Em Breve Com Novidades.

Pessoal, Deem uma olhada ai no meu canal no Youtube, ele é sobre Games, um gameplay Hilarios para vocês.

Juntando games e Humor num só.

Se gostou se inscreva no canal e divulgue para seus amigos.

http://www.youtube.com/channel/UCdFYkuKYhpI36gdzty2yANA

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

detonado de Final fantasy X

Logo que você ganha o controle de Tidus, apenas ande para a frente e uma multidao de fas irá te cercar pedindo autógrafos. Voce é um grande jogador de Blitzball, o esporte favorito da cidade. Converse com o pessoal que está por perto e de autografos para os que quiserem. Depois ande um pouco para o centro da tela para ocorrer outra animaçao. Logo que tudo se resolva, voce terá que correr para nao chegar atrasado ao jogo. Apenas ande pela cidade, seguindo o único caminho possível. Voce ainda nao pode olhar seu menu, portanto apenas corra. Chegando na porta do estádio uma multidao de pessoas te atrapalhará a passar, corra por entre eles. Zanarkand é atacada por algum tipo de criatura. Após mais uma animaçao, voce se encontrará com Auron, que te dará a sua espada e voce terá que enfrentar alguns pedaços da tal criatura, as Pieces of Sin, o Sin. Vá enfrentando elas, sem problemas até encontrar seu primeiro chefe:

CHEFE - Grande pedaço do Sin: HP 2000

Nenhum problema quanto a ele. Depois de matar mais alguns Pieces of Sin, voces dois se verao cercados por vários deles. Pare de atacar os pedaços do Sin e comece a atacar a máquina que está ao lado da "avenida". Assim que destruir a máquina, Zanarkand será destruída também, e dará o início de sua longa jornada.

Quando voce recuperar o controle de Tidus, agora na água, aperte "X" para mergulhar e afundar. Continue indo até encontrar um menino. Vá até ele e converse. As coisas começam a ficar estranhas, mas logo se esclarecerao.

Ocean Ruins

Quando Tidus recobrar consciencia, nade na direçao da seta vermelha do mini-mapa, que existe no canto superior da tela, até encontrar a saída da água. Uma animaçao. Após voce cair na água irá enfrentar um monstro, e entao um chefe. Esqueça, agora é impossível matá-lo. Após alguns acertos Tidus sai correndo, pois sabe que nao conseguirá matá-lo agora, mas nao se preocupe, mais tarde voce poderá enfrentá-lo novamente e terá sua revanche, por enquanto acalme-se. Após a animaçao, vá para o norte e suba as escadas. Voce chegará a uma grande sala, onde no centro dela haverá a possibilidade de se montar uma fogueira, mas primeiro é preciso pegar os materiais necessários.

Vá para a sala no canto esquerdo do mapa para pegar o Fire Starting Kit, o primeiro dos itens necessários. Entao vá para a porta dupla existente no lado superior do mapa e suba as escadas para encontrar a Dried up Flower, o outro item para a fogueira. Volte a sala principal e use este dois itens para fazer a sua fogueira. Após o pequeno descanço, outra batalha. Será que voce nunca ficará em paz?

CHEFE - Klikk : HP 2400

Este também nao será muito problema. De alguns danos nele até que aconteça uma animaçao em que uma mulher, Rikku, irá se juntar a voce para te ajudar nesta batalha. Aproveite sua habilidade para roubar granadas do inimigo e depois use-as contra ele. Com isto ele nao durará muito.

Mais uma animaçao, e que confusao, voce nao entende nada que eles falam. Tidus será carregado embora com eles, ele está em maus pedaços. Voce entao estarao no navio dos Al Bhed.

Salvage Ship

Converse com a mulher, Rikku, para ganhar um Tutorial sobre como usar a Sphere Board. Preste muita atençao, nao é muito complicado, mas é inovador e muito interessante. Converse com ela o suficiente e tente conversar com os outros do barco, mais confusao. Após uma animaçao voce e Rikku irao fazer um mergulho necessário. Simplesmente siga a seta vermelha do mini-mapa para chegar aonde deve. Examine o painel para abrir uma nova passagem, depois examine o centro do local. Rikku irá ligar a energia, e entao voces irao voltar para o navio, ou melhor iam, pois um chefe aparece para te dar problemas.

CHEFE - Tros: HP 2200

Esta luta apresentará para voce algo muito legal deste jogo, o Trigger Command. Voce poderá se mover pelo cenário de batalha, mas também nao vá pensando maravilhas. Comece com ataques normais e lembre-se sempre de usar a habilidade Steal e use Rikku detonando o monstro com Granades. Quando ele se mover para o outro lado voce nao poderá acertá-lo. Aguarde até que ele te ataque, e entao, quando ele for novamente para o outro lado, use o seu Trigger Command para cercá-lo. Agora as coisas ficam um pouco mais fácil. Nao existe muito segredo.

Voltando para o navio ocorrerá uma conversa entre Rikku e Tidus, com a primeira revelaçao importante, Zanarkand foi destroída a 1000 anos atrás. A viagem está apenas no começo. Uma animaçao mostrará Sin atacando o navio em que Tidus está. Por algum tempo voce nao irá ver Rikku. Outra viagem pelo espaço.

Besaid Island

Tidus acorda novamente na água, próximo a uma praia maravilhosa. De uma volta e vá em direçao a praia, onde estao outros jogadores de Blitzball. Parece que as coisas começaram a melhorar, mas nao se alegre. Quando estiver chegando na praia vire para a direita e siga até uma praia ao lado, que está separada por uma rocha, e pegue o item no baú. Volte e chegue a praia. Conversando com os jogadores voce conhece o Capitao do time, Wakka, e também descobre que as coisas estao piores do que voce imagina. Voce começa a entrar em contato com um povo com muitas crenças e que demorará um pouco a te entender. Siga para o canto esquerdo da praia para pegar dois baús. Volte e siga o caminho de Wakka. É recomendável salvar, pois o caminho já foi um pouco perigoso e comprido.

Vá com Wakka até a vila, mas cuidado durante a travessia na água. Haverao inimigos peixes, onde voce terá os primeiros contatos com os golpes de Wakka. Chegando a vila, explore-a. Converse com os moradores e procure por baús contendo itens. Também nao esqueça de salvar no Monster Fighting team living Quarters (afe).

Quando estiver cansado de tanto andar, vá até o templo e converse com os monjes. Vá até a cabana onde está Wakka e converse com ele. Descanse um pouquinho, voce merece. Após o seu despertar, volte para o templo para procurar por Wakka.

Desrespitando as regras, Tidus entra na Room of Training, lugar permitido somente para guardiaos, e terá de enfrentar seu primeiro templo, um pouco de puzzle. A questao é a seguinte: Tidus deve por as Spheres corretas nos buracos corretos e saber manusear as outras para que nao o atrapalhe. Voce só pode carregar uma Sphere por vez, entao saiba o que está fazendo, ou entao terá um pouco de dor de cabeça.

Pegue sua primeira Glyph Sphere e ponha-a na porta para abrí-la. Vá andando até ver um pedestal, examine a parede oposta a ele. Uma passagem irá se abrir, revelando outra Sphere. Volte até a porta e pegue a Sphere novamente. Vá andando até ver um local onde se pode colocar uma Sphere na parede do lado esquerdo. Ponha a sua Sphere e será revelada a Destruction Sphere. Todos os templos contém uma Sphere desta e voce terá que achá-las sempre e usá-las no lugar correto, para mais para frente conseguir o melhor Aeon do jogo. Ponha-a no buraco da parede, que está cheia de "linhas vermelhas" ao seu redor. Voce achará um baú. Agora volte até a passagem que voce abriu perto do pedestal. Pegue a Sphere e ponha-a no pedestal. Empurre o pedestal até o elevador e Wakka aparecerá.

Voce conhecerá Lulu e Kimahri, dois guardioes, juntos de Wakka, da Summoner Yuna, que voce também acaba conhecendo. Ela conseguiu obter o Aeon Valefor. Saia do templo. Algumas animaçoes virao, onde será demonstrado o Aeon Valefor. Ocorrerá a noite de celebraçao e por fim uma boa dormida. Numa conversa entre Lulu e Wakka voce descobrirá que Tidus é muito parecido com o irmao de Wakka, Chappu. Pela manha Wakka presenteia Tidus com a ex-espada de seu irmao. A jornada de Yuna para derrotar Sin está para começar.

Quando Yuna chegar todos se reunirao para pedir "Boa Viagem" e vitória para o time de Wakka. Aliás, Tidus é convidado para se tornar jogador. Recobrando o controle de Tidus, siga a seta vermelha e vá prestando bastante atençao nos aprendizados sobre as batalhas. Em determinado ponto Kimahri irá atacar Tidus, mas nao se preocupe, apenas de alguns ataques normais até que Wakka acabe com a briga. Parece que Kimahri tem ciúmes de Yuna. No final do caminho voces embarcaram em um navio rumo a Kilika Island. Mais tarde você pode voltar para este templo e conseguir o segundo Overdrive de Valefor, com uma mulher junto de um cachorro.

Transport Ship

Converse com todos do navio para aprender mais coisas cobre o novo local onde voce está e suas tradiçoes. Depois converse com Yuna e o navio será atacado por Sin novamente.

CHEFE - Sin : HP 2000, Sin Pieces : HP 200

Nunca mate os tres Pieces of Sin que ficarao no barco, pois em caso contrário Sin mandará mais 3, e assim será sempre. Mate dois deles e depois se concentre em acertar Sin. Como ele está muito longe, os únicos ataques que funcionarao sao as Black Magics de Lulu e os ataques de Wakka. Matenha-os no grupo e deixe o outro apenas cuidado para curar a vida do grupo. Nao é difícil.

No fim da batalha Tidus irá cair na água e Wakka irá atrás para ajudá-lo. Mais um chefe, desta vez somente com os dois que estao na água.

CHEFE - Al Bhed Maquina: HP 2100

Apenas cuide muito de sua vida. Ele nao deve dar problema. Ataque normalmente e, se puder, use Overdrive. Após derrotar a Maquina, os dois voltam para o navio, mas Sin já se foi. A viagem continua e voces chegam a Kilika, mas é tarde, ela já fôra destruída por Sin. Só resta rezar e cuidar dos que sobreviveram.

Kilika Island

Quando voces chegarem ao solo Yuna se oferecerá, como Summoner, para fazer a dança do "Sending" (Envio), um ritual praticado pelo povo de Sphira para guardar a alma dos mortos. Controlando Tidus, vá para Norte e depois siga para Oeste, usando o mini-map, e voce poderá ver a animaçao da tal dança. Voces entao irao descançar da longa viagem que tiveram.

No outro dia de manha, quando sair do Inn, Tidus saberá que Wakka quer lhe falar. Mas nao vá atrás dele, primeiro vá para oeste e salve a garotinha que está em uma plataforma instável de uma casa desmoronada. Vá entao para o bar para ganhar um item de agradecimento. Depois vá para Leste e encontre Wakka. Após o falatório, volte e siga para Oeste até alcançar a "floresta".

Ocorrerá uma animaçao onde Yuna chama Tidus para se tornar seu guardiao. Os outros nao permitem, pelo menos por enquanto. De qualquer forma, algo está acontecendo entre estas duas pessoas. Sinta-se livre para andar pela floresta. Existem alguns itens escondidos nos cantos, entao de uma olhada por eles. Existe um chefe em um dos entroncamentos existentes, onde Luzzo e Gatta estao.

CHEFE - Lord Ochu : HP 4700

Este poderá lhe dar um pouco de trabalho. Cuidado com seus ataques Poison Claw e EarthQuake. Não economize Antidotes ou a White Magic Esuna de Yuna. Quando ele dormir recuperará cerca de 300 de HP por cada turno, entao acorde-o o mais rápido possível com algum ataque físico, mas cuidado, pois a cada acordada ele usa Earthquake. Também nao exite em usar Valefor, e nao se preocupe se ele morrer. Do resto, apenas ataque o mais rápido o possível e cuide bastante de sua vida.

Após a batalha voce pode ir até o canto superior esquerdo do mapa para pegar um Luck Sphere, depois é só sair da floresta pelo caminho da direita do membro da Monster Fighting Team que está de guarda. Só nao esqueça de conversar com os membros da da MFT (Monster Fighting Team) para ganhar alguns itens. Siga o caminho e voce chegará ao templo. Salve, pois um pouco antes da entrada do templo voce enfrentará outro pedaço do Sin.

CHEFE - Sin Piece : HP 3000, Sin Piece Arms(braços): HP 450 x 2

Os braços irao absorver qualquer magia que for usada, portanto detone-os primeiro usando ataques físicos. Após acabar com eles, passe para o pedaço principal. Tome cuidado, pois ele pode te causar poison, por isto nao se preocupe com os Antidotes ou em usar Esuna. Aproveite para usar as Black Magics de Lulu, exceto as do elemento Water, pois assim voce estaria dando energia para ele. Com ele sozinho nao há muito segredo. Apenas cuide de sua vida, Cure do poison sempre e nao use magias de água nele.

Após derrotar o monstro, siga mais um pouco e chegará ao segundo templo, o Kilika Temple. Hora de pegar outro Aeon, Ifrit. Este é tao fácil quanto o primeiro, mas as coisas irao começar a complicar. Novamente nao esqueça de pegar o Tesouro escondido com a Destruction Sphere. Após conhecer os Luca Goers, converse com Wakka e será hora de conhecer Dona, outra Summoner. Tidus será deixado para trás, pois ainda nao é um Guardian, mas acabará entrando forçadamente no Cloister of Trials.

Pegue a Kilika Sphere e use-a na porta para queimá-la. Retire-a novamente e ponha-a na parede da esquerda ou da direita, tanto faz. Vá para a próxima sala e examine o Glyph (símbolo) na parede, ele abrirá outra porta. Siga para a nova sala. Pegue a Kilika Sphere e vá até o pedaço do chao que é diferente (Glittering Panel), aparecerá um pedestal. Coloque a Kilka Sphere no pedestal e empurre-o até o Glittering Panel novamente. Pegue a Glyph Sphere e ponha no buraco da esquerda, perto do fogo. Pegue a Kilika Sphere e ponha-a na porta. Vá para a porta aberta com a Glyph Sphere e pegue a Destruction Sphere e use-a no buraco para detruir a parede e pegar o Tesouso. Remova a Kilika Sphere da porta que está queimando e ponha-a em qualquer lugar. Siga o caminho.

Chegando no Chambers, converse com Wakka para saber um pouco mais sobre os Faith e os Aeons. Tente sair para que Yuna chegue. Volte e saia do templo, voce tem agora Ifrit como Aeon. Volte até o navio e diga adeus para Kilika.


Transport Ship

Voce pode encontrar O`aka, um comerciante que cobra caro por seus produtos, mas que se investido, pode gerar bons frutos no futuro. Vá ao Deck e converse com Yuna, falando sobre Zanarkand. Converse com Lulu e Wakka e depois examine a bola de Blitzball que está no deck. Preste atençao sobre o ensinamento que lhe será dito para saber o que fazer.

Aperte o direcional correto e "X" na hora em que aparecer o texto. Se acertar aprenderá o Jecht Shot, para usá-lo nas partidas de Blitzball. Termine de conversar com Yuna. Após as animaçoes voce chegará a Luca.

Luca

Apenas siga as seta vermelha do mini-map, voce encontrará Maester Mika e Seymour. Na sala reservada aos times voce verá um Tutorial sobre como jogar Blitzball, aprenda se quiser jogar. Depois ocorrerao rumores de que Auron está na idade. Tidus e Yuna irao procurá-lo. Apenas siga a seta vermelha novamente até chegar ao Bar, mas ele nao estará lá. O torneio começa e sem que Tidus perceba Yuna é raptada.

Lulu se juntará a voce, apenas siga a seta vermelha. Voce enfrentará algumas Machinas dos Al Bheds, acabe com elas usando a magia Thunder de Lulu. No fim voce irá parar em um navio dos Al Bhed e um chefe virá.

CHEFE - Al Bhed Machine: HP 6000

Primeiro use o Trigger Command de Tidus para investigar o "pegador" na lateral do navio. Use entao Haste em Lulu e fique usando magias Thunder no tal pegador. Quando for possível controlá-lo, use Tidus para operá-lo e dar um enorme dano no chefe. Depois use alguns Thunders e tudo estará resolvido. Cuide de sua vida.

Após ter "pego" Yuna novamente volte para o estádio. Converse com Wakka na sala do time. Está na hora de jogar Blitzball, pois Wakka se feriu e Tidus irá substituí-lo. Voce dificilmente ganhará, isto é, ser nao for impossível, o que creio eu. De qualquer forma, quando tudo acabar, monstros irao invadir Luca e voce terá algumas batalhas a fazer. Auron reaparece e se junta a seu time. Mais alguns inimigos e no final uma animaçao revelará o poder do Aeon de Seymour, Anima. Calma, voce pode adquirí-lo mais para a frente, por enquanto cuide para nao perder nenhum Tesouro nos templos. Voce poderá salvar e depois algumas animaçoes virao, inclusive uma em que Aurons conta sua história para Tidus, bem como algo sobre Jecht e o Sin. Sin é Jecht, o pai de Tidus. Siga a seta vermelha e voce encontrará seu novo destino. Converse com Yuna. Sua jornada ainda continuará.

Highroad

Apenas vá caminhando e conversando com as pessoas para ganhar alguns itens. Existem alguns mosntros que dao bom dinheiro e premios como Spheres, entao aproveite quando estiver na proximidade de um save para fazer algumas batalhas.

Durante seu caminho voce conhecerá outra Summoner, Belgemine, que dará alguns ensinamentos a Yuna. Quando chegar ao final da estrada, o grupo estará cansado e irá descansar na Travel Company. Salve, pois uma nova batalha virá. Saia do Travel Company e a batalha com o novo chefe começará após a animaçao.

CHEFE - Chocobo Eater: HP 10000

A manha deste chefe é matá-lo rapidamente para que ele nao te empurre para o abismo atrás de voces, mas nao se preocupe, ele nao dará muito problemas.

Use Tidus em seu grupo para usar Haste em todos os personagens que estao na batalha. Use com Wakka o Dark Attack para deixar o monstro com Darkness, assim ele quase nao te acertará. Use tudo que tiver, inclusive os Aeons. Ele irá cair de costas, e quando isto acontecer, de o seu melhor e detone-o sem piedade. Ele deverá voltar um pouco para trás te dando um pouco mais de tempo para derrotá-lo. Prossiga fazendo isto. Nao se esqueça de sempre deixá-lo com Darkness, e o mesmo para o seus personagens com Haste. Desta forma será muito difícil perder esta batalha. Nao economize Overdrives, outro chefe demorará um pouco para aparecer.

Quando acabar a batalha, o pessoal irá te agradecer e, em troca, voce ganhará um chocobo para dar uma volta. Converse com o ajudante de Rin e aproveite, pois na próxima vez voce terá que pagar para ter um.

Agora que voce está copm chocobo nao ocorreram batalhas, portanto explore bem o mapa, pois existem bastante baús nesta estrada, procure por eles. Para pegá-los voce terá que descer do chocobo, mas nao se preocupe, ele fica te esperando, porém voce corre o risco de ter azar para enfrentar uma batalha quando menos quiser. Apenas vá seguindo a seta vermelha e procurando por baús.

Voce chegará a um local onde um veículo impede o caminho e existem alguns guardas também na proximidade. Converse com eles. Um irá te pedir donativos e, dependendo do que voce der para ele, ganhará um certo item, faça sua escolha. Converse com Dona, depois com Lazza e por fim com o guarda que impede a sua passagem, ele te informará coisas sobre a operaçao. Volte um pouco e Seymour aparecerá para te ajudar te dando livre passagem. Hora de sair da Highroad.

Mushroom Rock Road

Sigas o único caminho até chegar ao elevador principal. Antes de subir converse com os mebros do Monster Fighting Team. É recomendável que se encha o Overdrive de todos antes de prosseguir, pois agora virá uma batalha um pouco chata, já aproveitando a proximidade de uma Save Sphere, pois assim voce pode ficar recuperando seu HP e MP sem ter que gastar itens. Suba o elevador e converse com o pessoal. Procure por baús para pegar alguns itens. Alguns "guardas" te darao itens se voce conversar com eles.

Após feito tudo o que queria, converse com o guarda que está do lado direito inferior, ele é indicado pela seta vermelha do mapa, e escolha a segunda opçao (Ready!) para começar a luta contra o Sin. É hora de outro chefe.

CHEFE - Piece of Sin (Pedaço do Sin)

Body (corpo) : HP 12000

Head (cabeça) : HP 3000

Arms (braços) : HP 800 x 2

Cuide primeiro da cabeça, pois ela pode te cuasar poison e dar um pouco de dor de cabeça com isto. Enquanto nao matá-la nao economize em Antidotes. Cuide sempre de sua energia e nao economize Overdrives. Para poder acertar o Corpo voce precisará primeiro acabar com os braços, porém eles se regeneram. Portanto ataque os braços com ataques normais até que sumam, depois use toda sua fúria em cima do corpo.

Nao pense duas vezes para decidir se usa ou nao os Aeons. Se tiver enchido seus Overdrives, incluse dos Aeons, nao será muito trabalho. Sempre tome cuidado com seu HP e use seus ataques mais fortes.

Após esta batalha ocorrerá uma animaçao, aproveite este curto momento de paz pois logo que ela se acabe outra batalha irá começar, desta vez voce só poderá lutar com Yuna, Auron e Seymour.

CHEFE - Piece of Sin (Pedaço do Sin)

Body (corpo) : HP 6000

Head (cabeça) : HP 1000

Arms (braços) : HP 800 x 2

Esta nao será tanto problema quanto a outra, principalmente pelo número de HP que Seymour tem e pelo poder de suas magias. Sem falar que agora o Piece of Sin está mais fraco que anteriormente.

Use os ataques físicos de Auron e as Black Magics de Seymour para atacar. Deixe para Yuna o papel de ficar curando o grupo. Siga assim e nao haverá problemas. Se ocorrer a oportunidade de Yuna atacar, ataque.

Finalmente derrotado o monstro, Tidus e os outros do grupo recobram consciencia. A operaçao foi um fracasso e Wakka se zanga muito, pois havia avisado sobre nao usar Machina contra o Sin. Controlando Tidus, converse com Gatta, que está jogado no chao. Ele é um dos poucos sobreviventes da operaçao. Depois converse com seus amigos e, por fim, deixe a triste Mushroom Rock Road, seguindo a seta vermelha. Algumas cenas ocorrerao no caminho, como por exemplo Tidus ouvindo pela primeira vez Kimahri, assim como vendo ele sorrir. Também haverá uma conversa entre Auron e Tidus.

Djose Road

Apenas siga a seta vermelha. No caminho converse com as pessoas para ganhar itens. Nao demorará muito e voce chegará ao Djose Temple. Hora de mais um pouco de puzzle. Dentro do templo voce conhecerá Izzaru, outro Summoner. Ele tem como guardiaos seus dois irmaos e falará com Tidus para tomar cuidado, pois alguns Summoners estao sumindo inexplicavelmente na estrada. Vamos para o Cloister of Trials.

Primeiro pegue as duas Djose Spheres e ponha-as na porta para abrí-la. Pegue duas Djose Spheres na porta e ponha-as nos buracos da parede da direita. Empurre o pedestal, com uma Djose Sphere nele, para a direita até que a Sphere fique brilhante. Pegue esta nova Sphere e ponha-a no buraco do lado direito da porta ao Norte, ela se abrirá. Agora pegue as duas Djose Spheres que estao na direita e ponha-as no pedestal. Emurre-o até a corrente elétrica e pule em cima dele, empurre-o para Norte para acionar uma parte do Símbolo que estava no chao.

Volte e pise no Glittering Panel para que o pedestal volte para o centro do Símbolo. Pegue a nova Djose Sphere, que está no burado da direira da porta, e ponha-a no buraco da esquerda da mesma porta. Pegue as duas Djose Spheres do pedestal e ponha-as nos buracos da sala anterior, voce terá completado o símbolo. Uma plataforma aparecerá no centro do símbolo. Antes de subir por ele vá para a direita e toque na parede que está brilhando, voce pegará a Destruction Sphere, leve-a com voce no elevador. Ponha-a no pedestal que está a Sul. Uma passagem se abrirá, lenvando-o ao tesouro.

Prossiga e converse com Lulu, ocorrerá uma animaçao. Converse com todos e tente sair, Yuna irá aparecer. Voce terá agora Ixion. Após entre novamente no templo e vá até a sala superior direita do templo e acorde Yuna. Saia e siga seu caminho, guiando-se pela seta vermelha. Voce logo chegará a Moonflow.

Moonflow

Indo pela estrada, seguindo a seta vermelha, voce encontrará Belgemine, que desafiará novamente Yuna. Ganhe dela para ganhar o "Summoner`s Heart", um item que possibilita ensinar habilidades para os Summons usando itens, no option menu. Prossiga até chegar a Estaçao de Shupaff. O grupo irá descançar. Aproveite para fazer algumas compras, mas cuidado pesquise primeiro pois existem alguns mercadores que cobram muito caro por seus produtos. Converse com Wakka e com Lulu e depois vá conversar com o "motorista" do Shupaff, um bicho de fala esquisito, que está sobre as escadas. Sua volta começará, mas enquanto voce acha que será tranqüila, esqueça. Ocorrerá uma animaçao e um novo chefe virá.

CHEFE - Al Bhed Catcher(Pegador dos Al Bhed): HP 4000

Como a batalha é debaixo da água voce só poderá lutar com Tidus e Wakka, mas nao se preocupe muito. Cuidado com seus ataques elementais que podem te tirar um bucado de HP. Nao economize Potions e nem mesmo Haste. Tire proveito das habilidades de Wakka para sair na frente. Do mais é só atacar com tudo que voce tiver. Voce nao deverá morrer aqui.

O resto da viagem com o Shupaff será tranqüila, mas foi um susto considerável. No fim do passeio, converse com seus amigos e voce terá que se distanciar um pouco deles. Vá para o lado superior esquerdo do mini-map, seguindo pela estrada, adentrando a floresta, para se encontrar novamente com Rikku. O restante de seu grupo aparecerá e voce terá uma nova integrante para o grupo, Rikku, a garota Al Bhed. É claro que Wakka é totalmente contra isto. Apenas siga pela floresta, seguindo sempre a seta vermelha, até chegar a próxima cidade.


Guadosalam

Explore a cidade para pegar alguns itens. Voce pode salvar no Inn e também conviddar alguns Guados para seu time de Blitzball. Depois vá para a casa de Seymour. Converse com os seus amigos e o servente irá aparecer. Vá para a sala em frente e converse novamente com seus amigos, algumas animaçoes ocorrerao. Seymour propoe para Yuna que ela se torne sua esposa. No término de tudo saia da casa e suba pelo caminho em forma de espiral. Voce deverá chegar ao Farplane, o local para onde os mortos sao enviados. Primeiro converse com Wakka e depois com Yuna, uma revelaçao ocorrerá sobre a mae e o pai de Tidus, depois é só sair.

Volte para a mansao e converse com Lulu. Depois siga pela caverna do lado esquerdo, voce irá para Thunder Plains. Na entrada voce encontrará Shelinda, converse com ela. Volte para conversar com seu grupo, estarao todos prontos para partir, menos Rikku que tem medo de trovao. Volte para a caverna e siga em frente.

Thunder Plains

Na entrada do local haverá um Tutorial explicando sobre como se desviar dos raios, mas nao se preocupe, mesmo que voce seja atingido nao irá tomar dano, mas cá entre nós, isto é muito chato.

Este caminho é chato e nao tem nada de mais. Existem alguns itens espalhados por entre os terrenos, se tiver interesse de uma procurada. Apenas vá seguindo para o Norte, no rumo da seta vermelha. No caminho voce encontrará Shelinda, que fará perguntas sobre o casamento. Voce também pode encontrar 2 pedras do Cactuar (Cactuar Stone), se examiná-las com o botao "Quadrado" poderá ter algumas batalhas com grandes recompensas. Siga até a Shop e Inn que existe no meio do caminho. O grupo decide parar para descançar. Faça suas compras e salve, se quiser. Ocorrerá uma animaçao com Auron e Rin. Vá até o quarto de Yuna e surpreenda-a. Após a animaçao vá conversar com Wakka e Rikku, voce entao estará pronto para sair.

Saia e prossiga o seu caminho para Norte, apenas siga a seta vermelha. Após um pouco de caminhada voce chegará ao fim de Thunder Plains e chegará a Macalania Woods.

Macalania

Outro caminho simples a ser seguido. Apenas basta seguir a seta vermelha, nao tem segredo. Voce aprenderá como jogar o jogo da Captura das Borboletas, pelo qual voce pode obter a arma mais poderosa de Kimahri. Continue seu caminho e salve, ocorrerá uma animaçao em que Auron irá querer pegar algo que Jecht deixou ali faz 10 anos. Ele só nao contava que um chefe guardaria o local e tal item.

CHEFE - Spherimorph(Controlador das Spheres): HP 11000

Como este é um chefe elemental, a estratégia nao será muito complicada. Mantenha Auron no seu grupo e use o Power Break para diminuir os danos. Deixar Lulu no grupo também é interessante, deixando com ela a responsabilidade de atacar com Black Magics do elemento oposto ao do chefe, se ele estiver com elemento Fire, ataque com Ice, se Thunder, ataque com Water e vice-versa. É bom deixar Yuna no grupo para o papel de Healing (curar), já que este chefe pode causar danos preocupantes. Se quiser, voce também pode usar seus Aeons, mas da seguinte forma: quando ele tiver com o elemento Fire, use Ifrit, pois assim ele sempre recuperará o HP de Ifrit quando atacar, mas em tal caso use apenas ataques físicos. Nao há mais muito a falar. Uma boa idéia continua sendo colocar Haste em Lulu e Auron, pois desta forma o chefe deve durar menos.

Após a morte do chefe, a Jecht Sphere ficará exposta. Voce irá assistir a algumas situaçoes vividas por Jecht, Braska e Auron durante sua viagem pelo Final Aeon. Após a animaçao é hora de continuar o caminho e sair de Maclania Woods. Yuna pedirá para falar com Seyomur sozinha, mas outro problema se aproxima, os Al Bhed estao tentando raptar Yuna novamente.

CHEFE - Al Bhed Gunner, Main Body(corpor): HP 16000, Magic Seal (escudo contra mágica): HP 1000

Aqui voce pode fazer uma escolha para acabar com este chefe: destruir o Magic Seal e depois detoná-lo com magias, ou apenas partir para o ataque físico com o Main Body, ignorando o Magic Seal. A escolha é sua, mas lembre que ele poderá usar seu ataque que tira quase 1000 HP de um personagem. Auron é muito para este tipo de confronto, portanto use-o. Se escolher destruir o Magic Seal, use Lulu assim que o fizer e nao tenha dó. Haste em todos os personagens pode te dar uma boa vantagem, e Tidus no grupo pode ajudar por causa do tempo curto de espera para efetuar outro ataque.

Ao fim da batalha voce deixará de contar, momentâneamente, com a participaçao de Yuna no seu grupo. A partir de agora a história toma um novo rumo. Aproveite a animaçao. Os snowmobiles irao levá-los adiante, até o templo de Macalania.

Entrando no templo e vendo os eventos ocorrerá a primeira batalha contra Seymour, que poderá te dar um pouco de trabalho. Yuna se juntará ao seu grupo novamente para esta batalha, e o melhor, elá já tem o seu novo Aeon (Shiva) que, porém, ainda nao foi nomeado.

CHEFE - Seymour: HP 6000, Guado Guards: HP 2000 x 2

Se quiser facilitar as coisas deixe equipado algum personagem com uma arma que cause o efeito Stone (Petrifie), pois assim voce poderá, talvez, petrificar os dois Guado Guards que protegem Seymour, evitando que eles curem Seymour. Os problemas desta batalha sao justamente estes dois Guado Guards, pois eles ficam recuperando o HP de seus aliados, tanto Seymour quanto deles próprios. Note que como contra ataque eles recuperam HP, como se tivessem a habilidade auto-potion. Quanto a Seymour nao haverá muito problema. Em hipótese alguma tire Yuna de seu Grupo de linha de frente, pois os ataques de Seymour sempre seguem uma sequencia, e sao sempre Black Magics, e voce usará Yuna para anulá-los. Em seu primeiro turno, Seymour usará uma Black Magic de Gelo, portanto use NullFrost em seus personagens, depois virá Thunder, use NullTide, depois Water e, por fim, Flare, para este último use NullBlaze. Depois ele voltará a repetir esta seqüencia, entao fique sempre usando estas Magics para anulá-las.

Concentre-se em atacar primeiro os Guado Guards para detoná-los, mas atençao para o número de dano que irá causar, pois eles recuperam HP. Use preferencialmente as Black Magics de Lulu para matá-los, pode levar um pouco de tempo, mas depois de alguns danos eles vao morrer. Voce também pode usar a habilidade Steal de Rikku para roubar as Potions do Guards, assim eles nao poderao se regenerar. Nao se esqueça de colocar Haste em todos os seus personagens, principalmente Lulu. Se tiver algum Overdrive cheio use-o nos Guards. Quando acabar com eles detone Seymour com tudo que tiver, mas nao se esqueça do esquema das magias que ele solta. Nao use os Aeons, voce precisará deles logo mais. Quando ele só tiver metade de sua vida irá chamar Anima para ajudá-lo, hora de lutar Aeon contra Aeon.

CHEFE - Anima (Aeon de Seymour): HP 18000

A maneira mais fácil de derrotar Anima é invocando o seu Aeon ????, que nós sabemos ser Shiva. O nome dela ainda está assim por que voce nao pode renomeá-la, já que acabou de consigui-la. De ataques normais sempre cuidando de seu HP, e regurlamente use Blizzara ou Blizard em Shiva, para que ela recupere seu HP. Quando seu Overdrive encher detone Anima. Se eles estiver com menos de 10000 de HP voce poderá matá-lo com este golpe.

Assim que voce derrotar Anima Seymour voltará a te enfretar, com o HP totalmente cheio (6000), e desta vez ele está um pouco mais nervoso. Seus golpes podem tirar um pouco mais de vida, porém nao causará muitos problemas, já que o esquema de magia continua o mesmo. Mantenha sempre Yuna em seu grupo, apenas usando magias para nulificar as de Seymour e com o resto do Grupo ataque sem piedade. Nao é necessário dizer que Haste pode acabar com esta luta mais rapidamente. Finalmente acabado a luta está na hora de enfrentar outro puzzle, entre no Cloister of Trials.

Desça e voce verá um pedestal do lado esquerdo. Empurre-o para a direita, ele quebrará um iceberg. Empurre-o novamente, desta vez para cima, ele quebrará outro Iceberg e de quebra vai descer pela rampa. Pegue a Glyph Sphere, ainda no lado de cima, e ponha-a no buraco mais a direita no andar de baixo. Deverá aparecer uma nova Macalania Sphere no andar superior. Pegue esta nova Sphere e ponha-a no pedestal, o que ainda está no andar de baixo. Empurre-o para a direita e uma parte da ponte aparecerá. Suba e pegue a Macalania Sphere, que está no buraco da direita, e ponha-a no pilar do andar infeiror, aparecerá a segunda parte da ponte. Suba e pegue a Macalania Sphere restante, ponha-a no mesmo lugar em que estava a Glyph Sphere, a ponte se completará.

Para pegar a Destruction Sphere voce terá que pisar no Glittering Panel que apareceu. Agora é só pô-la no buraco que resta no andar de baixo, no lado esquerdo, e o baú aparecerá. Agora fica por sua conta pegá-lo. Atravesse a ponte e saia correndo do templo, pois Guado guards virao atrás de voce a toda hora, e quanto mais voce demorar mais batalhas terá. Mesmo eles sendo fácil, sao chatos. De forma alguma passe batido pela Save Sphere, salve e fique por perto fazendo batalhas para encher o Overdrive de seus Aeons, pois serao muito importante para o próximo chefe. Continue um pouco mais o caminho e a batalha começará.

CHEFE - Windigo: HP 18000, Guado Guard: HP 1200 x 2

O primeiro passo a ser tomado é acabar com os Guado Guardians o mais rápido o possível. Eles deixam Windigo com Berserk, o que pode faze-lo causar danos gigantescos no grupo. Para isto voce pode usar o Overdrive de um de seus Aeons ou entao lutar corporalmente, e sempre que eles deixarem Windigo com Berserk, cure-o o mais rápido que puder. Acabando com os Guado Guardians concetre-se em prejudicar Windigo o máximo que puder. Seu ataques causam danos incríveis, portanto use o Power Break de Auron, e se já tiver, o Armor Break. Cause todos os status negativos que puder nele, como Slow, Darkness, Sleep e Silent. Este chefe é bastante resistente a ataques físicos, portanto aproveite para abusar das Black Magics de Lulu, principalmente se conseguir deixá-lo com Sleep. Do mais nao há segredo, é apenas bater nele com tudo que tiver. Cuidado com seu contra ataque, isto pode te dar muita dor de cabeça. Devo recomendar Haste novamente?

Salve para recuperar seu HP e MP.

Prossiga e verá algumas animaçoes. Novamente Sin aparece, e voce aparecerá sozinho com Tidus em Sanubia Desert, mas calma, é só momentaneamente.

Sanubia Desert

Tidus acordará em um pequeno Oasis. Saia da água e prossiga para o deserto. Antes de encontrar qualquer um de seus amigos voce encontrará primeiro um chefe, e lutará sozinho. Tome muito cuidado com seu HP.

CHEFE - Zuu: HP 12000

Apenas use Haste e fique atacando normalmente. Se preocupe em cuidar de seu HP, mas nao se desepere, Auron e Lulu irao aparecer durante a batalha para te ajudar. Desta forma a luta fica mais tranqüila. Cause alguns status negativos, principalamente Darkness, e ele ficará tao fácil como tirar doce de criança.

Agora é só ir procurar pelos outros. Siga o caminho da seta vermelha e voce encontrará Wakka. Prossiga até uma bifurcaçao e pegue o caminho para Leste para encontrar Kimahri, volte para a bifurcaçao e vá pelo outro caminho até achar Rikku. Prossiga e salve, depois é só seguir Rikku, ou a seta vermelha se preferir. Voce está em território Al Bhed e logo chega a Al Bhed Home.

Al Bhed Home

Parece que as coisas nao estao muito boas no momento. Ocorrerao batalhas em quase todo momento, portanto tenha cuidado. Inicialmente apenas siga o grupo até chegar a uma bifuracaçao em forma de Y. Para a esquerda, onde está a Save Sphere, é o caminho para a continuaçao da história, se passar pela porta nao poderá mais voltar. Portanto primeiro vá para a direita. Em uma das salas haverao dois baús que precisam de um código para serem abertos. Em um responda 5633, e no outro escolha a seguinte ordem, 3,4,2,1. Volte e siga pelo caminho da esquerda, nao esqueça de salvar.

No meio do caminho ocorrerao algumas batalhas um pouco complicadas, mas nada que vá criar muitos problemas. Ocorrerao algumas animaçoes, inclusive uma em que Tidus descobre que, para que Yuna invoque o Ultimate Aeon, ela terá de entregar a sua própria vida. É claro que ele nao aceita isto. Prossiga, sempre use por referencia a seta vermelha se tiver dificuldade, e voce irá dar uma volta na Al Bhed Airship. Mas por enquanto é só uma volta, voce nao poderá controlá-la ainda.

Al Bhed Airship

Coverse com todos na cabine, principalmente com Auron e com Cid. Depois converse com o piloto e ele dirá que Yuna está em Bevelle, seu próximo destino, mas antes voce terá alguns contratempos. Equipe seu grupo e de uma voltinha pela nave. Existe um comerciante logo na saída da cabine, se quiser compre algumas coisas. Alguns Al Bhed te dao itens, portanto converse com eles. Volte e converse com Auron, está na hora de enfrentar outro chefe. Saia da cabine e vá andando até o deck da nave, a batalha começará.

CHEFE - Evrae: HP 32000

O maior problema de enfrentar este dragao é o fato de ele poder te causar Poison e Stone, portanto equipe seus personagens contra este tipo de status negativos. Quando voce estiver lutando com este dragao será possível, apenas com Tidus e Rikku, usar um Trigger Command para afastar a nave de perto do monstro, use isto para recarregar suas energias, mas também nao abuse, pois só poderá fazer isto poucas vezes. Use esta estratégia e nao haverá muito problema. Lembre-se de Haste em todos e também de nao ter dó de itens de cura ou para curar os possíveis status negativos. Nao há muito segredo. Voce será levado automaticamente para o seu novo destino. A hora de resgatar Yuna está chegando.


Bevelle

Aqui a história é linear, portanto apenas veja as animaçoes e cuide das batalhas quando elas vierem até voce. Nada exepcional, nem mesmo um chefe. Parece que desta vez Seymour está indo longe demais, e Yuna irá se jogar de cima do prédio como forma de fulga, mas calma, ela tem as coisas sobre controle. No final de tudo voce estará dentro do Templo de Bevelle.

Primeiramente empurre o pedestal para ativar a plataforma móvel. Quando andando pela plataforma voce deverá apertar "X" no painel no "chao" para trocar de direçao. No primeiro painel voce deverá ir obrigatoriamente para a esquerda. Depois no outro painel, vá novamente e pegue a Bevelle Sphere, ponha-a no pedestal. Voce deverá levar o pedestal até o outro lado, e para isto deverá virar para a direita no painel. Uma nova direçao se abrirá no primeiro painel, o que voce obrigatoriamente deveria ir para a esquerda. Vá até ele e siga pela nova direçao, Norte, e voce descerá para outro andar. No próximo painel vá para sul e voce chegará ao 3oS, um andar mais abaixo. Pegue a Bevelle Sphere e volte para o 2oS. Voce verá outros 3 painéis, vá até o terceiro e ponha a Bevelle Sphere no buraco, voce criará uma ponte. Volte para o segundo painel e pegue a Glyph Sphere. Volte para o terceiro painel e ponha a Glyph Sphere no final da "ponte", a Destruction Sphere aparecerá. Volte para o segundo painel e ponha a Destruction Sphere no buraco. Siga para o primeiro painel e use-o para ir ao andar de cima. Suba as escadas para pegar a HP Sphere e depois vá para Leste e voce chegará ao Chamber of Faith, Yuna estará lá.

Algumas animaçoes virao, aliás, muitas. No final de tudo voce poderá nomear seu novo Aeon, Bahamut, e também poderá salvar. Após voce estará controlando somente Yuna, através da Via Purifico. Durante seu caminho voce poderá encontrar Lulu, Auron e Kimahri para se juntar a seu grupo, mas nao se preocupe se nao os achar, mais tarde eles aparecem de novo. Sem contar que a sua preocupaçao com batalhas está dizimada, pois Bahamut está no seu grupo, o que significa que a derrota é impossível contra os inimigos que voce poderá enfrentar aqui. Apenas quando ocorrer alguma batalha invoque-o e use seu ataque especial para acertar todos os inimigos e pulverizá-los.

A saída está para Norte, onde o túnel se torna vermelho e te levará a mais um confronto de Aeons, desta vez a coisa é séria. Recomendo que antes de seguir pelo caminho da saída voce encha o Overdrive de seus Aeons, pois assim as coisas com seu próximo chefe, Isaaru, se tornarao muito mais simples. Depois é seguir pelo caminho vermelho.

CHEFE - Summoner Isaaru

Ifrit: HP 10000

Valfor: HP 10000

Bahamut: HP 20000

A primeira batalha é contra Ifrit, portanto a melhor adversária é Shiva. Logo de Início é recomendável usar seu NullBlaze para anular os ataques de fogo de Ifrit, os que podem te causar maior dano. Sempre que ele estiver prestes a completar seu Overdrive matenha Shiva com o Nullblaze, pois assim o ataque que poderia ser fatal se torna nulo. Quando precisar recuperar seu HP use Blizzara em si próprio. Use seu Overdrive para já retirar bastante energia dele, depois alguns ataques de gelo poderao acabar com Ifrit.

Bahamut é o melhor contra Valefor. Logo de cara use seu Overdrive para já deixar Valefor próximo da morte, se nao o matar, depois mais alguns ataques, ou se der, mais um Overdrive e Valefor já era.

O problema maior será a batalha contra Bahamut. A cada 5 turnos ele usará seu Overdrive, portanto prefira usar algum Aeon que tenha uma boa agilidade para ganhar em número de turnos contra Bahamut, ou entao algum que já tenha aprendido a White Magic Cure. O seu maior problema será o seu HP, portanto tenha cuidado. Caso perca um Aeon, invoque outro e nao creio que ele durará muito.

Após o fim da disputa entre Yuna e Isaaru a história muda para Tidus, que estará na água. Apenas siga a seta vermelha, mais cuidado, pois após a segunda Save Sphere ocorrerá mais uma batalha com um chefe, o dragao que voce enfrentou na nave. Nao é nem preciso dizer para salvar antes, nao é? Depois continue e o evento virá.

CHEFE - Evrae Altana: HP 16384

Hora de um pouco de problema. Se ele causar Stone em algum personagem do grupo diga adeus a este personagem, pelo menos durante a batalha, pois é irreverssível e matará seu personagem na hora. Portanto equipe todo seu grupo contra tal Status, se nao tiver armaduras com Stone Guard, ou coisa do genero, reze, pois voce precisará de um pouco de sorte para poder vence-lo. Logo de cara voce poderá acionar o Trigger Command e abrir o portao, fugindo momentaneamente do chefe. Voce entao chegará a outro portao, e novamente o Trigger Command aparecerá, se usá-lo novamente as coias ficarao mais fáceis nesta luta. Porém fugindo desta forma voce perderá dois baús contendo ótimas armas, uma para Tidus, com contra-ataque, e outra para Wakka. Se voce estiver com bom equipamento e em boas condiçoes, tente enfrentá-lo cara-a-cara, se nao use a estratégia de fuga pelos portoes. Nao se esqueça de usar Haste em todos e causar alguns status negativos, com Wakka, nele. Bem, outro modo de matá-lo, e que é muito simples, é usar 2 Phoenix Down nele, o que causará danos críticos, mantando-o rapidamente.

Ao término, basta continuar seguindo seu caminho até sair da água. Seu grupo se reunirá novamente, mas para separar logo em seguida. Mais um chefe (afe, assim agente perde o fôlego), novamente contra Seymour. Após a animaçao Kimahri estará enfrentando Seymour sozinho, se quiser compre algumas coisas de O`aka e volte através da ponte. A batalha começará.

CHEFE - Seymour Transformado: HP 36000, Magic Illusion Alien: HP 4000

Repare que existe Trigger Command para Tidus, Yuna, Kimahri e Auron. Em todos eles existe uma conversa com Seymour que fortalece alguma das habilidades do respectivo personagem. Para os tres homems o Streng (Attack Power) é fortalecido, e para Yuna a Magic defense. Acho que é uma perda de turno usá-los, mas se voce preferir.

É incrível, mas os atques de Seymour continuam seguindo a mesma ordem, porém agora com Black Magics mais fortes. A ordem continua sendo Ice, Thunder, Water e Fire (gelo, raio, água e fogo), porém ele usa duas magias de uma vez, o que torna a defesa um pouco mais difícil, pois ele pode tanto acertar dois personagens distintos quanto acertar as duas em um mesmo personagem. Sem contar que, caso quando voce deixa todos os tres personagens da tela com algum Null, ele usa seu Desesperate Attack, portanto sempre mantenha apenas dois personagens com alguma magia Null. Mas calma, nem tudo é desgraça. Aqui voce pode deixar Seymour com Poison, o que te ajudaria bastante.

Outro detalhe é o Alien, que pode atrapalhar muito, principalmente pelo fato de que ele nunca sairá da batalha, mesmo que voce zere o HP dele, pois neste caso ele se regenera absorvendo o HP de Seymour, portanto, caso voce de algum ataque que cause 4000 ou mais de dano nos dois ao mesmo tempo, voce estará tirando na verdade 8000 de HP de Seymour. Haste é sempre bem vindo, e os Aeons podem te ajudar um bocado. Logo no início da batalha use os Breaks (Armor, Power, Magic e etc) de Auron, de preferencia o Armor Break primeiro, e depois use os seus Aeons sem piedade. Pode causar uma certa dor de cabeça, mas calma, é possível derrotá-lo sem muito problema. Se quiser, também pode usar Shell e Protect em seu grupo.

Macalania Forest

Convese com seu grupo e siga para o lado Sul da tela. Encontre Kimahri e depois converse com Yuna. Após a bela animaçao volte e converse novamente com seu grupo. Siga até chegar a Calm Lands.

Calm Lands

A questao aqui é atravessar este inmensso deserto até a saída que está no canto Nordeste, lado direito superior, do local. No centro do vasto terreno existe uma shop, onde voce deve ir para descansar e salvar.

Seguindo da shop e indo para o lado esquerdo, um pouco para baixo, voce pode encontrar Belgemine. Treinando com ela novamente, e vencendo-a, ela te dará o Summon Beast`s Heart, que permite que os Status Values dos Aeons sejam incrementados usando-se itens. Calma, esta nao é a única chance que voce tem para poder pegar este item, ela também poderá te dá-lo no Remiem Temple.

Note que este é um terreno com muito segredos, inclusive note que exite uma entrada no lado direito do mapa, é onde fica o Monster Trainer.

Enfim, siga para a passagem a Nordeste e salve, pois agora virá um dos piores chefe que voce tem para enfrentar. Alguns Guado Guards deixarao voce de frente com o Guardiam Robot, cuidado.

CHEFE - Robot Guardiao: HP 64000

Este chefe é um pouco chato, mas nao se preocupe, nada que algumas providencias nao ajudem. O robô tem uma armadura bastante forte, portanto Armor Break de Auron ajudará bastante. Felizmente ele pode ficar com Darkness, portanto nao pense duas vezes, use Wakka para faze-lo cego, e nao se esqueça de sempre renovar tal status. Abuse das Black Magics de Lulu, este é o ponto fraco deste chefe. Outra coisa que pode ser utilizada é a habilidade de Tidus, Provoke. Usando-a o robô ficará somente dando o seu ataque Half HP, que deixa o seu personagem com apenas metade do HP, em Tidus, até quando chegar em 1, é uma boa oportunidade para bate-lo sem dó. Haste é obrigatório e Protect é bastante recomendável. Nao economize suas Phoenix Down, voce pode acabar precisando de muitas delas aqui.

Acabada a batalha veja que existem dois caminhos que podem ser seguidos: atravessando a ponte voce segue a história normal e seguir para Mt. Gagazet; e indo por debaixo da ponte voce chega ao Chamber os The Stolen Faith, local onde voce pode conseguir Yojimbo, outro Aeon (veja seçao depois do Detonado), ou entao, ainda do lado de fora do templo, uma boa arma para Tidus, perto de um cara que está treinando. Faça o que quiser, depois atravesse a ponte e siga até o Mt. Gagazet.

Mt. Gagazet

Chegando ao Mt. problemas já começam a aparecer. Kimahri nao é muito bem aceito, pois perdeu seu chifre em uma luta, demonstrando que é fraco. Algumas animaçoes, alguns passos a mais, e Kimahri terá de fazer uma batalha sozinho contra Biran e Yenke, vamos lá.

CHEFE - Biran: HP (4/3 do HP de Kimarih), Yenke: HP (4/3 do HP de Kimarih)

Nada a se preocupar. É mais um treino do que um chefe. Primeiro nao esqueça de aprender as habilidades Ronso Range de Kimahri nesta batalha, pois estes dois podem te ensinar muitas delas, inclusive as melhores. Usando ataques físicos voce nao conseguirá tirar muito HP deles, principalmente quando eles estiverem perto, portanto abuse de suas habilidades. Nao se esqueça de recuperar seu HP. Use as High Potions sem economia, principalmente quando seu HP se tornar amarelo. Eles nao te causarao muitos problemas e será a prova de que Kimahri é muito forte.

Após esta luta a viagem continua, já chegando próxima ao fim, mas tenha calma, os maiores problemas estao por vir. A montanha tem um caminho bastante linear, sem muitos problemas, porém o número de batalhas é considerável, portanto cuidado. Apenas vá seguindo seu caminho, e nas bifurcaçoes nao tenha medo de escolher e errar. Durante o caminho voce poderá encontrar mais uma Jecht Sphere, bem como 3 túmulos de outros Summoners que já estiveram por aqui. Quando encontrar outra Save Sphere, salve pois mais uma batalha contra Seymour virá. Aproveite já para encher o Overdrive de seus personagens e de seus Aeons. Continue a passagem, subindo um pouco e mais uma animaçao ocorrerá, hora da batalha.

CHEFE - Seymour Transformaçao Final: HP 70000, Light Illusion Machine: HP 5000

Este chefe pode te causar problemas. Ele pode causar Zombie em seus personagens, e logo em seguida usar uma magia para revive-los, com isto matando-os. Portanto, se tiver como proteger seus personagens com Zombie Wards, nao pense duas vezes. Seus golpes também tiram um bom número de HP, portanto esteja preparado com bastante itens de cura. Kimahri e Yuna terao Trigger Commands, mas novamente é apenas besteira. Existe mais um problema ainda desta vez: no decorrer da luta Seymour irá usar Protect e reflect em si mesmo, o que significa muito problema.

Logo de início use o Overdrive de Rikku e misture um Electro Marble e uma Silent Grenade, provocando assim Poison em Seymour, e podendo também deixá-lo com Silence por alguns turnos. Isto irá tirar cerca de 1500 de HP por turno. Hastega é obrigatório em seus personagens, e os Breaks de Auron nao adiantarao de nada, portanto perda de tempo. Nao economize Overdrives, principalmente os físicos no início da batalha, pois quando Seymour usar Protect eles nao serao tao bons. Seus Aeons só poderao usar um ataque quando forem invocados, e depois serao vaporizados, portanto use-os e use logo seus Overdrives, principalmente o de Bahamut. Nao há muito o que dizer, apenas cuide de sua vida e, caso ele te inflinja Zombie, use uma Holy Water para curar.

Após a batalha, siga e Tidus irá cair dormindo, terá um sonho revelador sobre ele próprio, seu pai e Zanarkand. Após seu despertar prossiga e será hora de enfrentar alguns puzzles bem legais. Chegando na água vá Norte e voce chegará a uma bifurcaçao, siga para Norte. É importante lembrar que na água apenas Rikku, Tidus e Wakka ficam fazendo parte do grupo, portanto, nada de demoras. Chegando ao primeiro desafio de Gagazet é hora de um pouco de diversao. Voce terá que acertar a bola de Blitzball bem no centro, cuide do tempo e conseguirá. Após volte para a bifurcaçao e siga para Oeste, voce chegará ao segundo desafio. Aqui voce terá que colocar o personagem certo no buraco certo, a resoluçao é, da esquerda para a direita: Tidus, Wakka e Rikku. Cumprindo este desafio volte até a save sphere e salve. Siga pelo caminho da esquerda e suba a "escada". Sinta-se livre para explorar a caverna. Algumas animaçoes virao e por fim voce encontrará outra Save Sphere, salve pois outro chefe virá. Aproveite e encha os Overdrives, principalmente dos Aeons.

CHEFE - Holy Ground Guardian : HP 40000

Primeiramente já seja dito, nao existe forma fácil de matar este chefe. Usar Slow nele e Hastega em seu grupo é a melhor maneira de tirar vantagem. Por ele ser forte em todos os aspectos, use todos os Breaks de Auron (Armor, Power, Mental e Magic) para diminuir seus status. Depois é só detoná-lo com seus Overdrives. Use os Aeons, começando por Bahamut, e despeje Overdrive em cima dele. Esta é a melhor maneira de enfrentá-lo, 4 ou 5 Aeons podem cuidar do recado.

Após a difícil batalha, siga caminho em frente e chegará as Ruínas de sua cidade, Zanarkand. A jornada parece mais perto do fim do que nunca.


Zanarkand Ruins

Antes de chegar ao Dome, voce verá animaçao do início do jogo, e entenderá onde está agora. Prossiga seu caminho e colete alguns itens no meio do caminho, entre no Dome. Mais um Puzzle, neste o único requisito é prestar atençao e ter boa memória.

Chegando a uma sala com vários blocos no chao voce estará no cloister of trial, é hora de usar a cabeça. Repare que existem alguns Glittering Painels no chao que revelam algumas formas geométricas. O seu objetivo é pisar no blocos que mostram somente as figuras, e o seu respectivo número, que estao na "tela" (quadro) na parede. Caso pise em uma que nao esteja, terá que fazer tudo de novo. Quando terminar esta primeira sala, seis pedais apareceram. Deles, 2, os do meio, nao poderao ser emurrados e os outros 4 poderao. Empurre qualquer um dos 4 e siga para a próxima sala. Aqui é a mesma coisa, pisar nos blocos certos. Examine todas os Glittering Painel antes para facilitar o serviço, se tiver dúvida olhe na tela da parede. Note que existem 2 Spheres ao lado da tela, mas deixe-as aí por enquanto. Cumprindo o objetivo vá e empurre outro pedestal, faça isto para os outros 2 que sobraram ainda. Para os outros dois pegue as Spheres e ponha-as neles, depois empurre-os. Volte para a sala maior e, andando até o centro, uma batalha começará.

CHEFE - Guardiao Demon Sky: HP 52000

De forma alguma queira enfrentar este chefe de cara-a-cara, pois é morte certa. Voce poderá andar entre os 6 espaços possíveis, use-os bem, e tente nao deixar por muito tempo os 3 personagens juntos. Se voce usar os Overdrives de seus Aeons esta batalha nao será muito problema, porém é recomendável deixá-los para a batalha que virá a seguir. Nao existe uma forma simples para derrotá-lo. Se tiver com os personagens bem equipados será mais fácil. Hastega novamente deverá ser usado. O único cuidado que deve ser tomado é com as minas que ele implanta, quando aparecerem, vá para um lugar sem mina.

Após a batalha, desça pelo elevador e veja a animaçao. No final, revelaçoes surpriendentes sao tidas e a próxima batalha será contra Yunaleska, seu próximo chefe, e voce nao teve nem tempo para repirar direito.

CHEFE - Yunaleska

Primeira forma: HP 24000

Segunda forma : HP 48000

Terceira forma: HP 60000

Nao adianta usar Haste, Shell ou Protect. Yunaleska elimina instantaneamente estes status, o que pode, e deve, te complicar um pouco. Em sua primeira forma ela irá causar Darkness a quem a atacar fisicamente e Silence a quem atacá-la com magias, entao prepare equipamentos para previnir isto. Outro ponto é que, em suas segunda e terceira formas, ela poderá deixar o grupo com Zombie, todos os tres em um só ataque, portanto use seus Armors para proteger contra Zombie, é mais importante do que do Silence e Darkness. Tome cuidado, pois ela pode usar Curaga em algum personagem com Zombie, e aí é morte quase certa. Nao economize Holy Waters, mais para frente será quase desnecessário. Já na terceira forma o problema maior é que ela pode causar Confuse e Death, entao prepare bastante Remedy. Esta bataha nao é fácil, mas a melhor forma de enfrentá-la é guardar seus Aeons para a segunda e terceira forma, principalmente a terceira. Do mais é só atacar e cuidar com todos estes Status negativos.

Após a batalha a única coisa a fazer é voltar, já com algumas frustaçoes e novas esperanças formuladas. Do lado de fora a nave estará esperando-os. Logo que tiver controle sobre a nave, isto é necessário, volte para Dome para pegar a última Destruction Sphere. Para nao ter que andar tudo de novo, volte um pouco e voce achará um Painel que pode levá-lo até lá, primeiro indo para o caminho da direita e depois para cima, frente. Para pegar a Destruction Sphere pise nos 7 blocos brancos que estao nas duas sala, 3 na sala menor e 4 na maior. Pegando a Sphere ponha-a no buraco da direita na "tela" da ala maior.

Se pegou todos os Tesouros dos templo, poderá pegar um novo Aeon, Anima. Veja próxima seçao para mais detalhes. Volte para a Nave.

Airship

Encontre Yuna na nave e converse com ela. Se quiser, faça compras e salve. Volte para a sala de controle e voce poderá controlá-la. Segredos sobre localizaçoes no mapa estao na próxima seçao. Siga para Great Bridge.

Great Bridge

Apenas algumas animaçoes com algumas revelaçoes. Algumas conversas e depois mais nada. Voltando a nave uma nova localizaçao será aberta, Sin, antes de ir para lá confira a próxima seçao para segredos do jogo. Esta é a última chance que voce tem para isto.

Sin

Após fazer tudo o que queria, salve e faça suas compras, daqui para frente é um caminho sem volta. Selecionando a localizaçao Sin, a nave se aproximará de Sin para a última batalha. Saia pelo Deck e as batalhas consecutivas irao começar. Primeiro voce enfrentará o braço esquerdo de Sin, depois o Direito e finalmente Sin e um pedaço seu.

CHEFE - Braço Esquerdo do Sin: HP 65000, Braço Direito do Sin : HP 65000, Pedaço do Sin : HP 20000 & Sin : HP 36000

Contra os braços nao haverá dificuldade nenhuma. Nao use status como Haste ou outros, pois Sin os anula rapidamente. Usar o Mental Break e o Armor Break de Auron é uma boa idéia, que irá ajudá-lo bastante. Quando um sinal de que o ataque Gravity está sendo carregado aparecer, use o Trigger Command de Tidus ou Rikku para afastar um pouco a nave, nao é tao necessário, mas pode ajudar. Abuse das Black Magics e dos ataques de Wakka. Guarde os Aeons para depois, por enquanto apenas use ataques normais. Derrotado os braços voce enfrentará Sin e uma parte sua. Aqui o maior problema é o ataque que causa Poison. Ataque inicialmente somente o Piece of Sin, para que depois voce tenha perfeito alcance do Sin e possa detoná-lo. Cure sempre o Poison, pois pode acabar te dando uma certa dor de cabeça. Se quiser, e é recomendável, use seus Aeons pois seus danos podem ajudar bastante. Nao há muito a falar, só tome cuidado com seus HPs, pois eles podem ficar em estados muito críticos.

Vencida a batalha contra Sin voce estará de volta a nave. Voce novamente poderá, e deve, salvar e fazer compras. Saia pelo Deck e converse com Yuna, uma animaçao se seguirá. No fim voce estará de volta na sala de controle, saia novamente pelo deck e é hora de acabar de vez com Sin.

CHEFE - Sin: HP 140000

Esta batalha nao é complicada, porém voce pode perder na primeira vez que encará-la. Voce terá que acabar com os 140000 HP de Sin antes que ele abra a boca, pois se isto acontecer, Game Over, sem choro nem vela. Logo de cara use Hastega em Lulu, Wakka e Tidus e detone Sin com seus ataques mais fortes e mais rápidos. Ele nao poderá ser acertado por ataques físicos de curto alcance, portanto use bastante magias. Nao use os Aeons, pois seria derrota certa. Quando ele chegar perto, troque Wakka para Auron, use Haste nele e depois detone-o com o que puder. Usar a habilidade Quick Hit, é uma das melhores opçoes. Se conseguir detoná-lo antes da boca se abrir, uma animaçao seguirá e voce estará dentro dele para finalmente acabar com tudo.

Inside Sin

Siga o caminho confuso onde voce está até chegar a uma Save Sphere e, ao lado dela, uma escada. Salve e faça algumas batalhas nas proximidades, usando a sphere para se recuperar, faça isto para ganhar alguns Aps e também para encher os Overdrives de seus personagens e Aeons. Quando estiver pronto suba as escadas para a batalha final contra Seymour, seu próximo chefe.

CHEFE - Seymour Transformaçao Final Ultimate: HP 80000

Desta vez ele é elemental, portanto usar as Black Magics de Lulu e os Aeons é a forma de tirar vantagem. Logo no início usar Hastega no grupo é prioridade. O ideal é começar com a formaçao em: Tidus, Lulu e Auron. Use os Breaks de Auron, principalmente o Mental Break e o Magic Break. O elemento de Seymour é o indicado pelos círculos atrás dele, portanto abuse das magias de Lulu que forem do elemento oposto. Nao tenha dó. Usar os Nulls de Yuna também é uma boa, considerando que Seymour usará de 3 a 5 magias por turno, se estiver com o elemento fogo usará somente Firaga, e etc. Usar Quick Hit é bom para tirar vantagem no número de turnos, mas só é bom quando Auron já tiver usado Armor Break. Usar os Aeons é fundamental para uma vitória sem muito problemas, e existem duas estratégias com eles: usar o Aeon que tem o mesmo elemento de Seymour para absorver os danos, ou entao usar o elemento oposto para que o estrago em danos seja maior. A escolha é sua, de qualquer forma, tenha muito cuidado com seu HP, pois ele pode se reduzir ou zerar de uma hora para outra. Acalme-se, este nao é o chefe mais difícil do jogo, e dificilmente voce nao conseguirá matá-lo tranqüilamente.

Finalmente Seymour está morto, mas sua jornada até aqui nao tinha este propósito. Vamos em frente, ainda existem alguns problemas a serem enfrentados.

Siga em frente, indo atrás da seta vermelha. Nao se preocupe se acabar ficando em um beco sem saída, volte um pouco e continue seu caminho por outro lado. Tente nao ficar fazendo os confrontos, é melhor usar Flee, de Tidus, para escapar das batalhas e esperar até a última Save Sphere para se recuperar. Chegando a Save Sphere, salve, esta é a última chance que voce tem para salvar. Se quiser faça algums batalhas na proximidade para encher os Overdrives, principalmente dos Aeons, se nao equipe-se com o melhor que tiver, principalmente com Stone Ward ou Stone Proof e siga o caminho da escada. Voce estará em um beco sem saída, examine a "bola" rosa para poder proceder. Voce sairá em um plano sobre comum e terá que recolher 10 jóias para continuar. Toda vez que pegar uma jóia será recompensado com algum iten ou equipamento, compare para ver o que é melhor. Se tocar nos cristais que saem so chao ocorrerá uma batalha, fuja delas, guarde sua situaçao para o chefe que virá a seguir.

Pegando os cristais, uma animaçao virá, onde Tidus conversa com seu pai, Jecht, confessando seu ódio por ele. Jecht pula para se transformar em Aeon, e a batalha final começa.

CHEFE - Braska`s Ultimate Summon (Aeon final de Braska - Jecht)

Primeira forma: HP 60000

Segunda forma : HP 120000

Spell Pagoda : HP 7000 x 2

Bem, esta é a batalha mais difícil do jogo. Os ataques do Aeon podem tirar muito HP de uma vez só, sem contar a possibilidade de causar Stone. Portanto esteja com o estoque de Holy Water preparado. Nao poupe itens, está é a última batalha, nao a final, mas a mais dificil, as outras serao fáceis. Nao há modo fácil de matá-lo, voce terá de ser bom em batalhas demoradas. Um conselho que dou é nao usar seus Aeons na primeira forma de Jecht, ela é mais fácil e é possível derrotá-lo somente com seus golpes. Sempre que um personagem virar pedra cure-o rapidamente para que ele nao seja morto. Nao se preocupe com as Spell Pagoda que ficam recuperando o HP de Jecht, concentre-se nele. Usar Hastega é indispensável, assim como fortalecer-se com alguns status positivos.

Nao economize Overdrives nele, somente guarde os dos Aeons. Se conseguir derrotá-lo, o que é bastante provável, ele pegará uma espada e terá o dobro de seu antigo HP. Uma forma fácil de derrotá-lo é usar seu Aeon Anima (veja seçao a seguir) e já tirar 99999 de HP, com seu Overdrive, logo de cara, ou entao primeiramente use um golpe normal e torcer para ele nao te matar logo depois, assim voce poderá usar o Overdrive depois e matá-lo somente com isto. Provavelmente ele matará Anima depois e também terá recuperado um pouco de vida, portanto é hora de invocar Bahamut e acabar com ele usando o Overdrive e tirando cerca de 35000 de HP. Se der certo, o trabalho terá sido pouco, se nao voce terá que mostrar que realmente sabe jogar. Usar os Aeons pode ser besteira, pois a cada vez que voce usar o Overdrive ele poderá recuperar toda a vida retirada e mais um pouco. Usar Slowga é recomendável para deixar os Spell mais devagar, tornando mais fácil a vitória.

Se conseguir matá-lo, algumas animaçoes virao e voce terá que derrotar todos os seus Aeons antes de lutar com Yu Yevon. Use seus Aeons para lutar contra eles mesmos. Selecione bem a ordem que irá usar e enfrentar, para nao ter problemas para matar o último. Acabado com todos eles é hora de enfrentar o último chefe, porém o inimigo mais fácil do jogo.

CHEFE FINAL - Yu Yevon HP : 99999

Veja que o grupo está inteiro com Auto-Life, portanto quando morrer será ressucitado automaticamente, o que voce nao pode é deixar que todos morram simultaneamente. Aliás, nao existe maneira para deixar isto acontecer.

Para acabar com ele em dois turnos faça o seguinte: contamine-o com Zombie, use a Black Magic de Lulu ou entao algum item com Rikku, depois use alguma magia de ressucitar ou entao um Phoenix Down nele para matá-lo instantâneamente. Pronto é só isto. Curta o incrível final de Final Fantasy X





0 comentários: