamantite.
Para conseguir a pontuação facilmente existe um ponto cego no caminho, ficando lá pode-se matar os inimigos facilmente e estes reto caso não o verão e passarão não os acerte, saindo de lá apenas para coletar os baús. Abaixo está a imagem deste ponto cego que fica na última curva em “Besaid – waterfall way” e Yuna tem que ficar logo antes a última queda de água, o mais próximo da cerca possível. A área não é tão pequena podendo andar até uns cinco passos mais adiante.

Ponto Cego

Kilika Island

Vá até a casa de Dona e fale com ela, fale com os habitantes também, lembrando de falar com o cara com uma câmera no barco. Depois vá até e desça até a Central Square para falar com Shelinda. Quando Shelinda fizer uma pergunta, escolha a primeira opção. Você ganhará um Garment Grid.

Mi’ihen Highroad

Vá até a Travel Agency e perceberá uma jovem saindo. Do lado de fora, fale com a jovem e escolha a segunda opção para Yuna se lembrar de Calli. Durante a conversa elas avistam um chocobo, escolha a primeira opção para iniciar este evento.
O objetivo é capturar o chocobo, siga Rikku ao longo da estrada. Recolha a trilha de penas que a ave deixar, mas não se afaste de Rikku por muito tempo ou perderá a pista. Quando solicitado, escolha a segunda opção e continue a ir atrás dela. Chegando no ponto seguinte, aproxime-se da ave e ela estará encurralada. Você terá três opções para adivinhar por onde o chocobo tentará escapar: esquerda, centro ou direito da estrada. Adivinhe de três a quatro vezes para conseguir ir a próxima fase. Continue seguindo Rikku, depois siga os pontos indicados em seu mapa e quando o chocobo fugir, siga para a entrada de Mi’ihen próximo à escadaria que dá acesso a . Fale com a mulher do Hover e escolha a primeira opção.
Depois de tudo siga a marca no mapa em três minutos e enfrente o chefe:

Chefe: Chocobo Eater - Level 18
HP: 2350 / MP: 230

Não adianta usar blind, ele é imune a isto. Abuse fazendo combos seguidos com suas personagens. Use fire.

Ganhe um Garment Grid, missão concluída.
Obs.: Após concluir este evento, vá para o começo de Mi’ihen Highroad e fale com Clasko e Calli, então escolha a primeira opção para levar todos abordo da Celsius.

Mushroom Rock Road

Fale com Yaibal adiante e ele escoltará Yuna e suas amigas ao longo do caminho para o QG da Youth League. Por enquanto, não terá batalhas. Haverá dois Fiends no caminho, mas se quiser evitar o confronto, basta caminhar no lugar de correr quando passar por eles. Chegando no lugar onde enfrentou Ormi e Logos, desça e encontre Nooj e ganhe a Crimson Sphere 7. Siga para o QG da Youth League e fale com Elma e Lucil, logo depois volte para a Celsius e assista a Crimson Record 7.
Se escolheu se New Yevon HQ no começo do capítulo:
Se aproxime do grupo de soldados, fale com Clasko e siga para a próxima área. Derrote todos os soldados e siga para o final.

Chefe: Elma – Level 16
HP: 1640 / MP: 450



Ela usará Auto-haste nela mesma e Slow em suas personagens, use Dispel com um White Mage para tirar estes status. Mate primeiro os soldados e depois concentre-se nela, cure quando necessário.

Depois siga até o elevador e ganhará um Garment Grid.

Moonflow

Fale com Tobli, e escolha a primeira opção para ajudá-lo. A missão é vender 10 ingressos. O preço base para cada ingresso é de 1000 Gil, mas se conseguir vender por preços mais altos ganhará o dinheiro restante. Salve o jogo, aproxime-se das pessoas e as aborde com o botão quadrado, lembrando que para ganhar mais dinheiro vá as pessoas que comprem o ingresso com o valor mais alto, os valores recomendados são:

* Mihen Road, mulher na entrada de Moonflow onde o grupo estava protegendo a carroça - 1500 Gil
* Perto de Tobli: Mulher usando bandana – 1500 Gil
* Mulher com uma criança – 1000 Gil
* Na área do Save Point: Mulher de roupa laranja – 1500 Gil
* Homem sentado no banco – 1000 Gil
* Na área a esquerda do Save Point (Porto): Velho sentado nas escadas – 1500 Gil
* Rapaz de roupa verde – 2000 Gil

Vá para o outro lado de Moonflown através do shoopuf para vender a mais pessoas.

* Rapaz na área da estação – 2000 Gil
* Criança também na estação – 2000 Gil
* Garota perto dos músicos – 2000 Gil
* Mulher na área seguinte, perto do banco – 2000 Gil
* Homem sozinho na estrada – 1500 Gil
* Homem perto da entrada de Guadosalam – 2000 Gil

Retorne ao outro lado de Moonflown e procure Tobli. Ganhará como recompensa um Garment Grid e para aqueles que não pegaram no Capítulo 1, a Dressphere Gun Mage. Lembre-se de vender todos os 10 ingressos para conseguir um Episódio Completo em Moonflow mais tarde.

Guadosalam

Vá até o esconderijo de Leblanc para falar com os guardas na entrada. Para entrar na missão é preciso três uniformes que serão conseguidos ao longo das Side Missions.
Bem, os eventos obrigatórios para se obter os 100% necessários já foram feitos aqui em Guadosalam, esta parte é opcional e serve para ganhar dinheiro. Siga para a sala que fica no subsolo de Guadosalam logo na entrada da cidade perto do Save Point. Fale com o homem no balcão e escolha a segunda opção, seu objetivo é achar a pessoal descrita por ele. Mas para isso é necessário pagar à ele 10.000 Gil. Ele pagará um certo montante de dinheiro à Yuna se ela acertar a pessoa, ou seja muito dinheiro em pouco tempo. Tudo que se tem a fazer é se aproximar da pessoal na cidade que se pensa ser a descrita e apertar o botão quadrado. É dado três chances para que seja acertado a pessoa, mas a cada chance que se gastar 10.000 Gil serão retirados do montante que se ganha no final. Cada vez que o jogo é começado de novo, ou seja, dado um novo load no jogo salvo a pessoal descrita mudará. Mas uma boa opção é salvar antes de procurar pela pessoa mas depois de já ter se pago o valor ao homem no balcão, assim a pessoa não mudaria. Anote as dicas dadas pelo homem no balcão e vá tentando. O montante pode variar muito a cada vez que um novo jogo é começado podendo chegar a um valor bem alto.

Thunder Plains

Agora vá para Thunder Plains. Mais adiante haverá um X marcado no mapa, siga até ele para encontrar Cid e fale com ele para ativar outro evento mais tarde no jogo.

Macalania Woods

Vá para Macalania. Fale com o carinha azul abaixo do caminho de luz e escolha a primeira opção. Siga para onde conversou com Trommel no Capítulo 1 e fale com o tocador de harpa, Bayra. Para achar os músicos passe entre os grupos de borboletas. Localização das borboletas:
1 e 2 - na mesma área onde Bayra se encontra.
3 - siga através do Old Macalania Pathway, embaixo do caminho de luz, aperte o botão e pule para alcançar.
4 - no meio do caminho de luz
5 - na região da cena romântica entre Tidus e Yuna em FF X.
Missão concluída, como recompensa ganha-se a Special Dressphere de Paine se não tiver pego no Capítulo 1. Quando aparecer uma opção pedindo para voltar para a Celsius, responda “NO”. Então vá para a entrada de Macalania Woods e fale com o homem azul novamente e então entre na Celsius.



Missão

Siga para Calm Lands, chegando lá Clasko desembarcará, quando ele for embora, confirme a opção e siga-o até a antiga Monster Arena. Fale com Clasko e escolha a primeira opção. Seu objetivo é matar os cinco fiends verdadeiros do lugar, pois alguns são só ilusões. Para identificar os verdadeiros procure o fiend que todos os outros estão olhando, as ilusões sempre olham para o fiend verdadeiro. Ex.: três olham a direita e outro a esquerda e entre eles um olha para frente, ele é o verdadeiro. Use o Save Point para recarregar seu HP/MP, pois alguns Fiends são resistentes e possuem ataques fortes, mas não apresentarão problemas. Vencendo os cinco fiends, derrote os três Fiends elementais que atacam Clasko, eles usam ataques baseados em Water.
Ganhando a batalha, Clasko abrirá o Chocobo Ranch, ganha-se uma Garment Grid e a Dressphere Alchemist. Missão concluída.
Após a conclusão do evento volte a falar com Clasko para ganhar alguns Greens para começar a capturar os chocobos. Sempre que falar com Clasko, você terá o seguinte menu:

Raise Chocobo: aumentar o LV. de um chocobo dando comida especial
Feed Chocobo: recarregar o Heart de um chocobo após uma viagem
Choco-Browser: mostra o Status geral dos chocobos
Nutritive Greens: cria ração especial para os chocobos, diferentes % cria até três tipos
Dispatch Chocobos: chocobos são enviados pelo mundo para procurar itens e segredos
Change Roster: troca um chocobo em uso por um reserva
Release Chocobos: dispensa um chocobo, liberando um espaço no estábulo
Junk Food Greens: cria alimento comum para os chocobos (o que se usa para capturá-los)

Agora com o Chocobo Ranch aberto pode-se capturar alguns chocobos para mandá-los pelo mundo e se acostumar com o processo. Para capturar um chocobo preste atenção em algumas lutas onde eles aparecerão, entre no menu de Itens e use uma Green nele, isso fará com que ele fique distraído por um tempo, aproveite este tempo para destruir os fiends e quando somente restar o chocobo, use mais uma green nele para capturá-lo. Alguns chocobos são mais difíceis de serem capturados pois correm logo no início da batalho ou ficam pouco tempo distraída com uma green fazendo necessário usar várias enquanto se destrói os fiends, esses chocobos são obviamente melhores. Uma dica para agir logo no começo da batalha, evitando assim que os chocobos fujam antes de alguma opção ser usada é equipar a Garment Grid Highroad Wind que garante a auto-habilidade First Strike e para usar as greens mais rapidamente colocar a Dressphere Alchemist (na mesma personagem com o Garment Grid citado). Lembre-se de também salvar o jogo antes de começar a capturar chocobos, pois eles atacarão o grupo, e um de seus ataques, o Choco Meteo (a magia Meteor), pode matar o grupo facilmente.
Já capturados eles irão direto para o Chocobo Ranch (obviamente se houver algum estábulo vazio lá). Alguns deles não evoluem ou só evoluem até um certo ponto. Apenas capture alguns e mande-os explorar as regiões e com sorte acharão bons itens. Quando ele estiver “viajando” vá para o campo de batalha e vença umas cinco ou seis lutas e volte até Clasko.
Às vezes entrando na opção Junk Food Greens ganha-se alguma ração. O mesmo acontece na opção Nutritive Greens quando você escolhe a primeira opção interna, a outra opção combina diferentes porcentagens para obter os três tipos de Greens essenciais para evoluir seus chocobos.
Mas lembre-se não é preciso gastar muitas horas nesta parte do jogo aqui pois mais em breve outros chocobos terão que ser capturados e treinados para abrir outro evento então apenas se familiarize com tudo capturando e mandando eles explorarem o mundo. Não gaste muito seus greens subindo estes agora de level. Se não quiser gastar tempo aqui agora apenas certifique-se de pegar pelo menos um chocobo antes do final do Capítulo 3.
Obs.: mande alguns chocobos para Mt. Gagazet durante o Capítulo 2 ou 3 e com sorte ele achará uma Garment Grid.
Ainda em Calm Lands vá até a cabana no centro da região e fale com Lian e Ayde, as crianças Ronso.



Side Missions

Zanarkand Ruins

Siga para Zanarkand Ruins e siga adentro até na área antes da entrada da Chamber of Fayth e encontre Isaaru, fale com ele. Quando ele sair um mini-game tem início. Deve-se formar casais daquelas criaturinhas encontradas na maior parte do templo, que parecem macaquinhos. Procure um com corações na cabeça e ache seu par. Para facilitar, o templo será dividido em partes:

Área 1: corredor onde conversou com Isaaru antes de iniciar este evento
Área 2: câmara antes do elevador
Área 3: câmara onde se encontra o elevador
Área 4: câmara onde você conversou com Cid
Área 5: câmara contendo seis baús
Área 6: câmara onde se luta com Yunalesca em FF X.

Agora saia atrás dos macacos apaixonados (que tem coraçõezinhos na cabeça), achando-os aperte o botão quadrado para pegá-los. Então deve-se achar o seu par em uma das áreas, para identificar aperte o botão de ação quando se aproximar de cada macaco da área. Ou seja, pegue um macaco apaixonado em uma área e leve-o até seu par em outra. Preste atenção quando estiver procurando o par dos macacos pois normalmente os nomes são opostos como Sol + Luna (Lua). Abaixo estão os casais, o primeiro é a área onde está o apaixonado e a segunda parte é onde está seu par. Siga na ordem:

* Área 6 + área 4
* Área 5 + área 2
* Área 1 + área 6
* Área 5 + área 3
* Área 3 + área 6
* Área 5 + área 3
* Área 4 + área 1
* Área 3 + área 4
* Área 5 + área 1
* Área 3 + área 1
* Área 4 + área 1
* Área 1 + área 5

Se juntou todos eles ganhará como recompensa um acessório.

Djose Temple

Em Djose Temple siga para as pontes de pedra e delas siga para o sul, até a estrada rumo à Mushroom Rock Road. Siga adiante até ver uma cena entre duas mulheres do bando de Leblanc. Continue adiante seguindo-as fique atento para uma brilhante sphere no chão atrás de um coluna de rocha, é a Special Dressphere de Yuna, Floral Fallal. Pegue-a e Ormi e Logos tentarão impedir o trabalho, derrote-os.

Chefe: Logos & Ormi - Level 17
Ormi HP: 1150 / MP: 22
Logos HP: 1030 / MP: 48

Derrote primeiro Ormi, pois seus ataques são mais fortes, depois derrote Logos. Mantenha seu HP elevado e use as habilidades de Paine para baixar força e defesa e também use Blind de alguma forma neles.

Vencendo-os, um dos três uniformes será adquirido, missão concluída.

Bikanel Desert

Caso não tenha adquirido a carta de acesso para trabalhar aqui no Capítulo 1 em Djose Temple, faça todos aqueles passos agora em Djose e os já descritos aqui em Bikanel.
Chegando ao deserto, fale com Nhadala e escolha a segunda opção depois com o piloto do Hover. Então escolha a opção Oasis. Chegando ao Oasis será obtido a Special Sphere Machina Maw para Rikku. Logos aparecerá com mais duas integrantes do seu bando travarão uma batalha.

Chefe: Logos - Level 17
Logos HP: 1220 / MP: 46

Derrote primeiro as mulheres e depois concentre seus ataques em Logos. Ao vencer, ganha-se mais um uniforme. Missão concluída.
Mt. Gagazet
Já nas montanhas, fale com Kimahri. Então três opções aparecerão, escolha: “What is the Guado retaliate?”. Depois fale com os demais Ronsos escolhendo as seguintes opções:

Fêmea Ronso: “He does seem very tired”
Ronso parado do lado esquerdo, entrada de Mt. Gagazet: “Won’t be anyone left to fight.”
Fêmea Ronso próxima a Garik: “And what of the Guado?”
Ronso parado entre a fêmea Ronso e Garik: “Try to think about it some more.”
Ronso andando próximo do acampamento: “Maybe the Guado really are to blame.”
Ronso dentro da Fayth Scar: “Take better care of the mountain.” (obs.: use o teletransporte).

Após toda conversa use o teletransporte atrás de Kimahri e suba a montanha para explorá-la. Uma integrante do bando de Lebalnc aparecerá, dando início a um evento. Siga-a pela montanha. Dois pontos na montanha contém baús em cima de colunas de pedras, para pegá-los, ande e não corra ou as colunas se afastarão, seja cuidadoso. Entre na caverna adiante e novamente a capanga de Leblanc aparecerá fugindo, passando por um Save Point. Nessa parte você pode-se escolher entre duas maneiras de se concluir o evento, a segunda é mais indicada já que é só com ela que o objetivo de completar 100% pode ser alcançada.

1º maneira: Se seguir o caminho à direita do Save Point, encontrará duas capangas de Leblanc tomando banho nas águas termais. Ormi vai aparecer. Logo depois ele entrará em batalha sozinho. Depois as duas capangas que estavam se banhando entrarão em batalha, vencendo-as ganha-se o terceiro uniforme e missão concluída.

2º maneira: Do Save Point, escale o paredão à esquerda e do lado direito há uma pedra fechando metade da parede, ao lado de outras formações rochosas por onde é possível subir pela abertura. Vá até a pedra na parede e de lá é possível observar as capangas de Leblanc conversando. Yuna e companhia cairão, fazendo Ormi e as demais fugirem. Automaticamente se ganha o uniforme restante e ainda, Yuna, Rikku e Paine tomarem um bom banho. Após a cena, vá até o Save Point onde será abordado por aquelas duas mulheres. Vencendo-as, suba o paredão e agora é a vez de Ormi. Missão concluída.
Em ambas maneiras a luta contra Ormi é inevitável.

Chefe: Ormi - Level 16
Ormi HP: 1350 / MP: 22

Ele não oferece perigo algum, apenas concentre seus ataques até vencê-lo, se quiser use Blind também.

Concluindo o evento, ganha-se também uma Garmet Grid.
Obs.: Quite a dívida de O’aka preferencialmente antes das próximas duas missões, se ainda não o tenha feito.



missão

O grupo estará no Airship e já com os uniformes, siga para Guadosalam e vá até a entrada do esconderijo de Leblanc, escolha a primeira opção para iniciar o evento. Dentro da mansão uma cena acontecerá e quando acabar ainda não siga Leblanc, entre no quarto embaixo da escada para avistar Ormi e Logos conversando. Após outra cena saia e volte à entrada da mansão e siga para o quarto de Leblanc no andar de cima, após as conversas, Yuna deve fazer massagem em Leblanc nesse mini-game. Seis pontos estarão nas costas de Leblanc para aplicar uma massagem, os quatro corações coloridos representam a pontuação alcançada nas massagens e para concluir este evento deve-se deixar Leblanc satisfeita. Fazendo a massagem no ponto certo, ganha-se um coração indicando a pontuação obtida. Em quinze tentativas deve-se alcançar no mínimo 32 pontos, exceda essa pontuação e uma cena ocorrerá.
Concluindo este mini-game, Ormi e Logos aparecerão. Após a conversa, vá para o lugar onde primeiramente conversou com Ormi e Logos, examine a parede entre a porta do lado esquerdo e a coluna com a figura azul ao fundo do quarto para achar a passagem secreta.
Já de volta aos trajes normais, Ormi mais alguns capangas atacarão.

Chefe: Ormi - Level 19
HP: 1640 / MP: 40

Novamente a batalha não oferece perigo, use as mesmas estratégias de antes. Após vencê-los, siga para a sala ao lado do Save Point para pegar um acessório e suba no baú, suba por uma caixa ao lado da porta e então o baú escondido com a Crimson Sphere 4 ficará acessível.
Agora siga pela seta vermelha e na sala ao fundo encontre a Crimson Sphere 10. Logos e Ormi aparecerão para impedir o grupo.

Chefe: Logos & Ormi - Level 20
Ormi HP: 1344 / MP: 45
Logos HP: 989 / MP: 70

Desta vez acabe primeiro com Logos e depois com Ormi. Mantenha seu HP cheio e abuse das habilidades de Paine.
Após a luta, entre no corredor ao lado e siga para o final dele, pulando as valas no chão. Chegando na parede ao fundo, uma parede de espinho surgirá. Volte até o final do corredor e espere a parede chegar, assim Yuna estará em outra parte, onde poderá acionar o primeiro dos três interruptores. Feito isso, desça e siga novamente para a parede ao fundo, mas caia agora nas valas para acionar os dois interruptores. Agora acione o botão no final do corredor. Siga para a seta vermelha.
Chegando na sala, uma cena ocorrerá e mais outra batalha.

Chefe: Leblanc, Logos & Ormi - Level 21
Leblanc HP: 1380 / MP: 460
Ormi HP: 1344 / MP: 45
Logos HP: 989 / MP: 70

Concentre seus ataques em Leblanc, mantendo atenção em seu HP. O ataque conjunto deles poderá causar grande dano. Special Dressphere podem ser muito útil nessa batalha. Use blind neles para evitar os ataques físicos. Depois mate Logos que tem menor HP.
Após a batalha uma cena ocorrerá no interior de Bevelle. Após isso missão concluída.

Missão

Após toda conversação siga para Bevelle, lá siga ater a entrada do templo. No templo entre na sala do lado direito e pise no bloco para acessar uma passagem na sala da esquerda. Volte a entrada e siga para a sala à esquerda ative o mecanismo da plataforma para fazer com que ela desça. Volte a entrada do templo e siga reto para ir ao subterrâneo de Bevelle.
Neste caminho hás alguns fiends e itens. Siga a direita e pegue os baús e depois siga à esquerda. Vá primeiro para baixo para pegar o dinheiro e depois siga para cima, vá à esquerda e pegue alguns itens e agora siga a seta vermelha. Pegue o elevador para a segunda parte e siga para direita para chegar a uma sala com um Save Point. Na área adiante, Yuna descerá por uma abertura no chão. Siga para a beira da plataforma adiante e o sistema de segurança será ativado. Depois de falar com Leblanc, siga para a extremidade à esquerda da tela e desça pela corrente. Caso não encontre, fale com Leblanc para ela indicar o caminho.
Nesta seção há várias torres, e cada uma aciona uma plataforma no grande buraco ao centro. Ative a primeira plataforma a direita, assim uma plataforma será liberada que será usada mais tarde. Depois de ativar a primeira torre, pule a segunda e ative a terceira a depois a quinta. Depois das três torres serem ativadas, luta contra chefe. Existem dois chefes diferentes aqui, o segundo só aparece se as outras três torres forem ativadas. Com os personagens evoluídos e com bons acessórios e Garment Grids, não terá muito problemas.

Chefe: Spectral Keeper – Level 22
HP: 3680 / MP: 9999

Use as habilidades de Warrior para baixar os atributos de chefe como Power, Armor e Mental Break. Quando ele usar Slowga no grupo, use Dispel ou um item com mesmo efeito para tirar o status negativo. Use jobs com alto poder de ataque e não deixe o grupo com baixo HP.

Chefe: Geosgaeno – Level 23 (Opcional)
HP: 4420 / MP: 9999

Todas as habilidades de Break também funcionam bem aqui. Use acessórios que aumentem sua defesa mágica, pois ele sempre usa ataques mágicos. Blind funciona nele.
Depois da luta as outras três torres ainda não foram ativadas. Estas servem para ativar outras três plataformas que servem para chegar em uma sala secreta onde encontra-se o acessório Ribbon, que protege de todos os status, no baú. A forma de se chegar lá é alinhando as plataformas em forma espiral sendo que a última plataforma fique de frente a sala secreta. Continue ativando as torres até conseguir este feito, pois é um acessório muito bom. Lembrando que a cada vez que ativar uma torre uma nova batalha contra um dos chefes acontecerá.

Depois de conseguir pegar o acessório siga pelo caminho normal feito pelas plataformas, siga por ele até chegar a uma junção. Siga para o lado direito e pise na pedra central na beira do abismo, isso ativará uma plataforma no outro lado, que no final do caminho tem uma Garmet Grid dentro do baú. Agora volte a junção siga para o lado esquerdo e suba nas colunas para ativar o caminho e vá a próxima área.
Nesta área há um enorme aparelho no centro. Para controlá-lo use o interruptor localizado no canto esquerdo da tela, ele está escondido, ande encostado na parte de baixo e caíra nesta parte, onde está o interruptor parecido com uma estrela. Manipule o mecanismo dele para pegar dois acessórios que só podem ser obtidos entrando no aparelho no centro para chegar a eles. Para subir no aparelho abaixe a plataforma e suba nela, usando o interruptor. É trabalhoso mas preste atenção na altura de cada baú e pense sempre que é preciso uma para sair de onde se encontra e outra que o levará até outro lugar com baú.
Quando conseguir isso, siga para o lado esquerdo na parte de cima e entre na passagem seguinte que o levará até três plataformas.
Suba na da esquerda e no andar de cima, pise sobre os dois blocos para ativar a plataforma seguinte, mas não suba nela ainda. Ao invés de descer pela plataforma que usou para subir, siga em direção ao lado oposto da plataforma que habilitou aqui. Assim agora terá apenas duas plataformas no andar abaixo, então suba na do meio. Ela o conduzirá até uma área com mais um bloco que acionará parte de um caminho até um baú. Agora volte para a área anterior e use a plataforma do outro lado para subir e desça pela outra ignorada antes. Duas plataformas estarão na área abaixo, então suba outra vez na plataforma do meio e você será levado para uma outra área que completará o caminho até aquele baú. Feito isso, volte para a área anterior e vá para o andar de cima, só então suba na plataforma que foi habilitada neste andar para continuar o caminho. Depois de todo o trabalho com as plataformas, desça usando as colunas para chegar ao baú que contém a Dressphere Dark Knight, um dos melhores do jogo.

Salve o jogo e siga adiante e acontecerá uma batalha contra Baralai, nesta batalha é possível aprender a Blue Bullet Drill Shot com a Dressphere Gun Mage. Lembrando que além desta batalha só se tem mais uma chance para aprender esta técnica no final do jogo.

Chefe: Baralai – Level 25
HP: 3380 / MP: 540

Lembre-se de roubar o acessório Encounter None dele. Preste atenção com o HP, pois ele possui bons ataques, por isso deixe o HP sempre alto, uma das garotas pode cuidar disso. Black Mages aqui não é recomendado, já que ele não tem nenhuma fraqueza elemental. Use Blind nele. E o segredo nesta batalha é sempre se curar.
Salvar o jogo de novo é bastante recomendável, já que outra batalha contra chefe acontecerá de novo. Siga agora para a próxima área, seguindo Paine. Após a cena, mais uma batalha.

Chefe: Dark Bahamut – Level 26
HP: 8400 / MP: 9999

As habilidades “break” funcionam bem aqui. Usar Protect e Shell nas personagens ajuda muito a diminuir os danos causados. Uma Alchemist é bem vinda já que pode usar os itens rapidamente e usando a opção Mix causar grande dano como misturando as Grenades. Siga curando sempre. Tente derrotá-lo antes que ele encha a barra de Overdrive, ou as personagens sofrerão grande dano.
Vencendo a luta outra cena acontecerá. Missão concluída e fim do segundo capítulo do jogo.

Capítulo 3

Celsius

À bordo da Celsius acontecerá uma cena. Depois de tudo, se a dívida de O´aka foi toda paga, recebe-se a informação de que ele está deixando a nave. Vá até a Cabin e durma.



Missão

Antes de começar a fazer as Side Missions deve-se completar esta missão que ficará aberta assim que se entra na janela de escolha de missões. Não faça outra antes ou essa desaparecerá.
Siga para Mushroom Rock Road e vá até o grupo de soldados para falar com Yaibal. Lucil aparecerá em seguida e após a conversa, siga para o Djose Temple e fale com Gippal logo na entrada. Agora com este evento já completo vamos as Side Missions.



Side Missions


Siga para , na praça. Rin anunciará o torneio de Sphere Break, após a conversa para começar a se aventurar no jogo já se ganha algumas moedas. Fale com a criança do lado de Rin para saber mais do sistema do jogo, leia tudo com atenção. Logo abaixo um resumo para aprender a se dar bem neste viciante mini-game:

O mini-game todo se baseia em moedas que tem desenhos de fiends nelas, totalizando dezessete moedas por todo tabuleiro. A moeda localizada no centro que determina a sua ação no jogo. As outras moedas douradas que cercam a moeda central são as Entry Coins, que se escolhe antes do início da partida, e em cada turno pelo menos uma dessas moedas deverá ser usada. As outras moedas prateadas que ficam na borda do tabuleiro, as Borders Coins tem valores aleatórios, e mudam esses a cada turno e servem como complemento para conseguir completar a jogada, após serem usadas elas somem e não é certo quando o tabuleiro irá repor elas podendo ser no próximo turno ou demorar mais.
O objetivo do jogo é conseguir criar números múltiplos do número que está na moeda central. Para isso escolha uma das Entry Coins para começar e depois escolher uma ou mais moedas prateadas e/ou mais outras douradas para que somadas formem um múltiplo do número da moeda central. Ex.: Se o número mostrado for 3, usando uma Entry Coin pelo menos e se necessário mais outras moedas deve-se atingir somando os valores o próprio 3 (que é o número vezes 1) ou seus outros múltiplos, 6, 9, 12, etc... Conseguir isso é fazer um Core Break e a cada turno o número da moeda central muda, mas sempre o objetivo é esse. Lembrando que há um certo limite de tempo para se fazer um Core Break.
Para facilitar o trabalho os múltiplos do número são mostrados em Break Multiples na parte de cima da tela e junto dali onde está a palavra Sum, é o número total que já se conseguiu somando as moedas escolhidas.
Do lado esquerdo da tela estão informações sobre o jogo como o número de turnos da partida e quantos já se passaram até o momento, o tempo para cada turno, caso não consigo fazer um Core Break dentro do limite de tempo, perderá a partida. E Quota que é o verdadeiro objetivo do mini-game, o número ali determina quantas moedas prateadas deverão ser usadas para ganhar o jogo, se o número for atingido ou superado mesmo antes do último turno o jogo já acabará, ou seja, deve-se usar aquela quantidade de moedas em no máximo tantos turnos, se for possível em menos turnos, melhor ainda. Lembrando ainda que para cada partida contra diferentes adversários o número de turnos, o tempo para cada um deles e o número de Quota mudarão.
Ainda nesta tela, também encontra-se Coin Count e Echo. Coin Count indica o número de moedas que foi usado para se fazer uma jogada. Se usar sempre a mesma quantidade de moedas para se fazer os core breaks, o número Echo irá aumentar a cada turno e assim multiplicará a quantidade de moedas usadas, fazendo com que o objetivo de atingir o número Quota seja atingido bem mais facilmente. Ex.: Usa-se quatro moedas para fazer um Core Break, se continuar usando sempre quatro moedas para fazer os Core Breaks o número Echo irá aumentar, fazendo assim que a quantidade de moedas usadas seja multiplicada por ele, primeiro 4x1=4, depois 4x2=8 e assim por diante. Lembrando que se usar uma quantidade diferente de moedas do que no turno anterior o número Echo será zerado e a quantidade de moedas prateadas que voltarão ao tabuleiro é aleatório, ou seja no próximo turno se usou muitas moedas no anterior, pode não haver moedas suficientes. Um bom número para sempre sobrar moedas pratas é usando três moedas.
Mas sorte neste jogo é algo muito necessário pois a qualquer hora a moeda central pode aparecer com o número 1, e todos os números são múltiplos de 1, ou seja quando selecionar uma das moedas douradas o Core Break já será feito sem adicionar nenhum número a Quota e ainda quebrando o ritmo do número Echo. Fique atento para não escolher uma Entry Coin que seja múltipla do número da moeda central, ou o mesmo acontece.
Ainda no lado esquerda da tela tem uma janela onde são mostrados os “conteúdos” de cada moeda. Tanto as Entry como as Borders Coins podem ter uma relação de benefícios ou desvantagens que variam de ganho ou perda de moedas ou dinheiro e ganho de itens. Fique ligado, pois além da matemática que deve ser feita rapidamente, preste atenção nesta janela afinal não é vantagem fazer um Core Break apenas para continuar o jogo ou aumentar o número Echo e perder uma boa moeda que pode ser a única exemplar do seu inventário.

Com tudo isso é possível começar o jogo sem mais problemas, no começo parece estranho e difícil mas a prática fará com que fique fácil. Lembre-se de treinar salvando o jogo e jogando umas partidas, afinal se perder apenas dê o Load. Pode-se ganhar bons itens e moedas jogando e com sorte até uma Garment Grid.
Para avançar no torneio e na história do jogo, é necessário ganhar três partidas de Sphere Break. Várias pessoas em poderão ser desafiadas, observe bem as condições (Turn, Time e Quota) e sempre que ganhar salve o jogo. Vença as duas primeiras partidas, salve o jogo e então vença a terceira, uma cena ocorrerá e seu confronto na final será contra Shinra. É difícil ganhar dele pois as condições são difíceis. É necessário ganhar dele agora para o conquistar 100% no final do jogo, mas caso não queira, ele pode ser desafiado de novo no Capítulo 5 no vestiário do estádio, mas agora é mais fácil e sempre que perder pode-se dar o Load e tentar de novo. Lembrando que contra ele, tente fazer um combo com uma Border Coin com Item ou Rare Item e então há uma chance de se ganhar um Garment Grid (agora ou depois fora do torneio).
Ganhando ou não dele missão concluída e como prêmio caso você ganhe é a Dressphere Lady Luck.

Mi’ihen Highroad

Por algum motivo desconhecido as máquinas enlouqueceram e sua missão é destruí-las. Escolha a primeira opção para ajudar. Os quadrados verdes no mapa indicam as máquinas que devem ser destruídas, há um total de quinze delas. No canto da tela é mostrado a quantidade de máquinas destruídas pelos Gullwings e pelos Al Bhed. Destrua mais máquinas que eles para concluir esta missão. Recomenda-se usar o acessório Charm Ring para evitar as lutas aleatórias e a habilidade Darkness da Dressphere Dark Knight ajuda muito.
Siga até a Travel Agency, passe sem entrar, e siga para a próxima área para continuar a destruição. Em algumas áreas use o botão de pular para chegar até as máquinas. Conseguindo destruir mais máquinas que os Al Bhed, se ganha 10.000 Gil e uma Garment Grid. Missão concluída.
Caso lute contro um inimigo chamado Mycotoxin use confusion nele para ele usar a White Wind no grupo e assim aprender esta Blue Bullet com uma Gun Mage caso já não tenha aprendido. Ele também aparece em Zanarkand e Gagazet.

Moonflow

Aqui, saia da área do Save Point e vá até onde Tobli está. Fale com ele algumas vezes até uma cena com Paine acontecer.
Guadosalam
Siga para a mansão de Leblanc e fale com Ormi e Logos dentro do salão embaixo da escada. Depois de toda conversa siga para o quarto de Leblanc e fale com ela. Volte onde os dois capangas de Leblanc estão e fale com eles. Entre pela passagem secreta, entre nos quartos para pegar itens, e no quarto onde estava a Crimson Sphere 10 Logos aparecerá e dará algumas spheres ao grupo. Ainda neste quarto pegue outra sphere no móvel, outra cena acorrerá e Maechen aparecerá, escolha a primeira opção, escute toda história que ele contar e não faça interrupções. Quando ele acabar, volte a Celsius.

Thunder Plains

Aqui mais um mini-game tem início, fale com o homem que está logo ali perto de uma torre e escolha a primeira opção. Vá a cada torre marcada em verde no mapa e faça o que se pede no puzzle para calibrá-la. É preciso ter raciocínio rápido e precisão para completar o mini-game.
Para calibrar cada torre, deve-se fazer 30 acertos, mas se três erros forem cometidos será preciso começar de novo. A cada torre o nível de dificuldade aumenta. Regulando as nove primeiras torres, siga para a área anterior e a décima torre estará do outro lado e não aparece no mapa, não é possível chegar lá, apenas aperte o botão de ação em direção ao lago e o desafio começará. Este é bem difícil é exige muita precisão e rapidez. Conseguindo calibrar a décima torre siga para a loja no meio de Thunder Plains e fale com o homem no balcão, ele dará uma Garment Grid ao grupo. Lembrando que todo este processo de calibrar torres é opcional e não contribue na porcentagem do jogo.
Enquanto estiver por aqui caso entre em uma batalha contra um Malboro, é possível aprender a Blue Bullet Bad Breath com a Dressphere Gun Mage. Sendo que ele também aparece em Besaid.
Agora procure Cid na região de Thunder Plains e fale com ele e na área seguinte estarão Lian e Ayde, numa construção quase no final da tela, quando perguntarem algo a Yuna responda Kilika Island.

Macalania Woods

Antes de seguir até a agência de O´aka na área coberta por neve, ande pelo caminho de luz para pegar alguns itens. Equipe o grupo com acessórios ou Garment Grids que absorvam ataques elementais. Chegando na agência escolha a primeira opção para enfrentar algumas batalhas seguidas, ou se não estiver preparado ainda escolha e segunda. As batalhas são fáceis, apenas algumas um pouco trabalhosas, fique de olho no HP. Vencendo as batalhas ganha-se uma Garment Grid, entre na agência e fale com o homem caído e ganhe a Dressphere Berseker. Se a dívida com O´aka já foi quitada ele aparecerá, saía da agência e fale com ele. Missão concluída.

Bikanel Desert

Vá até o deserto e fale com Nhadala e Benzo, e durante a conversa escolha a segunda opção. Aceite a missão, mas ela só será concluída no Capítulo 5 do jogo, não se preocupe com ela agora.

Calm Lands

Siga para perto das pessoas na entrada da Cave of The Stolen Fayth. Escolha a primeira opção para aceitar a missão de resgatar as pessoas. Sua missão é salvar quinze pessoas que estão perdidas pela caverna, mas cada uma delas tem uma peculiaridade, e só se pode pegar cinco delas por vez. Ignore alguns deles algumas vezes, pois depois serão resgatados também. Para facilitar o trabalho, se quiser use o acessório Charm Bangle para evitar as batalhas aleatórias, mas assim não se consegue subir de level, a opção é sua.
Vá até o final da caverna onde duas crianças estão correndo ignorando as outras pessoas. Em uma das curvas que elas forem para direita ignore-as desta vez e siga para o canto da tela num beco do outro lado, há um rapaz escondido lá, não é possível vê-lo, mas aperte o botão para levá-lo junto. Agora volte até as duas crianças e fale com elas e escolhe a primeira opção. Volte a entrada da caverna e pelo caminho fale com um casal perto de um baú e leve-os também. Leve-os até a entrada e ganhe Energy Cores para reativar os teletransportes da caverna. Resgate agora a mulher perto de onde o casal estava e deixe a criança com as duas crianças para depois, pegue as outras pessoas e volte a entrada de novo, agora volte e pegue os que sobraram. Depois de ter resgatado os treze primeiros, saía da caverna e fale com um homem de calça marrom para ganhar outro Energy Core.
Vá até o final da caverna e sobre o teletransporte aperte para direita para garantir que ele o levará até uma parte escondida da caverna. Volte até a entrada a pé e ganhe o último Energy Core e siga para o final da caverna de novo e desta vez sobre o teletransporte siga para esquerda certificando que a seta esteja apontando para lá. Na outra sala escondida encontre o último dos desaparecidos. Volte até a entrada a pé, saía, salve o jogo e prepare-se para a batalha. É recomendável se equipar com acessórios que protegem do status negativo Poison, e pelo menos com uma das garotas seja aprendido a habilidade Mega-Potion da Dressphere Alchemist e também uma Gunner para usar a habilidade Trigger Happy ajuda muito. Um bom grupo é uma Alchemist, uma Gunner e uma Dark Knight. E lembre-se de ter um bom estoque de Mega-Potions.
Na caverna no transporte no final e siga reto para lutar contra o chefe.

Chefe: Dark Yojimbo - Level 28
HP: 22000 / MP: 9999

Ele começa a batalha zerando o MP e tentando causar Poison no grupo. A habilidade Darkness da Dark Knight é uma boa pedida, mas usando ela perde-se HP, com outra delas use o Trigger Happy da Gunner e com a outra siga curando o grupo usando o comando Stash da Alchemist e escolhendo Mega-Potion assim repondo o HP da Dark Knight. Quando ele usar o ataque que diminue o HP para 1, use um Mega-Potion desta vez pelo comando Item mesmo. Se uma delas morrer com a opção Mix da Alchemist combine um Phoenix Down e um Hi-Potion para reviver a personagem com o HP cheio.
Ganhando a luta, ganha-se uma Garment Grid e missão concluída. Ainda em Calm Lands siga até a cabana no centro da região para ver Shinra instalando um Commsphere lá. E caso lute contra o inimigo Balivarha é possível aprender a Blue Bullet Fire Breath com a Dressphere Gun Mage sendo que este inimigo também é achado em Thunder Plains.
Vá também a Chocobo Ranch e siga até ao fundo à esquerda e veja Shinra lá também.

Mt. Gagazet

Chegando em Gagazet fale com Kimahri e ganhe a Dressphere Trainer se falou com ele aqui nos dois capítulos anteriores.
Depois escolha primeira opção e suba as montanhas a pé, já que o teletransporte está desativado. Quando passar pelos outros teletransportes suba neles para reativá-los. Chegando na parte das montanhas que se pode subir, ignore-a e continue à esquerda para entrar na caverna e reativar o último teletransporte. Salve o jogo, uma boa equipe para a próxima luta é uma Berseker, uma Dark Knight e uma Alchemist ou White Mage para curar o grupo, mas Alchemist é melhor pois além de atacar ainda pode atacar causando grande dano. Continue pela caverna, suba a escada e na bifurcação siga à esquerda e continue pelo caminho até achar Garik.

Chefe: Garik - Level 27
HP: 6880 / MP: 238

Além dele, há mais dois Ronsos para serem derrotados. Cause de alguma forma em Garik alguns status negtivos como Poison, Blind e Silence. Ele usará a Mighty Guard em si, o que pode ser facilmente revertido usando Dispel nele. Lembrando que esta técnica pode ser aprendida como uma Blue Bullet por uma Gun Mage, para isso use confusion nele para ele usar a magia no grupo. Derrote os dois Ronsos logo no começo e depois concentre-se em Garik, pode demorar um pouco até acabar, mas nada difícil.
Vencendo, ganha-se uma Garment Grid.
Obs.: ignorando esta Side Mission, indo de volta a Airship após aceitar a missão, ganha-se o acessório Secret of Success, no escritório de Tobli após a missão em Guadosalam no Capítulo 5. Para ganhá-lo é necessário também ter sucesso nas Side Missions em: Moonflow no Capítulo 1, Mi´ihen Highroad e Macalania Woods no Capítulo 2. Mas se não fizer a missão e preferir pegar o acessório, não é possível obter os 100% no final do jogo.

Zanarkand Ruins

Em Zanarkand, volte a área antes da entrada da Chamber of Fayth, no caminho fale com Isaaru e então volte à Airship.



Missão

Vá para Besaid Island e siga para a casa de Lulu, a segunda a direita, e fale com ela. Depois da conversa saia da casa e fale com Shinra e as outras pessoas, depois da cena entre no templo. Lá converse com Beclem e então siga adiante rumo à Chamber of Fayth até achar Wakka, fale com ele e então pegue o elevador e prepare-se para a batalha.

Chefe: Dark Valefor – Level 26
HP: 8430 / MP: 9999

Use Power Break nele para diminuir a força dos ataques físicos dele. Mantenha o HP cheio já que um de seus Overdrives pode fazer um grande estrago.
Vencendo a luta, missão concluída.
Lutando contra o inimigo Cephalotus é possível aprender a Blue Bullet Seed Cânon com a Dressphere Gun Mage aqui ou em Mi´ihen.
Obs.: Se tiver com dinheiro, vá ao Besaid Temple e fale com o cara em um dos quartos ao lado da escada e escolha a opção Rare Itens, compre a Besaid Key, ou com muita sorte ganha ela. Este item será usado mais tarde.



Side Missions

Kilika Island

Antes de ir à casa de Dona, procure a mulher dos macacos. Se no Capítulo 1 encontrou todos os treze macacos na floresta de Kilika, ganha-se uma Garment Grid, se não procure os que estiverem faltando e volte aqui mais tarde. Lembre-se de falar com o homem com a câmera no barco. Vá até a casa de Dona e fale com ela. Enquanto Dona distraí o guarda, deve-se passar sem ser percebido. Quando ela conversar com o guarda aperte o botão R1 para mudar a visão, quando ela estiver encarando ela aperte X para correr.
Caso lute com um inimigo chamado Ironside, é possível aprender com ele a Blue Bullet Storm Cannon com a Dressphere Gun Mage, é um pouco difícil de conseguir, lembre-se de se curar rapidamente quando seu HP for reduzido a um já que o próximo ataque pode ser o Storm Cannon e caso a personagem que está como Gun Mage morra ele não aprenderá. Este inimigo também pode ser encontrado em Zanarkand e Thunder Plains.
Na floresta, vá até os três caminhos possíveis para seguir adiante e veja as cenas, assim suba e siga pelas árvores e siga até o templo. Do lado de fora, veja Shinra instalando uma CommSphere. Dentro do templo desça pelo elevador e siga derrote o Fiend que ataca Barthello. Se aproxime das chamas azuis e derrote os fiends Varuna para ir continuando pelo caminho. Ao derrotar dois Varunas, procure por uma brilhante sphere no chão onde estavam as chamas, é a Dressphere Samurai. Equipe-se com acessórios que absorvam Fire e entre na Chamber of Fayth.

Chefe: Dark Ifrit – Level 28
HP: 8820 / MP: 9999

As habilidades “Break” funcionam bem contra ele. Use Mega-Potions quando ele usar o Overdrive, e combine ataques para torná-los mais poderosos. Obviamente não use ataques baseados em fire.
Missão concluída, o grupo será automaticamente transportado para Celsius e uma cena ocorrerá.
Bevelle
Em Bevelle uma cena acontecerá, entre no templo e use a plataforma para ir na parte alta. Fale com as pessoas para ganhar itens e examine a plataforma adiante. Volte até a entrada do templo e na sala à esquerda ative o pedestal. Siga para o lugar onde estava Dark Bahamut no Capítulo 2. No final do caminho veja uma cena e então enfrente um fiend.

Chefe: Malboro - Level 28
HP: 5877 / MP: 110

Não há problemas em destruí-lo.
Vencendo ele pegue a Crimson Sphere 1 e volte para a Airship, lá assista esta nova sphere.



Missão

Siga para Djose Temple. Entre no templo e siga até o elevador e suba para o segundo andar, siga para a sala ao fundo, com os cinco pedestais. Acione o pedestal certo para desbloquear a entrada para o andar superior, se errar acontecerá uma batalha contra uma fiend. Desbloqueando a entrada, equipe o grupo com acessórios que absorvam Thunder e siga para o próximo andar e enfrente o chefe.

Chefe: Dark Ixion - Level 29
HP: 12380 / MP: 9999

Use a mesma estratégia usada contra os outros Dark Aeons e obviamente não use ataques baseados em Thunder.
Vencendo esta batalha, uma cena de CG e uma conversação acontecerão. Receba a Crimson Sphere 2 e 3. Quando Yuna ficar sozinha fique pressionando o botão de ação repetidamente (X) para ouvir de quatro a cinco assovios de alguém muito familiar que guiará Yuna, não deixe de fazer isso.


Capítulo 4

Celsius

Após toda conversação, siga para o elevador e fale com Rikku, depois suba até o Deck e fale com Paine. De volta a Bridge da Celsius, após a conversação assista as Crimson Spheres 2 e 3. Vá até a Cabin e durma e salve o jogo. Volte até Shinra, escolha a primeira opção e acesse os seguintes locais através das CommSpheres, lembre-se de acessar a mesma CommSphere várias vezes para ver diferentes cenas e mexa na câmera para os lados e dê zoom para algumas cenas em particular, saia e conecte-se de novo para mudar as cenas. Lembrando que esses eventos contribuem na porcentagem do jogo.

* Fale com Wakka em Besaid Island e veja umas crianças correndo
* Fale com Dona em Kilika Island, e a veja falando sozinha dormindo
* Fale com Yaibal em Mushroom Rock Road, se escolheu entregar a Sphere para Youth League)
* Fale com Maroda em Bevelle e veja os soldados atirarem na sphere, se escolheu entregar a sphere para Youth League, se não veja a sphere três vezes

Após isso, uma conversação ocorrerá, e quando acabar fale com Brother e depois com Shinra novamente para acessar os seguintes locais:

* Fale com Wakka e Beclem em Besaid Island
* Fale com Barthello em Kilika Island, no templo.
* Assista a entrevista de Shelinda em , acesse pelo menos três vezes para ver toda cena
* Em Moonflow fale com aqueles seres azuis

Em Mi´ihen Highroad, fale com Rin para iniciar uma missão, escolhendo a primeira opção. Para descobrir quem foi o culpado pelas máquinas terem ficados enlouquecidas, use as sete CommSpheres espalhadas pela região. Sempre que ver algo de diferente na região, chame Rin para ele investigar, veja as seguinte cenas:
Um Chocobo Eater atrás da Travel Agency, um pequeno robô passeando por Mi´ihen Highroad, um homem procurando pelo seu pequeno Chocobo Eater, três pessoas juntas antes da ponte, um Chocobo Eater perseguindo um pássaro, uma mulher se aproximando da máquina atrás da Travel Agency, um homem nas ruínas, três pequenos robôs, um homem em azul com outros dois homens em Old Mi´ihen Road, Rin conversando com um homem, um homem reparando o telhado da Travel Agency.
Para ver todas as cenas acesse as CommSpheres na seguinte ordem: 1-3-2-5-4-5-2-1-4-2-1.

Agora confira as demais CommSpheres:

* Em Djose Temple, veja dois homens conversando e espere um deles se aproximar da sphere dar informações de Gippal
* Fale com Ormi em Guadosalam
* Em Thunder Plains, pode-se capturar até dois chocobos (um por vez)
* Na entrada de Macalania Woods, escute a conversa dos membros da banda e na Travel Agency, fale com O’aka
* Em Bikanel Desert, tente falar com Nhadala
* Em Calm Lands veja pessoas entrando e saindo da cabana e, na Chocobo Ranch, veja Clasko falando com o chocobo até ele falar: “Chocobo Kawaii”
* Em Mt. Gagazet, fale com Kimahri e na Hot Spring, veja Tobli, Buddy, barkeep, O’aka, Isaaru, Elma, Lucil, Maechen, Cid, Dona e outros, veja até ninguém mais aparecer, às vezes espere um pouco e mexa a câmera para alguém aparecer.

É recomendado usar as CommSpheres em uma mesma área até uma cena se tornar repetitiva ou a comunicação for perdida.
Missão
Agora fale com todos na Airship, o grupo estará na estrada rumo a Moonflow, se aproxime do bando de homens. Apenas acompanhe-os por toda estrada e quando chegar na área com o save point uma cena ocorrerá. Faça o caminho de volta e encontre Tobli mais uma vez, siga-o. Volte a Moonflow e vá para o outro lado montando no shoopuf. Lá vá pela estrada rumo a Guadosalam e no final fale com ele e ganhe uma Garment Grid. Missão concluída.



Celsius

Após a cena fale com Shinra e acesse novamente as CommSpheres, veja os seguintes locais:

* Em Besaid Island, veja Beclem perto da sphere, conecte de novo e fale com ele. Fale com Lulu
* Em Kilika Island dê zoom em Dona para ela falar com Yuna
* Fale com Barthello no Kilika Temple
* Fale com Lucil e Yaibal em Mushroom Rock Road e depois veja uma cena com Yaibal e então fale com um soldado
* Fale com Elma em Moonflow
* Fale com Ormi em Guadosalam
* Macalania Woods, fale novamente com os membros da banda e com O’aka na Travel Agency, e então veja uma cena com um carinha azul
* Fale com Isaaru em Zanarkand Ruins dando um zoom
* Em Bikanel fale com Benzo mais de uma vez
* Em Mt. Gagazet, fale com Garik e na outra sphere procure por um cactuar

Vá até a Cabin e um mini-game com Rikku terá início. Aperte o mesmo botão mostrado do lado de Rikku, e dependendo da cor das notas musicais ganha-se mais ou menos pontos. Quanto maior a pontuação obtida, melhor o acessório ganhado. Uma boa dica e ficar apertando simultaneamente o mais rápido possível os botões quadrado, triângulo, X e bola, assim que o tutorial começar até o final do mini-game. Dependendo de quantos pontos fizer ganha-se:

0-49: Pearl Necklace
50-99: SafetyBit
100-149: Firey IceRing
+150: Shmooth Shailing

Após concluir o mini-game, volte à bridge da Celsius e fale com Shinra para ver os seguintes locais:

* Em Besaid Island, converse com Wakka e Lulu, conecte de novo para conversar com os garotos do time de blitzball, mais uma vez depois para conversar com um deles em particular e espere até alguém se aproximar de Wakka, e então conecte pela última vez para ver uma cena parecida com a última, mas com pessoas diferentes. Depois apenas crianças estarão brincando
* Em Kilika Island, fale com Dona até ela amarrar a sphere em um balão e em Kilika Temple, fale com Barthello
* Em Djose Temple fale com o Al Bhed novamente, depois fale com uma mulher Al Bhed. Se escolheu mandar as crianças Ronso para cá, fale com eles
* Em Moonflow veja um shoopuf passando pela sphere
* Em Guadosalam veja a conversa entre um mulher e um carinha azul e depois outra conversa com um soldado.
* Em Macalania Woods, veja uma cena e na Travel Agency veja o irmão de O´aka.
* Em Mt. Gagazet fale com um Ronso, depois veja Kimahri falando com outros Ronsos e depois fale com a Ronso fêmea
* Fale com Isaaru e depois veja ele falando sozinho.

Como olhar as cenas pelas Commspheres influencia na porcentagem do jogo, dê uma última olhada em todos os lugares novamente para ter certeza que nada está faltando, lembre-se de mexer na direção da câmera e dar o zoom em alguns lugares. Olhe até a mesma cena se repetir ou a comunicação for perdida. Concluindo estes eventos, fale com Boddy e escolha a primeira opção.



Missão

Vá para Thunder Plains, chegando lá siga para onde está a seta vermelha até a entrada da caverna. Lembrando que o carinha azul na entrada pode curar o HP sempre que necessário. Não se preocupe em, pegar os baús agora, derrote o chefe e então volte para pegá-los. Na primeira junção siga à esquerda e escale as pedras. O fiend estará logo a frente, coloque acessórios e/ou Garment Grids que aumentem a defesa, se aproxime dele para lutar.

Chefe: Salamander - Level 38
HP: 14243 (Oversoul) / MP: 276

Use Blind nele para facilitar as coisas, mantenha o HP cheio e ataque constantemente, vença-o sem problemas.
Derrotando-o pegue os baús pela caverna e então saía, missão concluída.
Celsius
Fale com todos na Airship e então fale com Shinra, depois da cena fale com Tobli e escolha a primeira opção e veja o maravilhoso CG.
Após o show e a conversação, siga para a Bridge da Celsius e fale com Maechen, não o interrompa. Depois vá até a Engine Room e fale com Leblanc e ganhe a Crimson Sphere 5, volte à Bridge e então fale com Shinra.


Capítulo 5


Celsius

Só para lembrar, este é o último Capítulo do jogo. Depois da conversa entre Yuna, Paine e Rikku, siga para a Bridge para iniciar uma discussão em grupo. Depois fale com Shinra e assista a Crimson Sphere 5. Depois fale com Boddy para saber que o filho de Lulu e Wakka nasceu, e que surgiram Hotspots em todos os pontos de Spira.
Antes de ir para as missões, vá para a Cabin e durma, veja uma cena com Brother conversando com o Barkeep, então vá para a Engine Room, vá até o motor ao fundo e saia. Boddy aparece e conta uma história. Agora siga para a Bridge, só escolha o local da entrada de Farplane falando com Brother depois de cumprir todas as outras missões.
Antes de começar a concluir cada missão, saiba, que há uma diferença em “Episode End” e “Episode Complete”. Quando se consegue um “Episode Complete”, significa que foram completados todos os eventos necessários naquela área em particular desde o primeiro capítulo até este. Se após concluir a missão não aparecer “Episode Complete”, nem todos os eventos foram feitos naquela área, então só se ganha um “Episode End”. Para conseguir completar o jogo com 100% é preciso conseguir um “Episode Complete” em todos os locais de Spira. Para começar, escolha Zanarkand Ruins.



Missões
Zanarkand Ruins

Para concluir este episódio visite o local e fale com Maechen, escolha a opção “Please Tell”. Se escutou toda a conversa dele também em Mushrom Rock Road no Capítulo 1, ele contará algo a mais para o grupo que contribui na porcentagem do jogo. Escute toda a história e Episode Complete. Volte para o Airship e siga para Besaid Island.



Besaid Island

Chegando em Besaid, Wakka aparecerá cheio de alegria, vá para o Besaid Temple e fale com Wakka para ele apresentar a criança. Depois de conversar com o casal, vá até à praia e siga para o porto, quando chegar na primeira ponte, desça pelo canto dela e encontre um baú contendo a Twinlight Rain - item que permite a Special Dresspher de Yuna aprender o Damage Limit Break. Fale com Beclem e ganhe a War Boddy Sphere e então assista a cena. No caminho de volta para a vila, encontre Wakka na colina e fale com ele, assista a Sphere. Volte para a vila de Besaid e assista as cenas e fale com todos. Episode Complete.
Após completar todos os eventos em Besaid, faça esse Side Quest para ganhar uma Garment Grid. Siga para o templo e na sala do lado direito pegue a Search Sphere, com ela é possível procurar por spheres escondidas em Besaid Island que contém a senha para abrir a parede na caverna. Mantenha o botão círculo pressionado e um marcador aparecerá no canto inferior direito da tela, ande por Besaid e quando ele atingir sua marcação máxima e emitir um som diferente, aperte X. Ao encontrá-las, use-as para avistar um cipher com um número, guarde este número. Se não quiser procurar, a localização exata das spheres é:

1- Num pequeno espaço entre as casas, do lado esquerdo da vila, onde a mulher seguida por um cachorro costuma entrar. Localização do ciphers: mire para o alto do Besaid Temple e dê zoom.
2 - Na área do Save Point, entre a cerca e a árvore. Localização do ciphers: mire para o alto da montanha, em direção as palmeiras.
3 - Na trilha, alguns passos antes do conjunto de arvores do lado esquerdo, antes da ponte, junto à cerca. Localização do ciphers: mire para a pedra embaixo da segunda cachoeira alta ao fundo.
4 - Na área onde Wakka empurrou Tidus dentro da água em FF X, procure no canto esquerdo. Localização do ciphers: mire para o topo de uma das palmeiras

Guarde os números na ordem e siga para a caverna onde Wakka estava no Capítulo 1, examine a parede do lado direito. Insira os números e siga pelo novo caminho que o levará ao alto de uma cachoeira, siga para a esquerda e abra o baú para ganhar uma Garment Grid.



Kilika Island

Siga para Kilika Island e vá direto para o portão que leva ao templo no fundo. Após a cena siga para o Kilika Temple e no caminho suba em uma das árvores para pegar um acessório. Siga para as escadas que dão acesso ao templo e veja a cena com Barthello e Dona. Ganha-se uma Garment Grid e se consegue outro Episode Complete.
Depois de conseguir o Episode Complete, volte a Kilika para pegar o acessório Invencible, que permite fazer dano acima de 9999. Para chegar ao local onde está o baú, fale com o cara com a câmera no barco e escolha a primeira opção para ele levar o grupo até a base da Youth Alliance (esta opção só é dada se Yuna tiver falado com ele nos Capítulos 1, 2 e 3). Chegando ao outro lado, na ilha, olhe no mapa e procure a caixa amarela que indica o baú contendo o acessório, também há outra caixa amarela na ilha que contém uma Coin para o jogo Sphere Break.
Ainda em Kilika, vá até o Kilika Temple e fale com as pessoas para ganhar mais uma Garment Grid.





Na cidade a temporada de Blitzball estará prestes a começar. No mínimo é obrigatório jogar um jogo com o grupo de Yuna e não importa o resultado deste. Obviamente que ganhando o torneio o prêmio será melhor. Acabando com esse evento pode-se voltar ao rumo do jogo ou se quiser jogar Blitzball para conseguir alguns prêmios.
Ao contrário do FF X aqui não se controla o time dentro da piscina, apenas fora dela. Escolha os jogadores, contrate, demita, escolha os atributos a treinar, formação, etc. O quanto mais jogar melhor seus jogadores ficam e melhores jogadores vão aparecendo para serem contratados, no começo pode ser difícil e um empate é até um bom resultado, depois de algum tempo as vitórias virão facilmente. Ótimos prêmios podem ser obtidos aqui, uma boa coisa a fazer é conseguir três APs Eggs para facilmente se tornar master com várias Dresspheres com as três integrantes do grupo. Claro que muito tempo aqui será gasto se quiser montar um bom time e ganhar bons prêmios, em média de setes horas no mínimo. Caso tenha conseguido o Episode Complete em Besaid é possível destravar o time dos Aurochs como prêmio no mini-game. Para saber mais sobre Blitzball, olhe a página específica.
Quando estiver livre, siga para o local onde Tidus ensinou Yuna como assoviar no FF X, no Save Point na escada que dá acesso a Mi´hen Highroad. Chaegando lá, aproxime-se do pára-peito e veja a cena. Siga o Moogle por onde ele for, pela Central Square, e depois em direção ao estádio e então até o porto, para ativar todos os flashbacks. Missão concluída, Episode Complete.



Mi´hen Highroad

Em Mi’ihen Highroad o evento começa assim que se chega lá. Uma garota se aproxima de Yuna, escolha a primeira opção e na Travel Agency, saia do shop e veja a cena com Rin. Após isso, Episode Complete e ganhe o acessório Ragnarok que permite usar magias sem gasto de MP, e ainda equipando este acessório em uma Dark Knight, é possível utilizar a habilidade Darkness sem perder HP sem motivo algum.
Se a ordem de ver as CommSpheres de Mi´hen Highroad durante o Capítulo 4 não foi seguida, outra pessoa e não Rikku será incriminada e não se ganha o acessório. Fale com Rin novamente para ganhar a Gippal´s Sphere.
Depois de tudo, pode-se alugar um chocobo para andar pela região de Mi´hen e conseguir um item importante. Alugue um chocobo e siga para o norte, passe pelas duas pontes e note que na próxima curva do lado esquerdo, no chão, há uma pena de chocobo lá. Fique sobre ela parado por alguns segundos, e então escolha a primeira opção para voar até a outra seção. Pegue o baú com o item aleatório, e o chocobo vai voltar e a pena desaparecerá. Fique na mesma posição onde a pena estava e após alguns segundos uma opção aparecerá, escolha a primeira opção novamente, e o chocobo abrirá um baú numa área mais abaixo onde está o item Victor Prime, que permite a Special Dressphere de Paine, Full Throttle, aprender a habilidade Damage Limit Break.



Djose Temple

Em Djose, vá até o templo e fale com um cara perto de uma grande máquina, e escolha a primeira opção. O grupo então é levado para uma batalha contra uma máquina, neste nível ela não oferece perigo algum, apenas concentre os ataques e derrote-a. Agora visite a câmara onde Yuna caiu no buraco para pegar um acessório.
O objetivo é conseguir itens especiais, peças e manuais, para elevar a máquina ao level 5. As peças podem ser achadas no deserto em Bikanel. Tente coletar o máximo de itens que conseguir indo em direção as cruzes amarelas nas escavações, pois assim a máquina já irá direto para o level 5, e não será preciso derrotá-la em levels inferiores. Pode-se olhar os itens já adquiridos nas escavações acessando o menu pelo pedestal na sala à direita do Djose Temple, escolhendo a terceira opção. O tempo gasto para concluir esta missão varia, já que depende da sorte em achar o item que está faltando, podendo assim conseguir um número bem maior do que o necessário de um tipo de item e nenhum de outro tipo.
Ainda ressaltando que lutando com a máquina no level 5 é possível aprender a Blue Bullet Annihilator com a Dressphere Gun Mage, mas somente no level 5 ela usará este golpe e é preciso sobreviver a ele. E não é possível lutar quantas vezes quiser com a máquina para aprender a técnica já que os manuais de reparo acabam, então tente aprender logo na primeira.
Antes de ir para Bikanel, vá até Calm Lands e mande um chocobo para Bikanel, ele fugirá, mas agora é possível escavar na Central Expanse.
Primeiramente ache as peças de reparo em Bikanel, o número mínimo de peças de cada tipo para a máquina subir de uma só vez para o level 5, é:

* Attack Assembly Z: 7
* Attack Assembly S: 10
* Attack Assembly A: 10
* Defense Assembly Z: 6
* Defense Assembly S: 10
* Defense Assembly A: 10
* Special Assembly Z: 7
* Special Assembly S: 10
* Special Assembly A: 10

Fale com o piloto de Hover e escolha a opção Central Expanse. Como já explicado, nesse mini game o propósito é pegar as peças simbolizadas com cruzes amarelas só que dessa vez montando um chocobo, tornando o trabalho mais fácil e lembrando que outros itens e coins também poderão ser achados enquanto isso, e também lembre-se de completar o dicionário Al Bhed.
Há um báu fechado na área de Bikanel Desert que até agora não podia ser aberto. Com sorte durante as excavações, a Desert Key será achada e com ela é possível abrir o baú trancado, que contém uma Garment Grid.
Quando conseguir obter todas as peças necessárias, volte a Djose para procurar por manuais de reparo, para o homem reconstruir a máquina. Há mais de um, para ser usado no caso de as peças obtidas não forem suficientes para elevar a máquina direto para o level 5 e então ter que achar mais peças e reconstruir novamente para outra batalha. Caso tenha garantido ter pego todas as peças, somente será preciso pegar um manual de reparo. Para conseguir os manuais use uma das maneiras abaixo, ou se precisar mais de uma.

* Fale com o homem dentro do Dentro do Djose Temple, na sala à esquerda da escada principal
* Fora do templo, do lado direito, existem três macacos, aproxime-se deles e quando os três pularem juntos, aperte o botão de ação
* Na entrada entre Mi’ihen Highroad e Mushroom Rock Road, fale com a máquina perto de três pessoas

Outro manual também pode ser achado em um dos baús da caverna secreta de Calm Lands que será explicada detalhadamente mais adiante. Depois de todo trabalho, salve o jogo e equipe acessórios ou Garment Grids que aumentem a defesa. Siga para a sala onde lutou com a máquina e fale com o cara lá e escolha a primeira opção, lembre-se de aprender a Blue Bullet Annihilator.

Chefe: Ikusu's Experiment - Level 45
HP: 18324 / MP: 0

Ela agora está muito mais forte do que na primeira batalha. As break abilities não funcionam com ele, mantenha sempre o HP alto e ainda se possível use Protect no grupo já que um dos ataques atinge todas de uma vez. Concentre ataques físicos, e embora a resistência, o HP dele é baixo. Para sobreviver ao Annihilator use Shell.
Obs.: Para se aprender umas das habilidades finais da Dressphere Songstress é preciso vencer a máquina no level 5 também para ganhar o item Book of Magical Dances II.
Depois de conseguir derrotar a máquina, mais um Episode Complete.



Moonflow

Siga para Moonflow e fale com Tobli. Fale com ele novamente e escolha a primeira ou a segunda opção. Use os botões L1 e R1 para ver de diferentes focos o evento. Episode Complete.



Guadosalam

Em Guadosalam, fale com Tromel e o grupo de músicos. Feito isso entre de novo em Guadosalam e fale com Tromel. Vá até a casa trancada à esquerda, entre e ganhe uma Garment Grid falando com o garoto e examine os baús para conseguir a Baralai´s Sphere e um acessório. Feito isso vá ao esconderijo de LeBlanc e então volte a Celsius e assista a nova sphere. Episode Complete.
Obs.: Na Guadosalam Mansion é possível pegar a Crimson Sphere agora caso não tenha feito no terceiro capítulo. Entre na passagem secreta e siga para o quarto a esquerda do Save, pule nas caixas para chegar ao baú e abra-o.



Bevelle

Em Bevelle assista as cenas e fale com Maroda e Isaaru e veja algumas crianças juntamente com Pacce correndo, ganhe um Garment Grid de Maroda. Episode Complete
Após a conclusão do evento, volte até o templo em Bevelle, entre e siga para direita. Pacce e seus amigos estarão lá junto com um portal para os 100 andares da dungeon de Bevelle. Entre e no primeiro andar, um velho falará com o grupo e depois desaparecerá, deixando a Crimson Sphere 6, pegue-a. Continue em frente e pule no buraco no final para avançar ao próximo andar. Em alguns andares alguns quebra cabeças devem ser desvendados para chegar até o caminho para o próximo andar, nada muito difícil. Por enquanto sempre evite enfrentar um dragão que aparece pelo caminho, sempre há um jeito de passar sem entrar na luta. Caso entre seja rápido e preciso nos ataques, se o grupo estiver já evoluído, com sorte, pode-se ganhar. Alguns Tomberries também aparecerão pelo caminho. E sempre é possível através do teletransporte voltar à superfície e salvar o jogo e usar o teletransporte de novo e voltar exatamente no andar que parou ou recomeçar tudo novamente. É aconselhável não passar muito tempo sem salvar seu jogo por aqui. A maioria das Blue Bullets podem ser aprendidas lutando com certos inimigos durante a descida até algumas já citadas no guia já que os mesmos inimigos serão encontrados por aqui, então fique ligado. A cada vinte andares um chefe estará no seu caminho.
Siga para o 20º andar e enfrente o primeiro deles. Equipe acessórios que aumentem o Strengh. Antes entre os andares 16 e 19 caso lute com o inimigo Kukulcan é possível aprender a Blue Bullet Heaven´s Cataract, assim como com o inimigo Gucumatz em Thuinder Plains.

Chefe: Arachnea - Level 40
HP: 18280 / MP: 178

Este chefe não é afetado por nenhum status negativo então se concentre nos ataques físicos. Apenas fique no esquema atacar e curar já que ele não tem nenhum ataque muito forte e com as personagens evoluídas será fácil ganhar.

Vencendo, ganha-se a Crimson Sphere 8. Com ela agora todas as 10 Crimson Spheres estarão em seu poder e um outro evento secreto pode ser realizado em Mushroom Rock Road.
Obs.: Por enquanto é aconselhável parar por aqui, fazer alguns outros eventos e assim ganhar mais levels, acessórios, habilidades e itens para depois continuar a descida.



Mushroom Rock Road

Siga para mais esta missão em Mushroom Rock Road, lembrando que ela só acontecerá se no segundo capítulo o Youth League HQ foi escolhido como recomendado. Chegando lá fale com Lucil, Elma e Yaibal. Depois fale com Gatta novamente e escolha a primeira opção. Deve-se ganhar de vários soldados e depois no final de Elma e Lucil, atualize os acessórios e aumente a defesa física.

Chefe: Elma - Level 35
HP: 4882 / MP: 870

Primeiro acabe logo com os guardas, sempre que ela usar magias de suporte nela mesma, use Dispel nela para tirar o efeito. As break abilities funcionam bem aqui, e Blind também ajuda. Continue sempre atacando que será fácil.

Chefe: Lucil - Level 36
HP: 7324 / MP: 370

Lucial é mais poderosa que Elma, mas como use a mesma estratégia.
Ao vencer as batalhas, assista a cena. Episode Complete.
Depois de concluir este evento, volte a Mushroom Rock Road e procure perto da entrada do QG da Youth League perto do elevador um baú contendo a item Machina Booster que permite a Special Dressphere de Rikku aprender o Damage Limit Break. E depois dentro do QG, procure por Lucil e fale com ela para ganhar a Nooj´s Sphere. E também há um baú do lado de fora do QG à direita com um acessório. Volte a Celsius e assista a Nooj´s Sphere.

- Dungeon em Mushroom Rock Road (Den of Woe)

Em posse de todas as dez Crimson Spheres, assista todas na ordem lógica na Celsius, isso contribue para o entendimento e a porcentagem do Story Level. Depois volte a Mushroom Rock Road e siga para a área onde Nooj deu uma sphere para Paine no segundo capítulo. Examine a porta e coloque todas as Crimson Spheres lá para abri-la, entre na Dungeon. Equipe o grupo com os melhores acessórios e Garment Grids, e tenha um bom estoque de itens, pois as batalhas aqui serão difíceis e contínuas.
Siga para a seta vermelha e assista a cena e se prepare para a batalha contra Rikku.

Chefe: Rikku - Level 40
HP: 7800 / MP: 92

Pode-se usar Blind, Sleep e/ou Confusion nela. A velocidade dela é mais rápida que a sua, por isso a atacará em curtos períodos de tempo. Um bom Job aqui é um Berserker, pois tem ataque, defesa e velocidades bons. Acerte-a duas ou três vezes e então cure e continue assim até o final. Logo em seguida é a vez de Paine.

Chefe: Paine - Level 40
HP: 9200 / MP: 92

Use a mesma estratégia de Rikku, já que os ataques de Paine são mais fortes, mas ela é mais lenta, então fica na mesma. Depois dela prepare-se para enfrentar Baralai.

Chefe: Baralai - Level 40
HP: 12220 / MP: 720

Ele é realmente rápido nos ataques. Break abilities funcionam bem aqui, use muito o Power Break para diminuir a força dos ataques dele. Ele possui um ataque paralisante que não surgirá muito efeito se o grupo estiver evoluído. Ataques elementais não funcionam. Use sempre que precisar um Mega Potion pois lembre-se que logo depois vem outra batalha seguida, então fique sempre com o HP cheio, então certifique-se de dar o golpe final quando o grupo estiver com o HP cheio. O próximo será Gippal.

Chefe: Gippal - Level 40
HP: 14800 / MP: 235

Ele é mais lento que Baralei, mas não menos perigoso. Um de seus ataques tira muito HP de todo grupo de uma só vez, por isso mantenha o HP cheio ou ele pode encerrar a luta de repente em um ataque. E este ataque pode ser aprendido somente aqui, é a Blue Bullet Mortar. Só se tem uma chance para aprender esta técnica. Diminua o HP de Gippal para menos de 75% do total para aumentar as chances dele usar o golpe. Ele não tem fraquezas elementais também. Black Mage aqui não vale a pena. Sua resistência é alta. Vencendo-o o próximo e último é Nooj.

Chefe: Nooj - Level 40
HP: 23260 / MP: 720

Esta será uma luta difícil. Um de seus ataques pode facilmente tirar mais de 1500 HP. É recomendado ter os personagens com no mínimo 2000 de HP, sempre que ficar abaixo disso tome cuidado. Pelo menos o grupo deve estar no Level 40 para ter uma luta equilibrada. Tenha muitos X-Potions e Phoenix Downs, e claro Mega Potions. Apenas concentre em ataques físicos, apesar das break abilities funcionarem nele, não é uma boa estratégia usá-las já que a defesa dele é muito grande. Fique curando, atacando e revivendo sempre, já que se ele usar seu ataque final há grande possibilidade de morte certa.
Ganhando de Nooj, uma cena ocorrerá. Episode Complete. Ganha-se alguns ótimos acessórios agora como um que aumenta em 50 o ataque, outro que aumenta em 50 a força das magias e outro que aumenta em 40 ataque e defesa também, além de mais um Garment Grid. E agora é possível aprender a última habilidade da Dressphere Songstress com o item Book of Magical Dances I.



Thunder Plains

Em Thunder Plains, ande de torre em torre derrotando os Fiends e sempre examine o baú que aparece depois de cada batalha contra eles. Após derrotar os nove Fiends das torres uma cena ocorrerá. Após a cena salve o jogo e siga a seta vermelha no mapa e prepare-se para a luta.

Chefe: Humbaba - Level 60
HP: 27772 / MP: 785

Ele tem proteção a tudo, exceto as break abilities. Se o grupo estiver evoluído será uma luta fácil. Use um Dispell Tonic ou a própria magia Dispel quando ele usar o Mighty Guard. Obviamente não use ataques baseados em Thunder. Quando der o último golpe tenha pelo menos uma personagem com o HP alto para agüentar o Meteor que ele soltará.
Vencendo-o, assista a cena, e escolha a segunda opção, volte a Travel Agency no meio de Thunder Plains, salve o jogo e volte a falar com o Al Bhed e escolha a primeira opção.

- Dungeon em Thunder Plains

O grupo estará em uma caverna, siga a caminho rumo a seta vermelha no mapa e ache Cid e enfrente o chefe.

Chefe: Machine Panzer - Level 61
HP: 30500 / MP: 1247

'A' Recorder's HP: 1248 / MP: 1024
'S' Recorder's HP: 1240 / MP: 1024
'R' Recorder's HP: 1240 / MP: 1024

Concentre seus ataques primeiro nos suportes para destruí-los, um Dark Knight faz isso em um turno com a habilidade Darkness. Depois concentre ataques físicos nele e lembre-se de não usar ataques baseados em Thunder para não curá-lo.
Ganhando a batalha, Episode Complete.

Volte a Thunder Plains e fale com o cara Al Bhed para voltar a Dungeon. Pegue papel e caneta para resolver este puzzle que exige muita atenção. Abra um dos baús para receber um tutorial de como abrir as portas aqui e escolha a primeira opção para receber ajuda com a primeira porta.Antes de abrir a primeira porta, anote os dois Key Codes, o que está no canto superior esquerdo e no canto inferior direito. A numeração em amarelo é o número da porta e a em branco é o código para abrir as portas.

Um exemplo:
3>>: o Key Code mostrado no canto superior esquerdo representa a porta a ser aberta agora, ou seja, a nº3 e o número 9 embaixo dela é o complemento para abrir a porta.
>>10: o Key Code mostrado no canto inferior direito é da próxima porta a ser aberta, ou seja, a nº10 e o número 4 embaixo dela é complemento para abrir a porta.

É realmente aconselhável que se equipe o acessório Charm Bangle assim quando for pedido o número de batalhas até determinada porta e/ou quanto dinheiro já foi obtido dentro da Dungeon, o valor será sempre zero. E outra dica é não abrir nenhum dos baús que aparecem quando se abre uma porta assim também o valor relacionado à quanto dinheiro já foi ganho permanecerá zero.

Para entender facilmente como funcionam os Key Codes, lembre-se: se em uma porta aparecer no canto inferior por exemplo 3>> (em amarelo) e como complemento 12 (em branco). Significa que na porta de número 3 quando chegar lá some 12 com o valor lá dado. Ainda no mesmo exemplo suponha que quando se chega na porta de número 3 está no canto superior e seguinte dado: >>3 e embaixo em branco 42. Significa que está é e porta de número três e que o valor 42 deve ser somado com o 12 da porta anterior. 12 + 42 = 54. Coloque 54 e a porta será aberta. Sempre lembrando de anotar também o valor no canto inferior para ser somado a porta que o número indicar. Ás vezes no lugar do número branco pode aparecer um valor como complemento assim: [Wall 3´s code], neste caso considere este número como o número usado para abrir a porta de número 3 que ainda no exemplo foi 54 e some ao outro complemento. Lembre-se que sempre quando o número complemento for a quantidade de dinheiro obtido ou o número de lutas significa que se deve somar zero ou seja, nada. Usando este mesmo esquema para todas elas, anotando sempre todos os números já que para algumas portas deverão ser somados vários valores.
Caso não anote uma das Key Codes, saia da Dungeon e comece tudo outra vez, com novas anotações.
Abrindo todas as portas pegue todos os baús, ganhe acessórios, um Garment Grid e não se esqueça do centro do labirinto onde está o item que permite a Special Dressphere de Paine aprender o HP Limit Break, Corpus Invictus.



Macalania Woods

Em Macalania vá para a parte nevada e visite O´aka e seu irmão e fale com eles. Saia da loja, e outra cena ocorrerá, Episode Complete para O´aka. Bons acessórios estarão disponíveis à venda que permitem usar habilidades de uma Dressphere mesmo estando com outra.
Obs.: Este evento só estará disponível caso tenha ajudado O´aka no primeiro capítulo, tenha pago sua dívida antes do terceiro capítulo e pegou a Dressphere Berseker no terceiro capítulo.
Ainda em Macalania Woods, vá a área onde encontrou Tromell pela primeira vez e fale com o único Guado lá, veja a cena. Agora vá para o outro lado da floresta na área onde se falou com Donga na primeira vez, o local da cena romântica entre Yuna e Tidus, aproxime-se da água e veja outra cena. Ganhe um Garment Grid e Episode Complete.



Calm Lands

Em Calm Lands caso tenha-se alcançado os 400 pontos na missão PR, iniciada no primeiro capítulo, chegando lá uma cena ocorrerá. Episode Complete. Agora com Tobli por aqui, novos minigames estarão disponíveis caso queira acumular pontos e depois trocar por itens.
Lembre-se que no centro de Calm Lands na tenda onde se vende itens, fale com homem caso tenha conseguido os 80 pontos necessários na missão Matchmaking também iniciada no primeiro capítulo e ganhe um acessório. E ainda aqui fale com um dos idosos à esquerda na tenda e ganhe passe livre para se transportar nos Hovers em Calm Lands.
Agora ainda em Calm Lands siga para a Cave of the Stolen Faith e vá até a parte onde se lutou com Yojimbo e pegue o item Aurora Rain que permite a Special Dressphere de Yuna aprender a habilidade HP Limit Break no baú.

- Dungeon em Chocobo Ruins

Para abrir esta Dungeon em Chocobo Ruins, muito deve ser feito antes. Em geral é preciso mandar três chocobos de cada level (1, 2, 3, 4 e 5) para quaisquer regiões em Spira e assim quando o todos voltarem uma passagem será descoberta. Mas é mais complicado que isso já que às vezes mesmo fazendo tudo isso a passagem não é aberta para a Dungeon, então da forma a seguir é o modo garantido para que se consiga descobrir a Dungeon secreta, faça todos os passos sem deixar nenhum para trás que tudo dará certo. E ainda alguns bons itens podem ser achados durante o processo, lembrando que quanto maior o level dos chocobos, maior a quantidade de Heart deles, número de chocobos reservas, e o quão apropriado a natureza do chocobo é para aquela determinada área, melhor os itens achados. Para saber mais informações sobre chocobos olhe a página específica, mas aqui já estão todos os passos básicos para se passar completando tudo possível nesta parte.
Então antes de colocar os passos, aí vão mais algumas informações sobre os chocobos, leia novamente a parte de Calm Lands do segundo capítulo do guia caso não esteja familiarizado com o menu e como pegar os chocobos para ajudá-lo nessa parte.

Onde são achados: Besaid, Kilika, Djose, Moonflow, Thunder plains, qualquer área de Macalania exceto a parte do lago, Bikanel e Calm lands.
Nunca achados: , Mi'ihen Highroad, Mushroom Rock, Guadosalam, área em frente a Macalania's Agency, Bevelle, Gagazet, Zanarkand.

Chance de encontrar tipos de chocobos por área:
Área Bold Timid Normal
Kilika, Thunder plains, Bikanel 80 % 10 % 10 %
Djose, Calm lands 10 % 10 % 80 %
Besaid, Moonflow, Macalania 10 % 80 % 10 %

Indicação do tipo de chocobo para determinada área:
Área Bold Chocobo Timid Chocobo Normal Chocobo
Besaid Island Inadequado Médio Apropriado
Kilika Island Médio Apropriado Inadequado
Mi´ihen Highroad Médio Médio Médio
Mushroom Rock Road Médio Médio Médio
Djose Highroad Apropriado Inadequado Médio
Moonflow Inadequado Médio Apropriado
Thunder Plains Médio Apropriado Inadequado
Macalania Inadequado Médio Apropriado
Bikanel Island Médio Apropriado Inadequado
Calm Lands Apropriado Inadequado Médio
Mt. Gagazet Médio Médio Médio
Zanarkand Ruins Médio Médio Médio

Vamos agora aos passos para habilitar a Dungeon:

* 1º - Consiga quatro Chocobos Bold level 1 que podem ser elevados ao level 5. Para isso vá para as áreas onde eles mais apareçam e vá pegando chocobos até conseguir 14 deles.
* 2º - Retorne ao Chocobo Ruins e examine todos os chocobos capturados “falando” com eles nos estábulos. Dispense todos chocobos cujo máximo level pode ser 4 ou menor. Certifique-se de só ficar com quatro Bold Chocobos que podem ser elevados ao level 5. Caso não tenha suficiente chocobos deste tipo, dispense os outros e capture novamente até conseguir. Ajuda ter alguns chocobos nos estábulos não importando qual a natureza deles ou o quanto podem ser elevados já que quanto mais chocobos no estábulo, menor a chance dos que estão em uso de fugir.
* 3º - Não alimente nenhum de seus quatro chocobos ainda para não subirem de level, e coloque-os como os chocobos runners (CRU) tirando-os da reserva (CRE).
* 4º - Mande todos os quatro para Calm Lands, só para Calm Lands. Lute algumas batalhas, volte ao Chocobo Ruin, e salve o jogo antes de falar com Clasko.
* 5º - Fale com Clasko e tenha certeza que os quatro chocobos level 1 voltaram, se algum tiver fugido, resete o jogo e dê um novo load e tente novamente.
* 6º - Agora evolua os quatro bold chocobos level 1 para o level 2 e recarregue o Heart de todos.
* 7º - Mande todos os quatro para Calm Lands, só para Calm Lands. Lute algumas batalhas, volte ao Chocobo Ruin, e salve o jogo antes de falar com Clasko.
* 8º - Fale com Clasko e tenha certeza que os quatro chocobos level 2 voltaram, se algum tiver fugido, resete o jogo e dê um novo load e tente novamente.
* 9º - Agora evolua os quatro bold chocobos level 2 para o level 3 e recarregue o Heart de todos.
* 10º - Faça sempre o mesmo procedimento até todos quatro bold chocobos level 4 voltarem, lembrando que sempre os mande só para Calm Lands e sempre recarregue o Heart deles.
* 11º - Agora evolua os quatro bols chocobos level 4 para o level 5 e recarregue os Heart deles.
* 12º - Preste atenção agora, mande somente o CRU1, CRU2 e o CRU3 (os três primeiros chocobos runners) para Calm Lands. Deixe o CRU4 quieto.
* 13º - Lute algumas batalhas, volte ao Chocobo Ruin, e salve o jogo antes de falar com Clasko. Fale com ele e tenha certeza que os três chocobos level 5 voltaram, se algum tiver fugido, resete o jogo e dê um novo load e tente novamente.
* 14º - Recarrague completamente o Heart deles.
* 15º - Agora mande o CRU2, CRU3 e o CRU4 para Calm Lands. Deixe o CRU1 quieto.
* 16º - Lute algumas batalhas e desta vez quando voltar ao Chocobo Ruins uma cena ocorrerá onde Clasko comunicará o achado de uma Dungeon.

A entrada da Dungeon está representada como um quadrado verde no mapa, entre lá. Nesta parte não será mostrado nenhum mapa. Procure o item Machina Reactor que permite a Special Dressphere de Rikku aprender o HP Limit Break.

chocobo dungeon

Derrote o chefe facilmente e encontre um chocobo no final, Clasko aparecerá e mais um Episode Complete, ganha-se mais uma Garment Grid.

Além disso, mais alguns prêmios podem ser achados utilizando os chocobos aqui no quinto capítulo. Pode-se ganhar a Garment Grid Mounted Assault mandando chocobos com Heart entre 55 e 95 para Calm Lands caso não tenha conseguido durante o processo para achar a Dungeon em Chocobo Ruins. Também é possível ganhar a Garment Grid Strengh of One mandando Bold Chocobos com Heart 30 para Kilika Island, normalmente no segundo ou terceiro chocobo que retorna.

- Dungeon em Mi’ihen Highroad

Para habilitar esta Dungeon primeiro deve-se fazer algumas coisas com chocobos antes. Primeiro capture alguns chocobos. E depois evolua eles para o level 4 ou 5, esses chocobos que podem ser evoluídos até levels altos são mais difíceis de serem achados. Caso já tenha alguns chocobos com esses levels, use-os. Mande-os para Mi’ihen Highroad, espere um tempo, volte e fale com Clasko e ele anunciará que uma Dungeon secreta foi achada por um chocobo. Agora vá a Mi’ihen Highroad.
Vá para a área onde lutou com o Chocobo Eater no segundo capítulo, perto do Save Point embaixo das pontes, onde há uma névoa verde. Aproxime-se e escolha a primeira opção. Logo na entrada abra o baú e pega alguns explosivos que servirão para derrubar as paredes abrindo caminho pela Dungeon. Simplesmente se aproxime da parede, aperte quadrado, escolha a quantidade e tipo de explosivo que se deseja. Lembrando que enfrentando alguns Fiends que parecem aranhas ganha-se mais explosivos. Mas obviamente há um segredo aqui, nem todas as paredes podem ser explodidas, somente algumas estão bloqueando a passagem. Para saber quais podem ser explodidas, ande sempre perto das paredes e quando a “saia” de pano de Yuna presa no quadril balançar devido à passagem de vento significa há possibilidade que aquela parede pode ser explodida. Em alguns casos a passagem de ar será a respiração de um Fiend, o que ocasionará em uma batalha. Mas ainda assim há algumas paredes que podem ser explodidas mesmo sem apresentarem passagem de ar, então olhe o mapa.
Explore toda a caverna para pegar bons itens. No final o chefe aparecerá, lembre-se de equipar algum acessório que absorve ou diminue danos causado por Fire.

miihen dungeon

Chefe: King Vemin - Level 65
HP: 39857 / MP: 872

As break abilities são bastante úteis aqui, além delas nenhuma habilidade em especial parece ser muito útil, então use ataques físicos e cure quando necessário, ele não tem nenhum ataque poderoso.
Vencendo a batalha ganha-se um Garment Grid e o grupo estará fora da Dungeon, lembrando que a cada vez que se saí, quando se entra novamente todas as paredes terão que ser derrubadas caso queria explorá-la novamente.

Dungeon dos 100 andares em Bevelle – continuação

Volte a Bevelle para continuar a descida pela Dungeon rumo ao 100º andar. Lembrando que para andar por aqui é aconselhável se utilizar o grupo de forma que fique o mais forte possível. Alguns Mega Tonberry podem aparecer no seu caminho, eles são rápidos e causam mais de 15000 de dano. Estar bem evoluído é imprescindível, algo em torno do Level 90. Leia as estratégias de cada chefe antes de entrar na batalha, e seja preciso e rápido nos seus comandos. Lembre-se que estes eventos podem ser feitos a qualquer hora do jogo retornando-se aqui depois. Então caso encontre muita dificuldade ou queira alterna com outras missões, fique à vontade.
Entre os andares 27º e 29º caso lute contra o inimigo Tomb é possível aprender a Blue Bullet Stone Breath com a Dressphere Gun Mage assim como do inimido Epitaph entre os andares 75º e 79º.
Continue descendo até o 40º andar e prepare-se para o chefe. É possível aprender a Blue Bullet Absorb com a Dressphere Gun Mage com este chefe aqui ou nos últimos andares da Dungeon.

Chefe: Black Elemental - Level 75
HP: 9999 (180000 Oversoul) / MP: 2380

Se ele estiver em estado Oversoul (mais escuro) ele possui ataques e resistência devastadores. Equipe acessórios que aumentem sua velocidade, e é aconselhável entrar com um White Mage no grupo para logo de começo usar a magia Reflect e assim evitar a poderosa magia Ultima que mata seu grupo de uma vez. Lembrando que a magia só dura por um certo tempo, então use novamente quando preciso. Aniquilando o poder da Ultima ele usará algumas magias que reduzirão os ataques e defesa do grupo. Não use nenhuma magias nele já que ele tem a habilidade com Auto Reflect, somente ataques físicos. Embora ele tenha grande resistência a ataques físicos, não será problema já que ele não pode fazer grande dano no grupo. Não estando em estado Oversoul, com um Berserker com bem treinado é possível destruí-lo com um comando apenas usando a habilidade Charon (comete suicídio) e com sorte causará 9999 de dano de uma vez.
Derrotando-o abra o baú e ganhe vários acessórios. Caso ganhe o acessório Cat Nip, equipe-o em uma das personagens que esteja usando a Dressphere Gunner. Este acessório causará dano de 9999 sempre que a personagem equipada estiver com pouco HP (amarelo). Usando a habilidade Trigger Happy LV.3 é possível causar 100.000 ou mais de dano apertando rapidamente o botão R1 de uma vez só. Considere isso como uma opção para derrotar todos os chefes a partir daqui, além das outras estratégias dadas, combinando uma personagem com esta estratégia, mais as outras usando as estratégias descritas. E lembre-se que quando usar esta estratégia é aconselhável já entrar na batalha com a personagem com o HP baixo e que usando Haste na personagem com a Dressphere Gunner, faz que o Trigger Happy dure mais tempo.
Quando enfrentar Jumbo Cactuar em estado de Oversoul durante a descida da Dungeon, tente roubar o acessório Rabite´s Foot usando a habilidade Master Thief da Dressphere Thief. E junte 2.000.000 Gil caso queira ter mais uma opção para derrotar Trema (o chefe do 100º andar).
Em alguns andares nesta parte entre os andares 47º e 59º enfrenta-se o inimigo Cactuar e é possível aprender a Blue Bullet 1000 Needles com a Dressphere Gun Mage. E a partir deste andar o inimigo Mega Tonberry pode aparecer e com ele é possível aprender a Blue Bullet Cry in the Night. Esta é a Blue Bullet mais difícil de ser aprendida. Primeira ele dever estar em estado oversoul e com pouco HP. Além disso, sua defesa mágica deve estar bem alta, e ainda com o status Shell ativo, o acessório Adamantite ajuda bem aqui. Fire Eater também ajuda já que ele no estado oversoul usa bastante Firaga. Alchemists ajudam para uma boa recuperação rápida então tente sempre deixar a Dressphere Gun Mage já como “vizinha” da Alchemist no Garment Grid. É recomendável aprender somente com uma personagem de cada vez. Estar com um Lv alto também ajuda, algo em torno de 90, lembrando que ele pode ser encontrado até o final da Dungeon agora.
Também caso enfrente a Ultima Weapon entre os andares 47º e 49º é possível aprender a Blue Bullet Supernova assim como com o último chefe da Dungeon Paragorn, em ambos os casos o ataque Supernova será o décimo ataque então esteja pronto para recebê-lo, aprendê-lo e permanecer vivo.
Siga agora até o 60º andar, mais um chefe.

Chefe: Concherer - Level 85
HP: 343280 / MP: 170

Equipar Garment Grids e acessórios que aumentam a defesa é uma boa opção aqui. Um de seus ataques mata uma das personagens instantaneamente, ressuscite-a o mais rápido que puder. Usar sempre a habilidade Darness do Dark Knight é uma boa opção, lembre-se de deixar um equipado com o acessório Ragnarok para não consumir HP e já ter aprendido a habilidade Anti Poison com ambos. Quanto mais alto o level da personagem mais dano a habilidade Darkness irá causar. Tanto ataques físicos como mágicos não funcionarão muito bem já que ele tem tanto Auto Protect como Auto Shell, além de ter um ataque que zera o MP de uma personagem. Ele também é imune a qualquer status negativo. Uma Alchemist também ajuda muito aqui já que pode usar itens de suporte rapidamente quando necessário e tem um ataque médio. Não arrisque deixar as três atacarem juntas, sempre deixe uma pronta para usar algum item se necessário.
Após esta batalha não se ganha nada. Continue até o 80º andar para mais um chefe.

Chefe: Chac - Level 90
HP: 459743 (Oversoul) / MP: 820

Antes de enfrentar este chefe é aconselhável derrotar alguns Fiends durante a descida da Dungeon que parecem com este chefe só que em versão menor, parecido com uma anaconda com o nome de Basilisk, as mesmas criaturas que estavam atacando a Cactuar Nation, e enfrentá-las até elas ficarem em estado Oversoul. Com isso é possível garantir que na hora que for enfrentar o chefe, ele fique no estado Oversoul. Quando entrar na batalha automaticamente ele entrará em Oversoul e terá agora uma estratégia diferente de ataque que é mais fácil de ser derrotada, já que embora no estado Oversoul ele ganhe mais HP, neste estado ele não usa seu ataque mais poderoso, “Heaven’s Cataract” que pode matar o grupo de uma só vez. Sendo assim ser agressivo é o indicado. Usar três Berserkers ou três Dark Knights aumentando suas velocidades é uma boa opção. De qualquer forma sempre que uma das personagens for transformada em pedra, rapidamente traga-a de volta ao normal usando um Soft já que se ela for “quebrada” , será eliminada da luta. Se alguma personagem ficar com o status Poison, deixe quieto e espere ela ser transformada em pedra, assim o efeito do Poison sairá e nenhum turno foi perdido. Se usar a estratégia do Gunner com HP amarelo e com o acessório Cat Nip, usando o Trigger Happy LV3, com sorte na terceira remessa de tiros ele morrerá.
Vencendo a batalha siga agora para o último andar da Dungeon, o 100º e prepare-se para duas lutas consecutivas difíceis. Deixe a Dressphere Thief ou Gunner com fácil acesso para a segunda batalha em pelo menos uma personagem.

Chefe: Paragon - Level 99
HP: 200000 / MP: 9999

Ele é imune a todos os status elementais e breaks. Já que ele possui um ataque poderoso que pode eliminar o grupo de uma só vez, é recomendável escolher Jobs com alta resistência como Dark Knights ou Mascot (este será obtido mais tarde caso esteja seguindo a ordem do guia) e ainda aumentar a resistência destes com acessórios e Garment Grids para sobreviverem ao ataque. Com os Dark Knights não use a habilidade Darkness já que é importante guardar HP nesta batalha e também para a próxima que acontece sem intervalo para se curar. Concentre-se em ataques físicos. Se quiser use a estratégia do Gunner com Cat Nip. Uma opção aqui é entrar na batalha com uma Lady Luck com a velocidade aumentada e o acessório Rabite´s Foot e usar a habilidade Bribe e oferecer pelo menos um milhão para ganhar a luta. Com isso não se gasta nenhum item nesta batalha, o que dá um melhor começo para a próxima.
Depois de vencer a batalha, uma cena ocorrerá e ira diretamente para próxima batalha.

Chefe: Trema - Level 99
HP: 999999 / MP: 999

Assim que a batalha começar mude uma ou duas de suas personagens para Thief ou Gunner para tirar todo o MP dele, com isto ele não usará Demi e Flare no grupo. Entretanto ele ainda poderá usar Meteor, então garanta sempre que o HP do grupo esteja alto. Depois dependendo do MP dele, ele apenas usará ataques físicos. Mas mesmo assim seus ataques são muito poderosos, então continue de olho no HP. Neste ponto é aconselhável mudar o grupo (caso ainda não esteja) para Dark Knights para usar a habilidade Darkness. Ataques normais dificilmente o acertarão já que ele se esquivará deles. Use seus X-Potions, Elixirs, Mega-Potions e outros itens preciosos sem dó. Use o item que dobra o HP para deixar todas com 9999 de HP. Usar Protect também é uma boa pedida. A batalha será demorada, resista no ritmo e vença-o. Outra boa opção é usar a estratégia da Gunner com o Cat Nip e mais SOS Auto-Haste. Com duas Alchemists ou Mascots para dar suporte. Em seis ou cinco rodadas ele morrerá. E mais outra maneira de ganhar esta batalha é ter com uma Lady Luck equipada com o acessório Rabite´s Foot e usar a habilidade Bribe e oferecer 2.000.000, com sorte Trema aceitará o suborno.
Vencendo Trema, ganha-se um excelente acessório chamado Iron Duke que dobra todos os status da personagem equipada com ele. Episode Complete. Pode-se desafiar novamente Paragon aqui.



Bikanel Desert

Agora é hora de acabar a missão iniciada no terceiro capítulo em Bikanel Desert. Chegando lá veja a cena. Agora deve-se ir achar dez Cactuars, os Gatekeepers ao redor de Spira e mandá-los de volta a Bikanel. Depois de falar com a cactuar, fale com o cactuar representado por um quadrado verde no mapa, ele dará uma dica de onde se encontra o primeiro Cactuar, e sempre que encontrar algum converse com o Cactuar representado no mapa para mais uma dica do próximo.
Volte para o acampamento e fale com o cara da Hover e escolha Oasis, lá encontrará Lobivia, a primeira Cactuar. Sempre que se aproximar de um dos Gatekeepers um minigame de tiro acontecerá, acerte os Cactuars até zerar o HP, aperte R1 para desviar dos contra-ataques sempre que preciso já que toda vez que sofrer algum dano sua munição será reduzida. Vencendo todos os Cactuars nesse minigame, ganha-se dinheiro e um item, mas não é obrigatório e vencer todos eles.
Já tendo encontrado Lobivia, volte para a Cactuar Nation e fale com o Cactuar que tiver emanando uma energia. E sempre que encontrar um dos Ten Gatekeepers repita o processo. A localização dos nove restantes é:

2º - Toumeya: encontrado na praia em Besaid Island
3º - Lobeira: em um baú numa sala secreta, dentro da mansão de Leblanc em Guadosalam na passagem secreta usada no segundo capítulo
4º e 5º - Areq & Arroja: encontra-se estes em Calm Lands, próximo à caverna de Yojimbo, na ponte acima, andando em um chocobo, eles estão juntos. Sendo que derrotando um, leva-se os dois em uma mesma viagem
6º - Islaya: Em Thunder Plains, próximo a uma pedra, de frente para o local onde estavam Lian e Ayde
7º - Chiapa: em Kilika Island, siga para o Kilika Temple e na floresta, entre na segunda trilha à direita e fique com o botão apertado para pular em uma outra área acima numa árvore
8º - Erio: no alto da montanha em Mt. Gagazet, numa parte a céu aberto, com ventania e neve onde se lutou com Seymour em FF X
9º - Bartschella: em Kilika Island, na casa de Dona

Para pegar o décimo, volte a Cactuar Nation e fale com o Cactuar representado como um quadrado vermelho no mapa, uma Dungeon será aberta onde estará o último Gatekeeper. Assim que entrar é aconselhável salvar o jogo, enfrente algumas batalhas que não oferecerão nenhum problema. No final do primeiro trecho do caminho, ignore a cachoeira de areia e siga no corredor ao lado. Aqui apenas alguns segundos para cruzar o corredor são disponíveis e ao longo do caminho existem itens em cima das plataformas. Se a areia cobrir Yuna ela será mandada de volta para a cachoeira de areia, sendo obrigada a começar novamente o trajeto. Deixe para pegar os itens na segunda vez que cruzar o corredor. Após encontrar Freila acontecerá uma cena e uma luta.
Não é preciso de nenhuma estratégia para derrotar Jumbo Cactuar, concentre os ataques nos pequenos e depois acabe com o gigante. Vencendo volte ao Cactuar Nation. Ganha-se uma Garment Grid caso tenha vencido todos os Cactuars no minigame de tiro, apenas encontrando eles não se ganha. Uma cena ocorrerá, não escolha a primeira opção ainda. Volte a Celsius e uma boa estratégia para o próximo chefe são duas personagens como Dark Knights e uma Alchemist, e também habilitar uma das Dark Knights para usar White Magics. Além de acessórios e Garment Grids que aumentem a defesa e/ou HP também e também que previnam o status Poison. Volte e enfrente o chefe.

Chefe: Angra Mainyu - Level 70
HP: 333444 / MP: 9999

Provavelmente já deve-se ter encontrado este chefe algumas vezes enquanto fazia as escavações pelo deserto, mas desta vez a luta é obrigatória. O braço direito desse monstro usará ataques físicos, enquanto o esquerdo usará magias. A habilidade Darkness do Dark Knight é uma boa pedida já que ataca todas as partes de uma vez só. Mesmo matando os braços ele ressuscitará eles, mas ainda assim continua usando esta habilidade sempre que possível. Sempre que os braços deles estiverem “mortos” use ataques físicos combinados. Também pode-se usar uma magia ou item para dar Reflect no grupo e assim evitar a magia Flare e ainda fazer um bom dano nele, mas assim lembre de só de curar com itens e não com magias. Constantemente faça uso de Mega Potions e Phoenix Downs com a Alchemist até antecipadamente prevenindo-se já de um ataque que aconteça enquanto a barra de tempo é esvaziada. A batalha é demorada, mas não tão complicada.
Vencendo ele, ganha-se um acessório. Episode Complete. Depois de tudo volte a Cactuar Nation e fale com Benzo.



Mt. Gagazet

Assim que chegar em Mt. Gagazet veja uma cena. Após ela fale com Kimahri e depois da cena com Lian e Ayde vá sem usar o teletransporte para a montanha e veja o desfecho do evento em uma cena. Episode Complete. Depois volte a Mt Gagazet no alto da montanha, e então fale com Lian e Ayde próximos a estátua de Kimahri para ganhar uma Garmet Grid.
Obs.: A estátua construída também pode ser de Yuna caso tenha respondido diferentemente os Ronsons antes no jogo. Para isso escolha a primeira opção com a Ronso fêmea próxima a Kimahri e a segunda opção para todos os outros exceto o próprio Kimahri e Garik. Mas assim não é possível alcançar os 100% no final do jogo.



Celsius

Falando com Cid no segundo capítulo um evento agora no AirShip tem início. Vá para a Bridge e lá fale com Shinra para ativar outro evento, em seguida no Deck veja Brother e Boddy. Vá para o Engine Room e quando sair de lá Calli aparecerá, veja a cena. Depois disso vá para a parte aberta da Celsius e veja Cid, depois na Bridge veja mais uma cena entre a família. Agora vá para a Cabine e no segundo andar de lá onde ficam as camas, veja a cena e depois fale com Cid e escolha a primeira opção. Depois vá para o Deck e fale com Brother, Cid e Calli e então volte a Bridge. Na bridge fale com Rikku. Esses eventos são pequenas cenas que contribuem para o entendimento da história e podem já ter sido feitos enquanto se andava pela Celsius conversando com a tripulação sem mesmo saber que isto contribue para a porcentagem do jogo, então certifique-se de fazer tudo andando por todas as partes e falando com todos em geral.
Uma vez com todas as missões concluídas e conseguindo Episode Complete em todos os lugares de Spira fale com Brother para ganhar a Dressphere Mascot, os 100 andares da Dungeon em Bevelle não precisa ser concluído para ganhar esta Dressphere, mas o primeiro Episode Complete em Bevelle é preciso de qualquer forma. Caso queira se tornar master em Mascot é preciso aprender antes as habilidades Sentinel, Assault e SOS Protect da Dressphere Warrior para destravar algumas habilidades da Dressphere Mascot.
Completando a lista de Fiends normais e em sua versão Oversoul fale com Shinra e olhe a opção Monster Encyclopedia para ganhar uma Garment Grid.
Já todos os eventos completos é hora de ir a batalha final, se quiser pegue mais level o que não é necessário já que os desafios mais difíceis já foram feitos. Compre itens caso necessário, e se quiser vá e compra as cenas e sons para acessar sempre que quiser. Fale com Brother e escolha algum ponto para ir para entrada de Farplane. Sendo que se quiser ande por todos os cinco caminhos que Brother oferece, não importando a ordem, apenas ande pelo caminho, volte e escolha outro. Assim depois em um Save Point ganhará um Garment Grid de Lê Blanc (caso tenha derrotado Yokimbo também anteriormente).
Farplane
Não importa o ponto escolhido, só há um caminho possível, siga por ele. Chegando numa área aberta enfrente o primeiro chefe.

Chefe: Dark Shiva - Level 45
HP: 14800 / MP: 9999

Tanto ela como os outros chefes por aqui não oferecem perigo caso tenha feito todos os eventos. Apenas ataque normalmente e fique de olho para não deixar o HP baixo e derrote-a antes que ela encha a barra de Overdrive.
Um Save Point aparece assim que ela é derrotada. Continue descendo e mais um chefe aparecerá.

Chefe: Dark Magus Sisters - Level 48
Mindy - HP: 9788 / MP: 9999
Sandy - HP: 10330 / MP: 9999
Cindy - HP: 12240 / MP: 9999

Primeiro derrote Mindy para facilitar as coisas. Use Dispel sempre que Cindy usar Mighty Guard nas outras ou nela mesma antes de atacar. Continue descendo para mais uma batalha.

Chefe: Dark Anima - Level 50
HP: 36000 / MP: 9999

Sempre que ele colocar status negativos tire rapidamente com um Remedy ou magia. Caso deixe ele encher a barra de Overdrive, deixe o HP alto. Ataque com as Dresspheres mais fortes e vença sem problemas.
Após a batalha veja a cena e então fale com LeBlanc. Após a conversa se quiser compre itens com ela, salve o jogo e siga para a entrada de luz adiante.
Aqui encontra-se uma espécie de órgão e uma parte do chão estará brilhando. Pise nessa parte e escute a melodia prestando atenção nas notas. Em seguida no órgão coloque as mesmas notas ouvidas para abrir passagem. Adiante deve-se fazer o mesmo procedimento para ir abrindo passagem, vá procurando em todos os caminhos possíveis até pulando em alguns lugares paras achar as notas necessárias para abrir as passagens. Após isso encontre Gippal, ele entregará uma sphere para Paine, assista-a. Seguindo pelo caminho a chave desta parte é pisar nos blocos de acordo com a ordem ouvida. Há dois blocos para se começar, um antes e outro depois do Save Point. Vá por cima e pule no bloco da direita, três notas serão tocadas. Pule novamente para direita e suba para outro bloco, duas notas serão tocadas. Agora volte para a área do Save Point, no bloco antes dele e vá para uma parte mais alta, dois blocos estarão a sua frente, vá pelo mais alto e chegue num grande bloco e mais uma nota será tocada. Volte ao Save Point, e siga pelo bloco depois dele mas desta vez pule no da esquerda e o grupo será transportado para uma área mais acima. Pule no próximo bloco para tocar mais uma nota, então volte para ir para outro level e pule no bloco com um baú, duas notas serão tocadas. Volte ao Save Point, vá de novo por cima, agora pela esquerda e pela esquerda novamente para um bloco mais baixo, uma nota será tocada. Finalmente volte para a área do Save Point e siga pelo bloco antes do save, pule no bloco mais abaixo, duas notas serão tocadas. Agora vá para o chão que brilha e toque as notas para abrir a passagem.
Agora siga pelo caminho e veja Nooj, depois da cena volte e salve o jogo pela última vez agora siga para a batalha contra Vegnagun.

Chefe: Vegnagun (rabo) - Level 52
HP: 34200 / MP: 9999

A batalha é muita fácil e não oferece nenhum problema. Depois continue seguindo e veja o grupo de LeBlanc e ajude-os na batalha.

Chefe: Vegnagun (perna) - Level 53
Braço - HP: 18220 / MP: 9999
Sphere Vermelha - HP: 300000 / MP: 9999
Sphere Verde - HP: 300000 / MP: 9999
Sphere Amarela - HP: 300000 / MP: 9999

Use ataques que atingem todas as partes como o Darkness do Dark Knight para acabar com eles rapidamente e sempre deixe o HP alto. Siga para onde estão os outros e mais uma batalha acontecerá.

Chefe: Vegnagun (corpo) - Level 55
Corpo - HP: 33040 / MP: 9999
Braço direito - HP: 3000 / MP: 9999
Braço esquerdo - HP: 3000 / MP: 9999

Derrote primeiro os braços para ele não usar Protect e Shell e fique atacando até que ele ressuscite os braços novamente. Use a mesma estratégia de Angra Mainyu. Depois da batalha siga para a próxima luta.

Chefe: Vegnagun (cabeça) - Level 56
Cabeça - HP:38420 / MP:99999
Right Tusk's HP:2500 / MP:99999
Left Tusk's HP:2500 / MP:99999

Use a mesma estratégia que usou com o corpo, matando primeiro os Tusks e depois concentrando os ataques combinados na cabeça.
Depois de derrotar Vegnagun, uma cena ocorre dando início a próxima a última batalha.

Chefe Final: Shuyin - Level 58
HP: 23850 / MP: 210

Ele não é poderoso e o level do grupo deve estar bem mais alto que o dele. Todos os ataques dele lembram os Overdrives de Tidus, e só causam preocupação caso o grupo não esteja evoluído. Concentre ataques e acabe com ele.
Vencendo ele fique apertando o botão X repetidamente quando Yuna estiver caminhando pela área cheia de flores em Farplane para assim a criança aparecer e fazer uma pergunta a Yuna, escolha a primeira opção. Agora curta o belo e surpreendente final do jogo que você verá todo caso tenha feito todos os eventos aqui citados no guia já que conseguiu os 100% e curta o Perfect Ending. Se surpreenda com o final em um ótimo CG!



New Game +

Quando todos os crédito terminarem pode-se salvar seu jogo por uma última vez habilitando assim a opção New Game Plus. Começando o jogo agora com esta opção terá todas as Dresspheres, itens, e acessórios já habilitados do jogo anterior apenas tendo o trabalho de evoluir novamente. É uma boa opção para fazer outros eventos não feitos e ter uma outra visão do jogo.


5 comentários:

Anônimo disse...

Segui seu detonado completinho passo a passo

ta faltando muuuuuuuuuita coisa

e eu fechei com apenas 90% seguindo o que esta escrito

detonado mega lixo veio reescreve isso!

Anônimo disse...

to no 5° capitulo e ainda nao peguei a full throttle. tem como pegar ainda? ( eh eu sei q eu cometi esse vacilo!)
ASS:TK

Anônimo disse...

joguei ffx-2 e ffx-2 international e ambos deram 93% no final.
Segui passo a passo o detonado tbm e nao deu 100%
E tem uma coisa errada no detonado.
Tipo a dressphere trainer.
O detonado nao esclarece como ganhar essa roupa.
Primeiro no capitulo 1 e preciso falar com kimahri duas vezes e escolher a segunda opcao. NO CAP 2 fala com kimahri e escolhe a segunda opcao de novo.
NO CAP 3 fale com ele e a dressphere trainer e sua.
Na versao norte americana eu nao consegui pq segui esse detonado.NO INTERNATIONAL eu consegui pq vi num video.

Lucas Freire disse...

Galera; só tentando ajudar um pouco já que sou muito fã desse jogo; meus conselhos para vocês são os seguintes... independentemente do Capítulo em que você está, mesmo que esteja seguindo por completo esse detonado aqui, nunca deixe de revisar se tem sidequests que não foram mencionadas_ um bom detonado para isso é o da ign!
..._e, para mim, se você quer mesmo jogar esse jogo na integra, FAÇAM O NEW GAME+ NO MÍNIMO DUAS VEZES (a primeira dessas vezes escolhendo entregar a sphere que você consegue no fim do 1º Caítulo, já no 2º Capítulo, para New Yevon; e no último seguindo, tente completá-lo o melhor que puder, o mais completo possível; preocupando em deixar todas as suas dresspheres favoritas no máximo antes de salvar uma última vez para ficar livre para derrotar o Vegnagun quantas vezes quiser apenas não salvando quando concluir...
Meus maiores conselhos específicos para vocês é não perderem tempo com a Gippal's Sphere nas duas primeiras vezes jogando; não deixarem de derrotar Trema em nenhuma das 3 vezes, pois o acessório que ele da é o melhor do jogo, e tendo 3 você terá um para cada personagem (além de que também é aconselhável ter ao menos 2 Ragnarok para o caso de você estiver usando duas personagens com Dark Knight ou Mascot), assitirem a Perfect Ending e Secret Ending na primeira ou segunda vez que zerar (e se tiver curiosidade, assistir a Bad Ending também) e o principal, apenas reforçando o que eu já disse anteriormente, ao menos na 3ª vez, por mais que alguns sejam bem irritantes, não deixem de fazer todas as sidequests até o 4 Capítulo, já que só assim você pode conseguir a melhor dressphere do jogo (Mascot) ao conquistar todos os Hot Spots no 5º Capítulo como Mission Complete (já que Mission Conclused também não é suficiente).

p.s: Conselho para dresspheres ao querer evoluir as personagens ou derrotar com mais facilidade que as outras dresspheres, mantenham yuna e paine com mascot e a rikku com alchemist (se já tiverem a dressphere Mascot), pois a habilidade final de Mascot das duas são as habilidades mais fortes do game (a da rikku não é boa, já que não ranca nada, apenas há uma pequena possibilidade de matar instantaneamente e, para conseguir ela, você precisa de SOS Protect com a Dreesphere Warrior, o que não vale a pena; a não ser que você seja perfeccionista como eu), se não tiverem a Mascot ainda, eu joguei antes de recebe-la usando a Paine com Dark Knight e a Yuna com Berserker, mas você pode inverter essa sequência se desejar (de preferência, não deixando ambas em apenas uma dessas duas dresspheres como seria com mascot, já que Berserker é veloz, tem regen e counter attack e dark knight tem darkness, o que é ótima para monstros com imunidade a golpes físicos (como é o caso do braço esquerdo do Angra Mainyu), principalmente se você estiver usando o acessório Ragnarok.
Além, só aproveitem o game! É meu segundo favorito, portanto aconselho bastante o jogá-lo completamente!

anjos disse...

eu tô na chocomundo um dia mais eu não consigo encontrar o chefe para poder fechar aqui fazer o episódio completo e eu não consigo encontrar a última depois que a da Vivo